O Airbnb costumava ser o único site quando se trata de encontrar casas inteiras para ficar e ter experiências locais autênticas quando você está viajando e não há como negar que ainda hoje, é a maior e mais popular plataforma de aluguel de casas online, mas o Airbnb (ainda que seja o nosso preferido) já não é mais a única opção e hoje já conta com alguns concorrentes.
Com tanta popularidade vem a dura verdade de usar o Airbnb. A experiência de ficar em um Airbnb não é mais o que costumava ser, pois tanto os turistas quanto os anfitriões andam usando para a plataforma para criar experiências menos interessantes para ambas as partes.
Ficamos em muitos Airbnbs durante nossas viagens, sabemos que o site é confiável e funciona, mas as boas interações estão cada vez menores. Raramente encontramos nossos anfitriões, na maioria das vezes, nós apenas fazemos o check-in e continuamos com nossos dias.
Mas os melhores momentos que tivemos em Airbnb’s foram conversas e refeições juntos com nossos anfitriões. Conhecemos pessoas incríveis na Romênia, República Tcheca e na Rússia.
Um ponto que tem me incomodado no Airbnb é a quantidade de hotéis e pousadas que tem aparecido na plataforma, sendo que são locais que poderíamos encontrar em outros sites se esse fosse nosso interesse. Quando penso em Airbnb, penso em uma casa de férias, como se fosse nossa casa de veraneiro. Se eu quisesse uma pousada, iria procurar no Booking.com. E apesar do Booking ter também casas e apartamentos, não incluo a plataforma nesta lista por não ter o principal: nos dar a capacidade de conversarmos diretamente com o anfitrião pelo chat do site.
Para nós e aqueles que ainda querem uma experiência típica de alugar uma casa em uma plataforma confiável, quanto mais concorrentes o Airbnb tiver, melhor.
Por isso, decidi reunir plataformas de aluguel parecidas com o Airbnb que você pode usar para reservar casas de férias em todo o mundo neste guia. Há mais por aí do que você pensa então, aqui estão as melhores alternativas do Airbnb que você definitivamente deve analisar quando for reservar sua hospedagem para suas próximas férias.
Holmy
Vamos começar por uma plataforma totalmente brasileira! A Holmy foi criada por 3 mulheres que uniram forças para selecionar casas especiais e conectar viajantes às melhores experiências em hospedagens e aluguel de temporada.
A Holmy chegou a pouco tempo e já é possível encontrar opções incríveis no site. Reserve as casas mais incríveis e únicas do Brasil na Holmy. Selecionadas com carinho e cuidado para você viver grandes experiências.
O site oferece apenas opções e alguns estados brasileiros, mas tem se expandido gradativamente.
As opções de hospedagens são de alto padrão, então espere locais únicos e não valores muito baixos como os do Airbnb ou Agoda.
Vrbo
Apesar do Airbnb ter recebido toda a atenção da mídia nos últimos 10 anos, é fácil esquecer que antes de 2008, quando o Airbnb foi fundado, existia o Vrbo (pronuncia-se ver-boh), o mercado online de aluguel por temporada que foi fundado há muito tempo: em 1995. Desde então se tornou mais parecido com o Airbnb depois que foi adquirido pela Expedia em 2015.
Atualmente, a Vrbo tem mais de 2 milhões de casas de férias disponíveis em sua plataforma, desde condomínios a cabanas e casas no lago.
O site de aluguel de temporada costumava atender viajantes familiares que procuram mais do que uma experiência de hotel, mas com sua lista cada vez maior, você encontrará muitos condomínios e vilas econômicos que você pode alugar por um preço baixo no VRBO, assim como o Airbnb.
O site Vrbo também é muito fácil de usar com recursos de navegação semelhantes que permitirão que você encontre as casas de férias dos seus sonhos com apenas alguns cliques. Dentre os concorrentes, a experiência do usuário no Vrbo é a mais semelhante ao Airbnb, e se você está procurando uma alternativa ao Airbnb que seja tão boa, Vrbo é uma opção a tentar.
Agoda
E, claro, vamos falar do Agoda, um dos maiores concorrentes do Airbnb na Ásia, é uma das plataformas com mais opções na Ásia tem uma seção de aluguel de casa própria, também chamada Agoda Homes. E como o site é mais focado no mercado asiático, você pode encontrar mais propriedades aqui que correspondam o que você está procurando do que em qualquer outra plataforma.
No Agoda você pode filtrar o resultado por tipo de propriedade e listar apenas apartamentos, casas de família ou uma casa de férias inteira que você pode escolher. Os benefícios de usar o Agoda Homes são praticamente os mesmos do Airbnb, com um site fácil de usar, tem uma tonelada de opções e muitos comentários de usuários disponíveis para ajudá-lo a decidir com mais eficiência.
Dito isto, o que faz com que a Agoda se destaque sobre o resto desta lista é o seu foco no mercado asiático e por isso se procura apartamentos baratos para ficar por um longo período de tempo em lugares como Tailândia e China.
Veja também
- Guia do Airbnb: como usar a plataforma sem ter problemas
- Onde Ficar na Europa – Roteiros de Viagem e Hospedagens pela Europa
- Se Hospede de Graça como House Sitter
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!