O Chile é um país incrível repleto de maravilhas naturais, cultura rica e uma história fascinante. Se você está pensando em viajar para o Chile ou simplesmente quer conhecer mais sobre essa nação surpreendente, este artigo é perfeito para você. Aqui, destacaremos 10 fatos interessantes sobre o Chile que irão encantá-lo e inspirá-lo a explorar esse destino de tirar o fôlego. Prepare-se para descobrir as belezas e peculiaridades desse país incrível!
Na cidade de Algarrobo, na costa do Pacífico, encontramos o mais impressionante paraíso artificial que foi nomeado pelo Guinness Book of Records como a maior piscina do mundo com cerca de 1km de comprimento, uma área de 80.000m² e uma profundidade máxima de 35m.
O Deserto do Atacama, localizado no norte do país, é o deserto mais seco da Terra, com uma precipitação média anual de apenas 0,6 polegadas por ano. Curiosamente, algumas partes deste deserto nunca registraram chuvas.
O deserto atravessa uma faixa de terra de 1.000 quilômetros entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, espalhando-se por uma área de 363.000 quilômetros quadrados.
Um fato surpreendentemente interessante sobre o Chile é que ele abriga o edifício mais alto da América do Sul. Situado na capital Santiago, o Costanera Gran Torre – conhecido também por Sky Costanera – tem 64 andares. Ele também tem um deck de observação nos dois andares superiores. De lá você pode ter uma vista incrível de toda a cidade ao redor da Cordilheira de Andrés.
A ilha “moai” na costa do Chile foi anexada pelo país em 1888 e renomeada como Ilha de Páscoa no final do século XVIII. Durante os anos 1900 era uma fazenda de ovelhas e era administrada pela Marinha do Chile. Conhecida por suas gigantescas estátuas de pedra, chamadas de moais, a ilha é um sítio arqueológico de importância histórica única.
Em 1966, toda a ilha foi aberta ao público e o restante do povo Rapanui tornou-se cidadão chileno.
Nem todo mundo acredita em OVNIs, mas no Chile é diferente. Um fato interessante sobre o Chile que você provavelmente não sabia é que o governo do Chile é o único no mundo com um departamento oficial estritamente dedicado a conduzir pesquisas sobre OVNIs.
Caso você não tenha percebido, o Chile é o país mais estreito do mundo, com apenas 64 quilômetros no ponto mais estreito e 350 quilômetros no ponto mais largo. Ele compensa ser tão estreito sendo incrivelmente longo, estendendo-se por impressionantes 4.300 quilômetros de norte a sul.
Além da maior piscina, o Chile também abriga as múmias mais antigas já descobertas. As múmias Chinchorro foram encontradas em 1917 no deserto de Atacama e essas múmias são ainda mais velhas que as egípcias por dois mil anos! Elas são os restos mortais do povo Chinchorro, que viveu na área entre 7.000 e 1.500 aC. As múmias descobertas nesta região mostram que, ao contrário dos egípcios, os chinchorros mumificavam qualquer pessoa, não apenas os faraós de elite. Embora as múmias sejam mais antigas que as do Egito, elas não atraíram a mesma atenção do público, mas definitivamente valem a pena serem vistas.
O Chile é um dos países mais propensos a terremotos do mundo devido à sua localização ao longo do Anel de Fogo. Existem vários terremotos acontecendo todos os dias, que você pode ver no site Earthquake Track. O terremoto mais poderoso do mundo aconteceu no Chile em 22 de maio de 1960 perto de Valdivia. Teve uma magnitude de 9,5 na escala Richter e durou 11 minutos. Mais recentemente, houve outro terremoto grave em 2010, medindo 8,8.
Os chilenos chamam o Chile de “pais del poetas”, que significa país dos poetas. Isso porque muitos poetas famosos vieram do Chile e alcançaram reconhecimento mundial, motivo pelo qual o povo se orgulha. Gabriela Mistral foi a primeira latino-americana a receber um Prêmio Nobel de Literatura (em 1945), por seus belos poemas. Se você nunca ouviu falar dela antes, provavelmente já ouviu falar de Pablo Neruda, outro famoso poeta chileno que também recebeu o prêmio Nobel de literatura em 1971.
Os recursos minerais do Chile são um tesouro, com abundantes reservas de ouro, prata, ferro, carvão e lítio. Mas a estrela do show é o cobre, e o país leva a coroa como maior exportador e fornecedor mundial desse metal precioso. Somente em 2022, o país produziu orgulhosamente cerca de 5,2 milhões de toneladas métricas de cobre, representando 60% das exportações do Chile. A maioria das minas de cobre, incluindo a renomada Chuquicamata, está localizada no norte do Chile.
O Chile é um país de contrastes e surpresas, capaz de encantar qualquer viajante. Com sua geografia impressionante, vinícolas renomadas, história cativante e cultura vibrante, o Chile oferece uma experiência única e inesquecível.
Se você está planejando uma viagem ou simplesmente quer aprender mais sobre esse destino fascinante, espero que este artigo tenha despertado sua curiosidade e alimentado sua paixão por viajar. Compartilhe conosco seus pensamentos e experiências nos comentários abaixo. Adoraríamos saber suas opiniões sobre o Chile e se você tem alguma dica adicional para os futuros viajantes.