Este país diversificado oferece algo para todos, desde cidades movimentadas até paisagens montanhosas deslumbrantes e praias arenosas. Aqui estão 30 fatos interessantes e divertidos sobre a Argentina que podem ajudá-lo a planejar sua viagem.
- O chá mate é uma bebida popular na Argentina, assim como em outros países da América do Sul, como Uruguai e Paraguai. O mate é feito das folhas secas da erva-mate e normalmente é apreciado com amigos em um copo compartilhado conhecido como cabaça.
- O doce de leite é um ingrediente de sobremesa popular na Argentina. O doce de leite pode ser usado em tudo, desde biscoitos e bolos até sorvetes e bebidas quentes.
- É o lar dos pontos mais alto e mais baixo da América do Sul: Um país de extremos, a Argentina abriga os pontos mais altos e mais baixos da América do Sul. A montanha Aconcagua nos Andes tem 6.960,8 metros de altura, tornando-a a montanha mais alta das Américas, a montanha mais alta do hemisfério sul e a montanha mais alta do hemisfério ocidental. Laguna del Carbón, um lago salgado na província de Santa Cruz, é o ponto mais baixo da Argentina e o ponto mais baixo do hemisfério sul. Está a 105 metros abaixo do nível do mar.
- A bandeira argentina apresenta três faixas de cores: azul claro em cima e embaixo e uma faixa branca no meio. O branco representa a pureza e as faixas azuis representam o céu. No centro da faixa branca, um sol de cor amarelo ouro.
- A Argentina foi um dos primeiros países do mundo a ter transmissão de rádio. A primeira transmissão do país foi feita em agosto de 1920 . Naquela época, apenas 20 pessoas tinham um receptor!
- O tango se originou na década de 1880 na Argentina. Cresceu nos bairros de classe baixa de Buenos Aires. No início, o tango acontecia frequentemente nos bordéis e diz-se que a dança é “uma expressão vertical de um desejo horizontal”. Hoje, o tango é dançado em toda a Argentina e você verá muitos dançarinos de tango nas ruas de Buenos Aires. Se você quer aprender a dançar tango, arrume seus sapatos de dança e vá a um evento social de tango chamado milonga.
- Outro fato incomum sobre a cultura argentina é que a Argentina é a nação com mais psicólogos per capita do mundo. Estudos recentes mostram que existem 145 psicólogos para cada 100.000 habitantes.
- Argentina é uma palavra italiana, que se traduz em ‘prata’ ou ‘cor de prata’. Usado pela primeira vez por navegadores italianos de Veneza ou Gênova no século XVI, o primeiro registro escrito do nome vem de um mapa veneziano da América do Sul de 1536.
- Nomeado em homenagem ao falecido rei Fahd da Arábia Saudita, o Centro Cultural Islâmico Rei Fahd é a maior mesquita da América do Sul e fica em Buenos Aires. A construção começou em 1995, com recursos doados pelo governo saudita, em terreno doado pelo governo argentino. Concluída no ano 2000, a nova mesquita cobre uma área de 34 km², podendo abrigar mais de 1.500 pessoas em seu interior.
- Outro fato interessante é que, embora o futebol seja sem dúvida o esporte favorito da Argentina, um esporte muito menos conhecido chamado Pato é o esporte nacional oficial da Argentina. É um jogo jogado a cavalo, combinando elementos de polo e basquete. Uma das primeiras versões do jogo (lá em 1610) um pato vivo dentro de uma cesta era usado em vez de uma bola. O pato foi banido várias vezes, por ser considerado muito violento – não só pelos pobres patos, mas muitos jogadores foram pisoteados. Em 1953, Perón declarou o Pato como esporte nacional oficial da Argentina e ainda hoje é praticado, porém em uma versão bem menos violenta, e o uso de patos, obviamente, é estritamente proibido!