Escrever e publicar um e-book é algo que qualquer pessoa pode fazer. Se você deseja oferecer seu livro como brinde, vendê-lo como parte de sua renda passiva (saiba o que é renda passiva) ou adicioná-lo a qualquer outro de seus produtos digitais, é uma fonte de receita muito valiosa!
Hoje trazemos um Guia de publicação de e-books com as principais etapas para escrever e publicar um e-book.
Definitivamente, há muitos benefícios em publicar um e-book e outros produtos digitais e você pode ter considerado isso por uma série de razões.
Por exemplo, um e-book gratuito pode ser uma ótima maneira de aumentar sua lista de mala direta e mostrar sua experiência ao público. É uma forma de se tornar mais relevante e ser reconhecido no seu nicho.
Um e-book pago pode ser uma fonte incrível de receita passiva e gerar receita adicional. É uma das formas que citamos de como ganhar dinheiro e monetizar seu blog ou rede social.
Este Guia de produção de e-books será uma ótima opção para quem pensa em escrever e publicar um e-book, mas não tem ideia de onde e como começar.
Honestamente, é muito mais fácil do que você pode imaginar!
O que é um E-book?
Segundo a Wikipedia: “E-book é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos – computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso, existindo ou não sua versão em papel.“
Quem pode escrever um e-book?
Primeiro, deixe-me dizer que absolutamente qualquer pessoa pode escrever e publicar um e-book (e de maneira gratuita!).
Se você tem alguma experiência em escrita e algumas ideias para implementar, você está pronto para começar. E com experiência em escrita aqui, quero dizer algo como… você já escreveu um post em um blog ou um e-mail muito bom? Então você está pronto!
Existem métodos sobre como projetar e publicar um e-book, falaremos sobre isso mais adiante neste artigo.
Não tenha medo de começar. Você não pode melhorar a menos que faça a bola rolar.
Guia de publicação de e-books
Este guia de como escrever e publicar e-books consiste em 4 fases:
- Preparação: Como ter uma ideia incrível e escrever um eBook que chame a atenção? Como pesquisar e definir seu leitor ideal?
- Escrita: Como estruturar seu conteúdo? Quais ferramentas usar para melhorar suas habilidades de escrita?
- Projeto: Como fazer com que pareça bom? Quais são as ferramentas gratuitas mais fáceis de usar para o design de e-books? Você pode criar um eBook no Word ?!
- Publicação: Como divulgar para as pessoas? Como comercializar e vender?
1. Preparação
Antes de começar a escrever seu e-book, é importante reunir ideias, fazer pesquisas e preparar as informações com as quais trabalhar.
A ideia
Ou você já tem cerca de zilhões de ideias de tópicos para o seu e-book ou não tem nenhuma. Raramente há algum meio-termo…
Então, o que fazer para encontrar e esclarecer a melhor ideia?
Aqui estão algumas dicas:
- Veja os conhecimentos que você já possui. O que é fácil para você pode não ser o caso para o seu público. Frequentemente duvidamos das nossas próprias habilidades e sentimos que todo mundo sabe disso, mas não é verdade! Então, que experiência e conhecimento você pode compartilhar?
- Pesquise o que seu público mais gosta. Se você já tem um blog, Instagram ou lista de e-mail, dê uma olhada nos tópicos mais lidos! Aos quais as pessoas respondem melhor?
- Seus amigos se interessaram em como você faz uma coisa ou outra?
- Reúna todas essas informações e descubra como você pode AJUDAR as pessoas.
- Que tipo de informação útil, perspicaz e divertida você pode fornecer?
- Escreva suas ideias, compartilhe com seu pessoal, obtenha feedback, faça mais um brainstorm.
- Não tenha medo de começar. Depois de ter a ideia, faça o trabalho. Você sempre pode escrever outro e-book mais tarde.
Defina seu leitor ideal
Esta é uma etapa importante para qualquer produto digital de sucesso.
Antes de começar a trabalhar em direção aos seus objetivos e ao seu público-alvo ideal, você precisa deixar claro com quem está falando.
Depois de ter a ideia para o seu e-book, imagine a pessoa do outro lado que vai gostar mais dele.
Como você pode servi-los de uma maneira verdadeiramente útil?
Quanto mais claro você for sobre o seu público, mais fácil será criar um produto realmente excelente!
Depois de decidir a quem deseja servir, estenda a mão a essas pessoas e realmente PERGUNTE se elas precisam dessas soluções. Eles estão mesmo interessados? Há mais alguma coisa que você possa resolver e agregar ainda mais valor?
Para entrar em contato, você pode usar sua lista de e-mail, pergunte no Twitter, Instagram ou grupos do Facebook… eu posso apostar que você obterá alguns insights úteis!
Faça a pesquisa de campo
Aprofunde-se no tópico escolhido.
A pesquisa de campo pode servir a um grande propósito. Por exemplo, você pode pesquisar seu tópico e descobrir novos insights para compartilhar no e-book. Você também verá que tipo de perguntas as pessoas fazem mais e quais são os livros ou postagens de blog mais populares sobre o assunto no momento.
Então, por onde começar? Eu diria para fazer buscas no Pinterest e no google.
Esse é o lugar onde muitas pessoas procuram tópicos para ler. Escreva em uma ferramenta de busca seu tópico e veja o que já está lá. Quais postagens aparecem primeiro? Qual é o valor que você pode adicionar sobre aquilo?
Quais são as coisas em que as pessoas estão mais interessadas?
Pense no design
Esta é uma parte importante da fase de preparação – saber como seu livro ficará quando for concluído.
Se você decidir por um e-book com imagens e fotos, será mais fácil agrupar o conteúdo e escrever sem muita edição para depois fazer um maior trabalho de layout e diagramação.
Se decidir por um e-book sem muitas imagens e fotos, seria interessante pensar no conteúdo como se fosse um livro.
Eu não tinha ideia de como meu design seria, mas o design é uma parte crucial do seu e-book. Vamos ser honestos, um e-book de roteiro de viagens deve ter imagens e fotos do local, para impressionar e dar ainda mais vontade de viajar.
Já um e-book de uma história fictícia deve ser de fácil leitura, com uma fonte e tamanho que não canse durante a leitura.
Pense também nestes tópicos:
- A estrutura: quantos capítulos seu livro terá e como você os separará?
- Design geral: seu e-book será minimalista ou ousado e brilhante?
- Elementos criativos: como você dará ênfase a algumas informações especiais, por exemplo, alguns fatos ou citações interessantes.
2. Escrita
A escrita do eBook real, obviamente, é a parte mais importante deste Guia de Publicação de eBooks.
Existem várias questões que você deve considerar quando se trata de como o seu e-book será escrito.
Pesquise as melhores ferramentas
Você precisará de ferramentas para reunir ideias, escrever, bem como melhorar ou editar sua escrita e posteriormente publicar seu e-book.
Aqui estão algumas ideias para considerar:
Google Keep ou Evernote para notas gerais, ideias de conteúdo e brainstorm. Ambas as ferramentas podem ser usadas em seu telefone, bem como na área de trabalho. É fácil guardar suas ideias em qualquer lugar e a qualquer hora com elas.
Trello para acompanhamento do projeto. Faça o layout da estrutura / esboço do seu livro no Trello e acompanhe seu progresso!
World para escrever e também para editar.
Canva para diagramação e layout.
Descrever o conteúdo
Em primeiro lugar, esvazie seu cérebro. Crie um lugar onde você possa simplesmente anotar TODAS e quaisquer ideias que vierem a você. Seja um caderno ou, como indicamos, no Google keep ou evernote.
A partir daí, comece a criar uma estrutura, o esboço de seu e-book.
Agende horários para escrever
Muitos dos livros que foram iniciados nunca chegaram ao fim. Por quê então? Por vários motivos. As pessoas perdem o interesse, não têm tempo e não têm objetivos definidos.
Portanto, defina seus objetivos e agende suas sessões de redação!
Independentemente de você ter decidido escrever seu e-book em um mês ou em um ano, você deve deixar claro quando o fará. Depois do trabalho, à noite? Finais de semana?
Além disso, defina o local para fazer isso! Isso o ajudará a parar de procrastinar e a manter sua mente sempre que você chegar a esse ponto.
Revise o conteúdo
Revisão é a parte chata de qualquer material escrito. É cansativo e toma tempo. Porém é extremamente necessário para quem vai publicar um e-book.
Você pode separar a revisão por capítulos ou revisar todo o e-book quando terminar de escrever.
Seja qual for a sua escolha, após escrever e antes de revisar, eu sugiro que você tire um tempo entre estas duas atividades de cerca de 1 semana para que não seja feita uma revisão mecânica e superficial. Essa é uma ótima maneira de ver seus erros! Você dá à sua mente algum tempo para descansar, o que ajuda a aumentar a sua produtividade.
Além disso, dê o seu e-book para outra pessoa ler. Pode ser seu melhor amigo ou sua mãe. Um editor pago também é uma opção, mas nem sempre necessária!
3. Projeto
Design do e-book
Como mencionado antes, o design é uma parte crucial do seu e-book. No entanto, isso não significa que precise ser complicado!
Em primeiro lugar, lembre-se de que seu eBook pode absolutamente ser escrito e projetado em um documento Word, sem o uso de nenhuma ferramenta adicional! Simplicidade é a chave e muitas vezes é melhor mantê-lo minimalista em vez de tentar fazer algo que realmente não irá funcionar.
Para livros de histórias por exemplo, acho que o Word é a ferramenta ideal.
Se você deseja um design cheio de ilustrações e/ou fotos, você sempre pode usar uma ferramenta de design gratuita como o Canva para o seu e-book
Layout do texto
A melhor maneira de criar um layout de texto legal é conferir alguns dos livros mais populares.
Aqui estão algumas ideias para considerar:
- O seu texto deve ser alinhado à esquerda ou justificado (onde os dois lados são iguais)?
- Qual deve ser a largura de cada página?
- Quanto espaçamento deixar entre as linhas e os parágrafos?
- Como indicar cada novo Capítulo?
- Qual fonte e qual tamanho de fonte usar?
Design da capa
A escolha mais popular para não designers de capa de e-book é o Canva. É um site (tem também aplicativo) onde você pode escolher um padrão e ajustar texto e foto em uma variedade de estilos e fazer algumas outras manipulações de design gráfico simples. É perfeito para criar uma capa de e-book simples e atraente.
Se você estiver indo para uma opção mais profissional, você pode usar Adobe Photoshop ou Adobe Illustrator. Ou contrate um designer.
4. Publicação
Escrevi meu e-book no Word, projetei a capa no Canva e publiquei em formato .pdf para os leitores. Tudo funcionou para mim como um encanto!
A maioria dos blogueiros e proprietários de negócios online seguiram o mesmo caminho, de uma forma ou de outra, e publicaram por conta própria.
Depois de ter o PDF, você pode vender o eBook em seu site, criar uma loja online ou adicioná-lo como parte de seus outros produtos digitais, por exemplo, um curso online.
Mas você pode estar realmente disposto a publicar seu e-book.
Você pode fazer tudo sozinho publicando seu e-book como produtor na Amazon pelo Kindle Direct Publishing ou em plataformas como o Hotmart, Eduzz ou Monetizze.
Dentro das próprias plataformas existem guias de como fazer a publicação de forma fácil e prática.
Espero que este Guia de publicação de e-books tenha inspirado você e tenha dado algumas dicas práticas sobre como escrever e publicar seu próprio e-book rapidamente!
Mais uma vez, quero apenas encorajá-lo a começar. Tudo sempre parece muito mais complicado quando visto de fora.