World by 2

DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

54º Festival de Inverno de Campos do Jordão 2024

Compartilhe:

O Festival de Inverno de Campos do Jordão, renomado por ser o maior evento de música clássica da América Latina, chega à sua 54ª edição em 2024. Com uma programação rica e variada, o festival ocorre de 29 de junho a 28 de julho, dividindo suas atividades entre três locais em Campos do Jordão e dois na capital paulista.

Este ano, serão realizados mais de 60 concertos, todos com entrada gratuita. A programação completa está disponível no site oficial do festival de inverno de Campos do Jordão.

Locais de Apresentação

Na encantadora cidade de Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, as apresentações ocorrerão no tradicional Auditório Claudio Santoro, no Parque Capivari e na Capela São Pedro Apóstolo, situada no Palácio Boa Vista. Já em São Paulo, os concertos serão na imponente Sala São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Destaques Internacionais e Nacionais

A programação artística deste ano inclui apresentações de músicos do Uruguai, Chile, Colômbia, Inglaterra e Suíça, além de renomados grupos brasileiros. Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca a importância do festival: “É um imenso prazer realizar mais uma edição do maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina.

Uma questão muito relevante sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão é a formação de jovens músicos promissores, que conseguem neste evento uma visibilidade que faz a diferença. Com este evento, o Governo de São Paulo segue com seu compromisso de promover a cultura e toda a sua transversalidade.”

Módulo Pedagógico: O Coração do Festival

O Módulo Pedagógico do Festival é considerado o verdadeiro coração do evento. Este ano, serão oferecidas 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos, incluindo 119 para instrumentistas, seis para regentes, seis para pianistas e seis para violonistas.

Durante o mês do festival, 65 professores ministrarão duas semanas de prática orquestral e duas semanas de música de câmara, música antiga e camerata, totalizando aproximadamente 1.200 horas-aula. Os alunos participarão de atividades como Prática de Orquestra, Música de Câmara, Música Antiga e Camerata, além de integrarem a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach e a Camerata do Festival, com diversos concertos agendados em todos os palcos.

Maestros Convidados

Os maestros convidados para esta edição incluem o brasileiro Luis Otávio Santos, que comandará a Orquestra Bach do Festival com repertório dedicado às suítes de Bach; o italiano Lorenzo Tazzieri, que regerá a Camerata do Festival no programa Gala Puccini; e, à frente da Orquestra do Festival, o chileno Maximiano Valdés e o brasileiro Marcelo Lehninger.

Apresentações dos Bolsistas

Os bolsistas terão a oportunidade de mostrar seu talento em várias apresentações, como o balé “O Pássaro de Fogo” de Stravinsky no dia 20 de julho e “La Mer”, uma obra-prima de Claude Debussy, no dia 27 de julho. Os alunos de regência também realizarão um concerto no Parque Capivari com a GRU Sinfônica no dia 27 de julho. Três performances da orquestra do festival na Sala São Paulo serão transmitidas ao vivo no YouTube do Festival, nos dias 07, 21 e 28 de julho.

Prêmio Eleazar de Carvalho

Ao final do curso, diversos prêmios serão entregues, incluindo o prestigioso Prêmio Eleazar de Carvalho, que homenageia um dos criadores do festival. O músico que mais se destacar receberá uma bolsa de estudos no valor de US$ 1400 mensais (aproximadamente R$ 7,5 mil), com a viagem entre o Brasil e o exterior coberta pela organização. O ganhador poderá estudar por até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha.

Acessibilidade no Festival

Todos os concertos do 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão contarão com recursos de acessibilidade, como audiodescrição para todos os concertos e interpretação em Libras para apresentações com coro e voz, oferecidos pela empresa parceira Ver com Palavras.

História e Impacto do Festival

Fundado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina uma programação de música de concerto com um trabalho pedagógico de alta qualidade. Ao longo de suas 54 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, proporcionando aos bolsistas a oportunidade de aprender com grandes nomes da música nacional e internacional, além de oferecer uma programação cultural de excelência. Essa iniciativa não apenas beneficia a cidade, mas também toda a região, ampliando o acesso à música erudita.

Declaração do Diretor Executivo da Fundação Osesp

Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp, enfatiza a importância do festival: “A Fundação Osesp vem realizando o Festival desde 2012, mas nossa história está intimamente ligada ao evento – a maior parte de nossos músicos foi bolsista e, antes de termos a Sala São Paulo como residência, Campos do Jordão foi a casa da Osesp por décadas durante o inverno. O Festival movimenta a economia na região da Serra da Mantiqueira, leva ao público uma programação de excelente qualidade e, nessas mais de cinco décadas, enriquece grandemente o cenário da música clássica no Brasil, além de promover inúmeras interlocuções ao redor do mundo com seus alunos e professores.”

54º Festival de Inverno de Campos do Jordão

  • Data: 29 de junho a 28 de julho de 2024
  • Ingressos: Entrada gratuita
  • Locais de Apresentação:
    • Em Campos do Jordão:
      • Auditório Claudio Santoro: Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista
      • Parque Capivari: R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1.291, Capivari
      • Capela São Pedro Apóstolo, Palácio Boa Vista: Av. Adhemar Pereira de Barros, 3.001, Jardim Dirce
    • Em São Paulo:
      • Sala São Paulo – Sala de Concerto: Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos
      • Sala São Paulo – Sala do Coro: Praça Júlio Prestes, 16, 2º andar, Campos Elíseos
      • Universidade Presbiteriana Mackenzie – Auditórios Escola Americana e Ruy Barbosa: Rua Piauí, 130 / Rua Itambé, 135, Higienópolis

Retirada de Ingressos:

  • Auditório Claudio Santoro, Sala São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie: Ingressos disponíveis três dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitado a quatro por pessoa). Uma cota de 100 ingressos estará disponível para retirada no dia de cada apresentação, uma hora antes do início.
  • Capela São Pedro Apóstolo: Ingressos distribuídos presencialmente uma hora antes, na entrada da Capela (limitado a dois por pessoa).
  • Parque Capivari: Entrada livre.

Aproveite essa incrível oportunidade de vivenciar a música clássica em um dos festivais mais prestigiados do mundo, enriquecendo sua experiência cultural e apoiando a formação de jovens talentos da música.

Fonte: Divulgação

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *