Criação de conteúdo não é tarefa fácil. Não importa quão atraentes sejam os posts ou quão bem articulamos nossas postagens, a verdade é que poucas pessoas leem uma postagem de blog do início ao fim. A maioria das pessoas percorre tudo em apenas alguns segundos e param apenas se algum tópico é muito interessante.
Então, como garantir a atenção total dos seus leitores? Bem, certamente existem alguns truques que ajudam a envolver seus leitores e levá-los a prestar mais atenção ao conteúdo.
O primeiro é óbvio: um post bem escrito. Alguns escritores talentosos são tão habilidosos que poderiam escrever um post sobre como montar uma prateleira e os leitores iriam adorar. Mas o fato é que poucos escritores são desse calibre. Aliás, pouquíssimos.
Mas isso não significa que nós, blogueiros comuns, não possamos escrever posts que fisguem os leitores.
E se eu te disser que existem algumas técnicas de formatação super fáceis que podem aumentar as chances de um post de blog ser lido quase exponencialmente?
Não acredita em mim? Pois é verdade, e tudo tem a ver com o funcionamento do nosso cérebro. É pura ciência.
Vejamos algumas das técnicas de formatação que você pode implementar facilmente em suas postagens:
Comece os posts com parágrafos mais curtos
Grandes blogueiros sempre começam seus posts com um único parágrafo de frase. Cada postagem começa com 3 ou 4 parágrafos mais curtos, com cerca de 2 ou 3 linhas e em seguida, aumenta para parágrafos mais longos (mas não mais que 6 ou 7 linhas). É uma técnica potente.
Em primeiro lugar, nossos cérebros reagem de maneira diferente ao ler uma tela versus páginas de um livro de papel. Na tela, tendemos a perder o foco facilmente. Parágrafos de frase única, escritos de uma forma que capte nossa curiosidade e atenção, ajudam a superar a inquietação inicial e a resistência à leitura.
Mantenha os parágrafos curtos
Deixando de lado a primeira frase, devemos sempre procurar ter parágrafos mais curtos nas postagens do blog. O motivo é o mesmo que mencionei acima. Nós tendemos a perder o foco e o interesse lendo parágrafos muito longos.
Parágrafos mais curtos dão ao cérebro pausas frequentes, ajudando-o a reorientar após o final de cada parágrafo. Estamos sempre fazendo isso inconscientemente, mas se você puder se lembrar disso ao escrever um post, é provável que seus leitores consigam manter o foco por mais tempo.
Seu objetivo deve ser escrever no máximo 4 ou 5 linhas por parágrafo, isso depois de alguns parágrafos mais curtos, conforme comentamos no item anterior.
Adicione títulos e subtítulos
Títulos e subtítulos são provavelmente a ferramenta de formatação de blog mais essencial que você tem. Essas são as pistas reais para tornar seu conteúdo interessante e mais fácil de ler em um dispositivo.
Títulos e subtítulos não são bons apenas para SEO, mas também para leitores que apenas “passam o olho” pelo post antes de se comprometerem a ler tudo.
Muitos leitores (inclusive eu) fazem isso, em que lemos as manchetes primeiro para ter uma ideia do que esperar e decidir se vale a pena ler o post inteiro (ou não).
Os títulos e subtítulos também dividem uma postagem em seções e subseções, que ajudam o cérebro a processar melhor as informações. E isso, por sua vez, mantém o foco por mais tempo.
Deixe os pontos principais em negrito
Em um post há frases que transmitem a real intenção, enquanto as outras frases agem como enchimentos; estas são frases de transição que aumentam a legibilidade, mas não fornecem nenhuma percepção significativa.
Deixe as informações mais relevantes em negrito, pontos importantes, e faça as piadas em negrito. Dessa forma, enquanto o leitor estiver rolando a página, seus olhos serão naturalmente atraídos para essas linhas em negrito e acabarão lendo-as.
Use listas numeradas e marcadores.
Isso provavelmente está em todas as listas de guias de escrita on-line, mas há uma razão para isso.
- Listas atraem os olhos.
- Listas ajudam a quebrar longos pedaços de texto.
- Listas ajudam os leitores a compreender conceitos semelhantes.
- Listas chamam atenção de quem está apenas rolando a página.
Faça links para outro conteúdo relevante.
Quer manter as pessoas em seu site? Dê a eles outro conteúdo relacionado para ler!
Links internos não são apenas uma boa ferramenta para otimização de mecanismos de busca. Eles dão aos seus leitores a opção de “ler mais sobre”, o que pode mantê-los em seu site por mais tempo e melhorar outras métricas do site também.
Atenção: o conteúdo para o qual você vincula deve ser realmente relevante. Você não quer que esses links internos sejam spam, ou os usuários não voltarão.
Post relacionado: Como Criar um Excelente Conteúdo para seu Blog
Use imagens em todos os posts.
Sério, uma imagem de qualidade é importante para cada post.
As imagens servem para chamar a atenção e tornar uma página da web mais atraente. Eles quebram blocos de texto, ajudando o leitor a ficar mais engajado.
Há uma abundância de recursos gratuitos por aí – e a maioria dos telefones celulares hoje em dia tem câmeras muito boas. Não há desculpa para não ter algum tipo de imagem em seu post. Também vale a pena espalhar algumas outras imagens (se fizerem sentido) em todo o seu blog, como capturas de tela ou gráficos.
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!