DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Florença ou Roma – Qual a melhor cidade da Itália para você viajar

Compartilhe:

Florença ou Roma: é difícil imaginar uma escolha mais difícil de fazer na hora de montar um roteiro de viagem à Itália.

Cada cidade possui algumas das coisas mais magníficas que a Itália tem a oferecer, desde obras-primas artísticas como a estátua de David até sítios arqueológicos de classe mundial como o Coliseu.

Embora (obviamente) recomendemos que você faça visitas a Roma – a Cidade Eterna – e a Florença – o Berço da Renascença – (sim, as cidades italianas têm apelidos épicos), se puder, se sua viagem à Itália simplesmente não tiver espaço para ambas, aqui estão alguns semelhanças e diferenças para ajudá-lo a decidir entre Florença e Roma.

Florença ou Roma: qual a melhor cidade italiana para você?

Escolha Florença se:

florença ou roma

Você quer visitar uma cidade que possa ser percorrida a pé

Embora Roma seja uma metrópole enorme e extensa, Florença é uma cidade muito menor geograficamente: com exceção de passeios de um dia ao interior da Toscana, você provavelmente não precisará de nenhum transporte além dos seus próprios pés enquanto estiver aqui!

Post relacionado: Roteiro de Viagem – 2 Dias em Florença, Itália

Você quer ver a cidade da Renascença

Esta é a cidade de Dante, de Michelangelo, de Da Vinci. É onde você pode admirar a obra-prima que é David, onde você pode se maravilhar com a obra de Botticelli na Galeria Uffizi, onde você pode ver o túmulo de Galileu na Igreja de Santa Croce.

Se o período renascentista lhe interessa, é difícil imaginar um destino melhor do que Florença.

As pequenas aldeias toscanas te chamam atenção

Florença é uma cidade que facilita muito a programação de passeios de um dia: a principal estação ferroviária de Florença fica a cerca de 15 minutos a pé do Duomo, e a estação se conecta com cidades toscanas como Lucca, Siena e Arezzo.

Com um carro, você pode chegar a vilarejos ainda menores

A comida é o foco da sua viagem

Olha, o resultado final é o seguinte: não existe algum lugar na Itália que tenha comida ruim, mas a comida toscana é algo especial.

Deliciosa, variada e acessível, a culinária toscana é viciante e deliciosa.

Em Florença, você encontrará massas deliciosas, alguns dos melhores gelatos do mundo (foi inventado em Florença), saboroso bife florentino, adorável pappa al pomodoro, trufas incríveis, maravilhoso vinho toscano (especialmente o nosso favorito, o Chianti Classico) , e muito mais.

Resumindo Florença: uma viagem aqui provavelmente se concentrará em comida, arte renascentista, destaques para caminhadas e visitas à zona rural da Toscana.

Onde Ficar em Florença

B&B Le Stanze del Duomo – Embora os hotéis em Florença possam ser um pouco caros e ampliar a definição de “orçamento”, os belos quartos e a localização impecável do B&B Le Stanze em Florença certamente o deixarão desmaiado!

Bargello Guest House – Localizada no coração de Florença, esta propriedade fica a apenas uma curta (leia-se: menos de 5 minutos) a pé de alguns dos destaques de Florença, como o Palazzo Vecchio. Ficando aqui, você estará a poucos passos do melhor que Florença tem a oferecer.

Hotel Lungarno – Situado às margens do Rio Arno e com uma das melhores vistas da Ponte Vecchio em Florença (sem mencionar algumas das melhores vistas do resto de Florença a partir do deck superior), o Hotel Lungarno seria nossa escolha se o orçamento não fosse problema.

Escolha Roma se…

roma ou florença

A história do Império Romano é uma grande atração para você.

Você sempre quis aproveitar a glória do Coliseu, passear pelo Fórum Romano e imaginar a vida há 2.000 anos, ou teorizar sobre como o Panteão foi construído enquanto o observa pessoalmente? Se sim, então Roma é a cidade para você.

Nunca esquecerei de ter visto o Coliseu pela primeira vez – mesmo sabendo que estávamos a caminho para vê-lo, a majestade dele, combinada com o fato de ser um local tão icônico e de classe mundial, bem no meio da cidade, fez com que minha respiração ficasse presa na minha garganta.

Post relacionado: Roteiro de Viagem – 2 Dias em Roma, Itália

Você sempre quis ver o Vaticano

Quer você seja católico ou não, há algo na Cidade do Vaticano que o atrai: como o menor país do mundo, é impossível não se maravilhar com a enorme quantidade de poder que vem desta pequena cidade dentro da cidade.

Da Basílica de São Pedro aos Museus do Vaticano e, claro, à icônica Capela Sistina, há algo muito especial em explorar o Vaticano. Aproveite e veja nosso Roteiro de Viagem – O que ver e como Visitar o Vaticano, Itália.

Se você quiser, o Papa faz discursos públicos nas manhãs de quarta-feira e também aparece aos domingos ao meio-dia, quando está em Roma.

Você quer curtir uma cidade grande

Roma é enorme. Longe de ser uma pitoresca vila italiana, explorar o melhor de Roma provavelmente significará usar os sistemas de metrô e ônibus para se locomover.

Locais importantes, como o Coliseu e o Vaticano, não ficam a poucos passos um do outro, portanto, planejar um roteiro de viagem por Roma exige um pouco mais de trabalho braçal do que em uma cidade menor como Florença.

Dito isto, Roma não é difícil – simplesmente requer um pouco mais de planejamento para garantir que você veja tudo o que deseja, sem voltar atrás ou perder tempo extra no trânsito.

Resumindo Roma: uma viagem aqui provavelmente se concentrará em monumentos majestosos, no Vaticano e na história do Império Romano.

Onde Ficar em Roma

La Cornice Guesthouse  — Adoramos esta pequena pousada! É extremamente limpa e confortável, e MUITO acessível para Roma.

La Cornice está situada um pouco fora das principais áreas turísticas, mas uma caminhada fácil de 5 minutos até o metrô e uma viagem de 20 minutos nos levaram ao Coliseu e a outros pontos turísticos importantes.

A apenas 5 minutos a pé, o almoço especial do Joseph Ristorante oferece uma escolha de cerca de 10 pratos principais, além de pão, vinho e uma das várias sobremesas.

The Wesley  — Você não pode pedir uma localização melhor para explorar Roma, pois este hotel literalmente tem vista para o Castel Sant’Angelo e está a uma curta caminhada de todos os principais pontos turísticos do centro histórico.

Para uma propriedade de médio porte, o The Wesley é bastante simples – espere quartos pequenos e extremamente simples e banheiros compartilhados para alguns quartos.

Hotel Condotti  — Localizado na esquina da Escadaria Espanhola (e consequentemente da estação de metrô Piazza di Spagna), você não poderia pedir uma localização melhor em Roma!

Bem avaliado e com quartos excepcionalmente limpos, o Hotel Condotti é a escolha perfeita para um viajante com um orçamento não tão restrito, que gostaria de estar a uma curta distância do melhor que o centro histórico tem para oferecer.

Pantheon Inn  – Se você está procurando um edifício com charme clássico italiano no coração de Roma, é esse.

Localizado logo atrás do Panteão e ao seu alcance, o Pantheon Inn oferece um refúgio tranquilo no meio da movimentada Roma. Você precisará caminhar um pouco até a estação de metrô – mas como a caminhada o levará pelo coração do belo centro histórico, duvidamos que você se importe.

Post relacionado: Qual o Melhor Bairro para ficar em Roma, Itália

Roma e Florença empatam em…

Deliciosa comida italiana

Eu sei que elogiei a comida toscana acima, mas a verdade é que toda a Itália abriga algumas das culinárias mais incríveis do mundo.

Você terá que procurar um pouco mais em Roma para encontrar restaurantes saborosos mas com preços mais baixos, mas você terá uma delícia culinária em ambas as cidades, desde que planeje com antecedência.

Arquitetura ridiculamente impressionante

Quer estejamos falando de arquitetura antiga como o Panteão, de arquitetura renascentista como o Duomo de Florença, ou simplesmente dos milhares de belos edifícios sem nome que margeiam as ruas de ambas as cidades, é um banquete para os olhos passear pelas ruas de Florença ou de Roma.

Vinho saboroso

Assim como a comida italiana, o vinho italiano é lendário.

Embora Florença (e a Toscana em geral) seja sua melhor aposta se você quiser ir diretamente a um vinhedo para uma degustação de vinhos, tanto Florença quanto Roma estão repletas de bares e restaurantes que esperam seduzi-lo a explorar os vinhos italianos.

Quer você esteja procurando uma degustação longa e aprofundada ou simplesmente uma saborosa taça no jantar, não é difícil encontrar vinho em Roma ou em Florença.

Vivenciar a história

Há algo de mágico em ver locais sobre os quais você já ouviu falar pessoalmente durante toda a sua vida – e tanto Roma quanto Florença oferecem essa experiência de sobra.

Quer se trate da arte, das igrejas, dos sítios arqueológicos ou simplesmente das próprias ruas, Florença e Roma são cidades icónicas e de renome mundial que são emocionantes e muitas vezes impressionantes para visitar pela primeira (ou quarta) vez.

Enfim, qual cidade é melhor: Roma ou Florença?

Não há resposta errada ao escolher Florença ou Roma para adicionar ao seu itinerário na Itália.

Se você realmente precisar escolher entre os dois, recomendamos Florença, se você estiver interessado em cidades menores e tranquilas e zonas rurais acessíveis em sua viagem, e Roma, se você estiver procurando por uma cidade grande e majestosa – que outro tipo de experiência Roma poderia oferecer, afinal, depois de ser sede de um império?

Pessoalmente, amamos ambas as cidades por razões muito diferentes e continuaremos querendo voltar às duas.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *