Embora ainda haja um longo caminho pela frente na batalha contra o coronavírus, as vacinas estão começando a ser aplicadas e as viagens vão lentamente voltando para certos destinos. Como as restrições às viagens internacionais começam a ser atenuadas este ano, é hora de pensar sobre como as viagens foram afetadas e o que você precisa saber ao fazer a reserva de sua primeira viagem pós pandemia.
À medida que a indústria de viagens começa a se recuperar, há muitas coisas que você precisa saber antes de começar a planejar uma viagem pós COVID. Para ajudar a responder algumas das principais perguntas que os viajantes estão fazendo atualmente e prepará-lo para sua primeira viagem de férias pós pandemia, aqui estão algumas das principais dicas e conselhos importantes que você precisa conhecer:
Voos
Quando se trata de voos, os viajantes notarão uma série de mudanças desde a pandemia e há uma série de precauções adicionais que você deve tomar em termos de priorizar sua saúde.
Primeiro, você precisará pesquisar se há novas regras sendo implementadas pelas companhias aéreas com as quais você voará. Várias companhias aéreas estão exigindo exames de COVID e que todos os passageiros usem máscaras. Muitos voos tiveram os assentos do meio bloqueados para melhor manter os passageiros socialmente distantes uns dos outros, o que não é tão ruim, já que ninguém gosta de ficar preso um assento do meio.
Sua melhor escolha é reservar um assento na janela. Sentado no corredor você terá contato mais próximo com mais pessoas andando pelos corredores, o que o torna mais suscetível a contrair vírus, caso alguém a bordo esteja infectado.
Os profissionais de saúde recomendam que você limpe seu espaço pessoal durante os voos, usando desinfetante/álcool para as mãos ou toalhas desinfetantes para desinfetar o cinto de segurança, a bandeja da mesa e a tela de entretenimento pessoal durante o voo.
Tente limitar suas visitas ao banheiro tanto quanto possível, devido ao espaço confinado que pode ter prendido partículas de vírus transportadas pelo ar de outros passageiros e sempre lembre-se de higienizar suas mãos ao retornar ao seu assento após usar o banheiro.
O momento mais arriscado em uma viagem aérea é, na verdade, quando você está no solo do aeroporto passando pela segurança, verificando e recolhendo as malas e esperando nos saguões ou nos portões. Use sua máscara em todos os momentos nos aeroportos e sempre pratique o distanciamento social.
Verifique os requisitos de entrada e restrições de viagem
As restrições de viagem e os requisitos de entrada ainda parecem estar em constante mudança e podem ser atualizados mesmo quando você estiver no ar a caminho do destino de viagem escolhido.
Você vai querer pesquisar se será obrigado a isolar-se na quarentena obrigatória do hotel na chegada e por quanto tempo. Você pode ser obrigado a isolar-se em um hotel autorizado pelo governo às suas custas, sobre o qual você não tem controle.
Se você não for obrigado a se auto-isolar, o país de destino pode pedir para você fazer um teste de PCR COVID-19 com resultado negativo. Pode ser necessário inclusive fazer um teste negativo para coronavírus antes do voo, na chegada ou até em ambos momentos.
Lembre-se de que também pode ser necessário apresentar um resultado negativo no teste COVID antes de poder embarcar em um voo de volta ao seu país de origem. A maioria dos aeroportos está realizando exames de saúde e verificações de temperatura para os passageiros e você pode ser forçado a entrar em quarentena se estiver apresentando sintomas, apesar de retornar um resultado de teste negativo.
Esteja pronto para fornecer informações detalhadas sobre seus planos de viagem aos funcionários do aeroporto ou da alfândega. Essas informações são usadas para fins de rastreamento de contatos e você pode ser obrigado a divulgar todos os lugares que já esteve e planeja ir dentro de um determinado período de tempo.
Alguns países também podem exigir que você baixe um aplicativo de rastreamento móvel e, à medida que as vacinas são lançadas cada vez mais, pode ser necessário levar consigo e mostrar um certificado de vacinação que prova que você recebeu a vacina.
Escolha com sabedoria seu destino de viagem
Embora as viagens internacionais possam decolar novamente em 2021, ainda será importante escolher com sabedoria ao selecionar o destino da viagem. Isso se aplica não apenas à seleção de um país, mas também aos lugares e atrações que você visita, bem como onde decide ficar e como se locomove.
Vários países foram atingidos de maneira excepcional pela pandemia, observando taxas de infecção muito altas e serviços hospitalares disponíveis limitados.
Todos nós vimos e ouvimos pesadelos associados a viagens de cruzeiro durante a pandemia, e pode ser sábio continuar evitando reservar um cruzeiro por algum tempo ou você pode correr o risco de ter que se isolar em sua cabine ou ficar preso em mar com países afastando você dos portos.
O segredo é selecionar destinos com baixa densidade populacional , pois é menos provável que ocorram grandes surtos de vírus. Escolha cidades menores em vez de cidades grandes e opte por alugar um carro, se possível, em vez de depender de transporte público.
Alugar um carro não é apenas mais seguro em termos de limitar a propagação do vírus, mas muitas cidades já estabeleceram limites para o número de passageiros permitidos no transporte público, o que pode dificultar a locomoção.
Atrações populares e restaurantes podem ter sido forçados a fechar, então sempre pesquise antes a situação dos lugares que você deseja conhecer.
Por fim, certifique-se de obter um seguro de viagem para o destino escolhido que cubra questões relacionadas ao COVID. A última coisa que você quer é ter que pagar por tratamento médico no exterior, que pode ser muito caro, ou ser forçado a ficar em quarentena por conta própria.
Verifique se há ofertas de viagens antecipadas
Desesperados para reviver o turismo, muitos países estão oferecendo grandes incentivos para encorajar os viajantes a fazer reservas. Dependendo do destino, você pode conseguir voos com grandes descontos, vouchers grátis para atrações locais ou isenção de taxas de visto de turista.
Muitos governos locais também implementaram vários esquemas de vouchers de viagem que podem ajudá-lo a cobrir alguns dos custos associados à viagem, caso você se qualifique. Os vouchers geralmente são gratuitos, mas você precisa se registrar e pode haver um gasto mínimo e um período de viagem elegível durante o qual você pode reivindicar o dinheiro de volta.
Porém, nem todos os países estão ansiosos para receber os turistas de volta. Alguns, na verdade, proibiram turistas internacionais ou tornaram mais cara a visita por meio da implementação de um grande depósito obrigatório para viagens, que pode ser usado para pagar quaisquer exames médicos ou tratamentos que você fizer enquanto estiver em seu país.
E embora os voos possam ser um pouco mais baratos nos primeiros meses pós-COVID, espera-se que as viagens aéreas se tornem muito caras nos próximos anos, à medida que as companhias aéreas tentam recuperar suas perdas e escapar de problemas financeiros.
Faça da saúde e segurança uma prioridade
É sempre uma boa ideia marcar uma consulta médica antes de marcar qualquer viagem para ter certeza de que você está apto para viajar, ainda mais durante a pandemia.
Independentemente de você estar apresentando sintomas de COVID ou não, ainda é de sua responsabilidade ter certeza de não estar assintomático, para não espalhar o vírus sem saber.
Certifique-se de levar várias máscaras, em parte porque são obrigatórias em muitos lugares, mas também porque podem ajudar a prevenir você de contrair COVID e outras doenças durante a viagem.
Leve desinfetante/álcool para as mãos e use-o depois de tocar em superfícies públicas de alto tráfego e use lenços desinfetantes para limpar itens comumente tocados em seu quarto de hotel.
Mantenha o distanciamento social e lave as mãos regularmente durante as viagens, especialmente antes de comer. Muitos lugares, incluindo aeroportos, restaurantes e atrações têm estações de saneamento instaladas, então use-as.
Você também deve tentar evitar a troca de dinheiro físico e optar pelo pagamento com cartão de crédito sem contato sempre que possível.
Aprecie mais viagens
Todos nós percebemos que viajar é um privilégio e não um direito. Vimos como as viagens podem ser reduzidas rapidamente, então é importante realmente apreciar as oportunidades que temos de viajar.
Aprenda a não planejar demais o seu itinerário e, em vez disso, tente viver mais o momento. Diminua a velocidade de sua viagem e realmente aprecie um destino com todos os seus sentidos.
Tenha paciência com a hospitalidade e os funcionários do setor de viagens, pois eles passaram por momentos estressantes e estão fazendo tudo ao seu alcance para que você volte a viajar.
Aprenda a abraçar e respeitar as culturas locais e retribuir os lugares que você visita. Agora, mais do que nunca, também é hora de apoiar as pequenas empresas que estão lutando para sobreviver após a pandemia.
Muitos de nós também recorremos a olhar para trás em fotos de viagens antigas para relembrar enquanto estávamos presos em casa. Uma imagem vale mais que mil palavras e pode trazer de volta todos os tipos de memórias de viagem memoráveis, então aprenda como tirar melhores fotos de viagens para realmente dar vida a essas memórias.