DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Melhores coisas para Fazer em Lisboa, Portugal

Compartilhe:

Lisboa é provavelmente mais conhecida pela sua história colonial, arquitetura ornamentada e tradição do Fado. Mas algumas das melhores coisas para fazer em Lisboa estão no quotidiano – vistas espetaculares do topo das colinas em  Alfama  ou no  Castelo de São Jorge, fachadas cobertas de azulejos azuis e brancos, clima agradável durante todo o ano e habitantes locais amigáveis. Para aproveitar, traga calçados confortáveis ​​e um mapa do sistema de transporte público, ou simplesmente pegue o bonde 28 para ver tudo.

Planeje passar um dia inteiro explorando atrações imperdíveis, como o bairro à beira-mar de  Belém, ou planeje uma excursão até Sintra, repleta de palácios, localizada a 32 quilômetros a noroeste de Lisboa.

Quer esteja à procura de locais imperdíveis listados pela UNESCO, de arte de rua no centro da cidade ou de observar as pessoas, há férias para todos em Lisboa. Para maximizar o seu orçamento, considere adquirir um Lisbon Card, que oferece entrada gratuita em várias das principais atrações da cidade, bem como passeios gratuitos no sistema de transporte da cidade, incluindo os seus famosos eléctricos (bondes).

fazer em lisboa

Elétrico 28

São Francisco tem os seus teleféricos, Londres tem os seus ônibus vermelhos de dois andares e Lisboa tem os seus eléctricos. O eléctrico 28, que se estende do Martim Moniz a Campo de Ourique, em particular leva os passageiros num percurso turístico. Não só passa por alguns dos bairros mais notáveis ​​da cidade, incluindo Graça, Baixa e Bairro Alto, mas também passa por atrações populares, como o  Castelo de São Jorge  e  o bairro de Alfama.

Junto com um percurso panorâmico, os próprios carros também são considerados parte da experiência. Muitos dos eléctricos de Lisboa, incluindo alguns utilizados na rota do Eléctrico 28, são os mesmos que foram utilizados na Segunda Guerra Mundial, por isso não espere ar condicionado ou uma viagem tranquila pelas colinas da zona. Mas não se preocupe, tudo faz parte do charme do bonde.

Alguns visitantes recomendam subir a íngreme colina de Alfama de eléctrico e depois descer a pé para explorar o bairro. Devido à popularidade do bonde, os bondes tendem a ficar lotados rapidamente, portanto, chegue cedo ou mais tarde para evitar as longas filas do meio-dia. Outros sugeriram pegar o bonde no meio do trajeto, como na parada da Sé Catedral, para evitar as longas filas em qualquer um dos terminais. Além disso, devido à popularidade do bonde entre os turistas, ele é alvo de batedores de carteira. Lembre-se de ficar de olho em seus pertences, principalmente nas câmeras.

Torre de Belém

torre belém lisboa

A Torre de Belém, que parece ser um minicastelo idílico flutuando perfeitamente na margem do rio Tejo era originalmente um forte que serviu para proteger o porto de Lisboa no século XVI. Serviu de ponto de partida para exploradores que procuravam viajar pelo mundo durante a Era dos Descobrimentos.

Hoje, a estrutura manuelina serve de monumento a esse apogeu e foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO em Portugal, juntamente com o vizinho Mosteiro dos Jerónimos. Os visitantes podem entrar e explorar os interiores, cujos quartos já serviram como aposentos da realeza, uma prisão e uma capela, para citar alguns.

O Padrão dos Descobrimentos, ou Monumento aos Descobrimentos, fica a poucos passos de distância e é igualmente deslumbrante. A estrutura à beira-mar foi reconstruída na década de 1960, em conjunto com o 500º aniversário da morte de D. Henrique, o Navegador. Embora ele próprio não fosse um explorador, ele foi um príncipe que apoiou significativamente um punhado de explorações importantes durante seu tempo.

A estátua em forma de vela está repleta de figuras portuguesas notáveis ​​ao longo da história, incluindo outros navegadores, artistas e D. Manuel. No interior, o visitante pode subir ao topo do monumento para ter uma vista melhor do rio.

Mosteiro dos Jerônimos

mosteiro jeronimos

O Mosteiro dos Jerónimos também é Patrimônio Mundial da UNESCO localizado no bairro de Belém, em Lisboa. Exemplificando o estilo manuelino de Portugal – um estilo de arquitetura altamente ornamentado que leva o nome do rei da época (Manuel I) – o mosteiro foi construído durante a Era dos Descobrimentos.

Vasco da Gama e a sua tripulação passaram a última noite em Portugal no local antes de embarcarem na sua famosa viagem à Índia em 1498. Durante o século XVII, a estrutura serviu de mosteiro para monges, cuja função era confortar os marinheiros e rezar pelos rei. Eventualmente, tornou-se uma escola e orfanato até 1940.

Hoje, os visitantes podem explorar o local em seu próprio ritmo enquanto admiram os detalhes dos pilares, claustros e tetos abobadados esculpidos. Os turistas também podem passar pela Capela de São Jerônimo e pelos túmulos, que contêm portugueses notáveis ​​na história, incluindo um punhado de membros da realeza e o próprio Vasco da Gama.

Elevador de Santa Justa

Para algumas vistas deslumbrantes de Lisboa – especialmente da Praça do Rossio e do bairro da Baixa – você pode querer dar um passeio no Elevador de Santa Justa.  Projetado por Raoul Mesnier du Ponsard (ex-aluno de Gustave Eiffel – criador da Torre Eiffel), este elevador neogótico tem mais de um século e costumava ser movido a vapor.

A estrutura é mais do que apenas um meio de chegar ao fim de uma vista, mas sim um atalho conveniente para os viajantes que procuram chegar ao Bairro Alto sem ter que suar muito subindo a colina. Embora o exterior seja quase inteiramente de ferro forjado, no interior os visitantes encontrarão duas cabines de madeira antiquadas que levam os passageiros a um ponto de observação de quase 45 metros de altura.

Catedral de Lisboa

catedral lisboa

A robusta Catedral de Lisboa é talvez mais imponente do que um local religioso medieval comum. Com muito poucas janelas, assemelha-se quase tanto a uma fortaleza como a uma catedral. Este edifício de 1147 sobreviveu ao devastador terremoto de 1755. Santo Antônio foi batizado aqui em 1195. Embora partes da catedral tenham quase 900 anos, ela foi bastante alterada durante esse período. Hoje, o interior e o exterior demonstram isso com uma mistura de estilos: podem-se identificar elementos românicos, góticos e barrocos.

Museu Nacional do Azulejo

Um dos aspectos mais notáveis ​​da arquitetura atraente de Lisboa são os seus vibrantes azulejos cerâmicos. Você pode encontrar esses azulejos portugueses, adornados em edifícios durante um passeio pela cidade (especialmente em  Alfama), em lojas de presentes (ou em barracas de feiras de rua), ou dentro dos muros de outras atrações importantes da cidade, incluindo alguns dos palácios ou vilas de Sintra.

Se não lhe apetece perder tempo à procura de azulejos nas ruas, uma visita ao Museu Nacional do Azulejo é a alternativa perfeita. O museu está repleto de azulejos de todas as cores e tamanhos, alguns dos quais datam do século XV. Alguns são simples, com azulejos individuais decorados com flores ou veleiros, enquanto outros são montados para criar grandes murais narrando pessoas ou histórias repletas de história. Além disso, há informações espalhadas por toda parte detalhando como são feitos os azulejos.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge está situado no topo da colina mais alta de Lisboa, em  Alfama, oferecendo excelente história e vistas da cidade. O castelo serviu de fortificação aos romanos, visigodos e mouros, que o transformaram em palácio real antes de ser tomado pelo primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques.

A atração guarda um conjunto de relíquias, incluindo cânones, espalhados por toda parte, e 10 torres, uma das quais abriga uma câmera obscura. Há também um restaurante no local, jardins onde os pavões aparecem frequentemente e um centro arqueológico.

Os visitantes entusiasmaram-se com as incríveis vistas da cidade e do mar. Mas embora a maioria tenha ficado impressionada com a preservação da qualidade, muitos acharam que falta atrativo, pois não há muito o que fazer no local. Se você quiser aproveitar melhor o castelo, considere fazer uma visita guiada pelo Castelo de São Jorge, pois há pouca informação histórica publicada em todo local.

Se optar por não ter guia, para evitar longas filas na entrada, sugerimos que você compre seus ingressos online com antecedência.

Oceanário

O Oceanário de Lisboa não é apenas um aquário, mas pela sua dimensão, um mundo em si. O Oceanário é o maior de água salgada do mundo, abrigando mais de 450 espécies de criaturas marinhas. Quatro exposições permanentes representam diferentes habitats que abrigam vários tipos de pássaros, peixes, anfíbios e mamíferos.

Aqui, os visitantes encontrarão tubarões, pinguins, raias e lontras marinhas e tudo mais. O Oceanário oferece ainda uma variedade de atividades, desde visitas guiadas a uma festa do pijama com tubarões e até um espetáculo de Fado.

Aconselhamos reservar seu ingresso online e separar pelo menos meio dia para ver a atração e não se engane, o local não é apenas para crianças, os adultos também irão adorar!

Convento do Carmo

convento lisboa

O Convento do Carmo é na verdade as ruínas de um convento do século XIV que foi destruído por um infame terremoto e incêndio. No dia 1 de novembro de 1755, um dos terremotos mais mortíferos de todos os tempos abalou Lisboa. Prédios por toda a cidade ruíram, incluindo este. Dezenas de milhares de pessoas morreram – o desastre foi agravado pelos incêndios propagados por velas acesas no Dia de Todos os Santos.

Hoje, as ruínas estão no centro da cidade como uma lembrança do trágico dia. Desta escuridão – o terramoto foi sentido muito além de Lisboa, embora a cidade tenha sido atingida de forma particularmente dura – emergiram muita filosofia e arte. Além disso, o evento inspirou novos edifícios em uma área considerada uma das primeiras construções sismicamente sólidas do mundo.

Além das ruínas do convento, o local abriga também o Museu Arqueológico do Carmo, fundado em 1864 e que foi o primeiro museu de arte e arqueologia de Portugal. Exibe artefatos da era pré-histórica até a Idade Média, além de uma coleção de itens religiosos e heráldicos medievais.

Nossos vídeos de Lisboa

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *