DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Europa e o Espaço Schengen

Compartilhe:

Se você já fez alguma pesquisa sobre viajar para a Europa já deve ter lido sobre o Espaço Schengen. Se nunca ouviu falar, vale a pena ficar de olho nesse post, pois vamos explicar direitinho o que é esse espaço e como ele impacta na sua viagem à Europa.

O espaço Schengen é uma área que engloba vários países europeus, permitindo que os viajantes circulem livremente entre eles sem a necessidade de visto. No entanto, existem regras e regulamentos que você precisa seguir para entrar e viajar pelo espaço Schengen. 

Se você está planejando uma viagem pela Europa, é importante entender o que é o espaço Schengen e como ele pode afetar seus planos de viagem.

Neste post, vamos explorar o que é o espaço Schengen, como funciona, quais países fazem parte e todas as dicas essenciais para tornar sua jornada pela Europa uma experiência inesquecível e livre de preocupações.

espaço schengen

O que é o Espaço Schengen

O espaço Schengen é uma área que engloba 29 países europeus (pesquisa: abr/24), onde é possível circular livremente sem a necessidade de visto. A ideia por trás do espaço Schengen é permitir a livre circulação de pessoas dentro dos países membros, eliminando a necessidade de passaportes e controle de fronteiras.

Resumindo, imagine um lugar onde você pode viajar de um país para outro sem a necessidade de passar por controles rigorosos de fronteira a cada vez. Isso é o Espaço Schengen! Esta área única engloba os 29 países europeus que concordaram em abolir as fronteiras internas, permitindo a livre circulação de pessoas entre eles. O Espaço Schengen foi estabelecido pelo Acordo de Schengen em 1985, assinado em uma pequena vila no Luxemburgo chamada… adivinhe… Schengen! Desde sua implementação em 1995, o Espaço Schengen tem revolucionado as viagens pela Europa, tornando-as mais fáceis e convenientes do que nunca.

Quais países da Europa que fazem parte do espaço Schengen (atualizado em abr/24): 

  • Áustria,
  • Alemanha,
  • Bélgica,
  • Bulgária,
  • Croácia,
  • Dinamarca,
  • Eslováquia,
  • Eslovênia,
  • Espanha,
  • Estônia,
  • Finlândia,
  • França,
  • Grécia,
  • Holanda (Países Baixos),
  • Hungria,
  • Islândia,
  • Itália,
  • Letônia,
  • Lituânia,
  • Liechtenstein,
  • Luxemburgo,
  • Malta,
  • Noruega,
  • Polônia,
  • Portugal,
  • República Tcheca,
  • Romênia,
  • Suécia,
  • Suíça.

O espaço Schengen foi criado em 1985, quando cinco países (Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda) assinaram um acordo para eliminar os controles de fronteira em suas fronteiras comuns. Desde então, o espaço Schengen cresceu para incluir mais países, permitindo a livre circulação de pessoas em toda a Europa.

Espaço Schengen é uma zona onde 29 países europeus, aboliram as suas fronteiras internas, pela circulação livre e sem restrições de pessoas, em harmonia com regras comuns para controlar as fronteiras externas e lutar contra a criminalidade através do reforço do sistema judicial comum e da cooperação policial.

Em linhas gerais, “Schengen” refere-se à zona livre de passaporte que cobre a maior parte da Europa. Os turistas e moradores podem viajar por quase toda a Europa sem dificuldades.

Como funciona o Espaço Schengen na Europa? 

Para os turistas de países não participantes do acordo (como nós brasileiros), a prova de identidade é sempre o passaporte.

Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos Países Europeus integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias DENTRO do espaço Schengen (e não 90 dias por país).

A entrada do turista ao Espaço Schengen se dá no primeiro país que ele chegar, onde passará pelo  processo de imigração e então não há mais nenhum processo de imigração entre os países que quiser visitar dentro do Espaço Schengen.

Ao entrar no espaço Schengen, você será submetido a uma verificação de documentos para garantir que esteja em conformidade com os regulamentos de imigração. Uma vez que você esteja dentro do espaço Schengen, você pode circular livremente entre os países membros sem a necessidade de passaporte ou visto.

No entanto, é importante notar que o espaço Schengen não é um único país ou entidade legal. Em vez disso, é uma área em que as fronteiras são abertas para permitir a livre circulação de pessoas. Isso significa que cada país membro tem sua própria legislação e regras, portanto, é importante estar ciente das regras de cada país membro antes de viajar.

Qual período de permanência permitido no Espaço Schengen

Onde quer que você leia, está explícito que o tempo de permanência máxima no espaço de Schengen é de 90 dias.

Essa informação pode facilmente levar o indivíduo a pensar que, ao sair por uns dias e retornar desses países, um novo prazo de 90 dias será iniciado, contudo, isso está errado e pode, inclusive, te colocar em uma situação complicada.

O ciclo funciona da seguinte forma:

Cada ciclo se renova em 180 dias e desses 180 dias você pode estar dentro da zona de Schengen por 90. Ou seja, se você ficar 90 dias corridos nesses países terá que passar 90 dias fora da zona até que o ciclo seja reiniciado.

Foi por isso que no nosso planejamento de 10 meses na Europa, ficamos 1 mês dentro do Espaço Schengen, então passamos 3 meses em países de fora da zona (para cotar os 90 dias fora) e depois voltamos para mais 3 meses dentro da zona e saímos de novo.

Parece fácil, mas requer muito planejamento para não se complicar com a imigração.

Outro ponto sobre esse ciclo é que não precisam ser dias corridos, por exemplo, você pode sair e entrar nos países pertencentes a zona e somente contarão os dias que você realmente esteve lá – vale ressaltar que é necessário passar pela imigração toda vez que retornar a esses países e também tenha em mente que a data que conta para início do ciclo é a de quando você recebeu o primeiro visto de entrada, ou seja, quando entrou pela primeira vez na área de Schengen.

Quais documentos obrigatórios

Fique atento mesmo com a facilidade de circulação entre os países, e a isenção do visto de turista para brasileiros, para entrar no Espaço Schengen é obrigatório portar:

  1. passaporte brasileiro com validade superior a 6 meses;
  2. passagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias; ou passagem de saída do Espaço Schengen com permanência máxima de 90 dias.
  3. comprovante de hospedagem;*
  4. plano de assistência médica internacional (Seguro Viagem) com cobertura mínima equivalente a EUR 30.000;
  5. comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada* 

* O comprovante de hospedagem e o comprovante financeiro não é obrigatório, mas os policiais de imigração podem pedir esse tipo de comprovação, então não custa nada ter em mãos caso seja pedido.

Vídeo explicando o que é o Espaço Schengen e como Viajar pela Europa

O espaço Schengen é uma área que permite a livre circulação de pessoas entre vários países europeus sem a necessidade de passaporte ou visto. Ao entrar no espaço Schengen, você precisará cumprir com requisitos de entrada específicos, como ter um motivo legítimo para visitar, recursos financeiros suficientes e um seguro de saúde válido. Além disso, é importante lembrar que cada país membro pode ter suas próprias regras e regulamentos que você precisa seguir.

Se você planeja viajar pela Europa, é importante entender o que é o espaço Schengen e como ele pode afetar sua viagem. Com essas informações em mente, você pode planejar sua viagem de maneira mais eficaz e garantir que esteja em conformidade com as regulamentações de imigração de cada país membro.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *