Muitos países solicitam que seus visitantes sejam vacinados contra algumas doenças, como malária ou febre amarela. Mas você tem o Cartão Internacional de Vacinação para apresentar?
Mas não basta apenas ser vacinado, você terá que comprovar com uma carteira de vacinação internacional, pois a carteirinha de vacinação comum não é válida. E como fazer isso?
Para saber como tirar o certificado de vacinação Covid-19| Passaporte da vacina – Sus, E-saude SP, Poupatempo assista nosso vídeo: Como ter o certificado vacina Covid-19
Primeiro pesquise se o país que você vai exige algum tipo de vacina. (lista em inglês).
Agora a emissão do CIVP é totalmente digital! Acesse para ver: Ministério da Saúde
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é bem simples de ser obtido:
1º Passo – Tomar a vacina exigida
O interessado pode obter a vacina gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados.
*A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.
SOLICITE sempre que registrem na sua carteirinha de vacinação nacional a data de aplicação da vacina, o fabricante, o lote da vacina, a assinatura do aplicador e a identificação da unidade de saúde onde a vacina foi administrada.
2º Passo – Se cadastrar e fazer a solicitação
O interessado deve realizar um cadastro no portal de serviços da ANVISA, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”.
3ª Passo – Imprimir e assinar o cartão
A primeira via do Cartão Internacional de Vacinação pode ser emitida e impressa em casa, pelo Portal de Serviços. Se você precisar da segunda via, poderá acessar o Portal de Serviços e imprimir novamente. Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado no Portal de Serviços.
Recomendo ler atentamente todos os passos no Site de Serviços do Governo para tirar dúvidas.
Vídeo
Se preferir, veja o vídeo onde explicamos em detalhes como conseguir sua Carteira Internacional de Vacinação e Profilaxia: