Existem muitos “dias mundiais” fantásticos que podemos comemorar em todo o mundo. No entanto, para os amantes de doces entre nós, o Dia Mundial do Chocolate é um dos melhores! Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate que acontece em 7 de julho, nós criamos uma lista dos melhores destinos ao redor do mundo para os amantes de chocolate visitarem!
Uma breve história sobre o Chocolate
O chocolate originou-se na Mesoamérica (atual México) há mais de 4.000 anos, com o antigo povo olmeca. Os olmecas foram o primeiro grupo a cultivar e cultivar a planta do cacau. De fato, eles usaram a criação em rituais e remédios bebendo-a.
O chocolate chegou à Europa em 1500 e cresceu em popularidade a partir de 1600. O resto, como dizem, é história!
O Dia Mundial do Chocolate foi celebrado pela primeira vez em 2009 e é um dia para celebrar as criações de chocolate em todo o mundo. Dê uma olhada nos nossos principais destinos para os amantes de chocolate visitarem abaixo:
Destinos para os amantes de chocolate ao redor do mundo:
Suíça
Indiscutivelmente, o destino de chocolate mais famoso do mundo no momento é a Suíça. Na verdade, este é o lugar onde o chocolate de leite sólido foi criado pela primeira vez em 1875 pelo confeiteiro Daniel Peter e a Suíça é famosa por seus ricos produtos de chocolate ao leite. A alta qualidade pode ser atribuída ao chocolate suíço sendo elaborado com leite alpino premium.
Visite a Suíça e você pode desfrutar de uma série de excursões de chocolate. Experimente a Lindt Home of Chocolate em Kilchberg perto do Lago de Zurique, visite o Mastrani Chocolarium em Flawil ou até mesmo faça uma viagem no Chocolate Train entre Montreux e a fábrica de chocolate Cailler-Nestlé em Broc.
Você também pode visitar chocolatiers em várias cidades, vilas e aldeias para saborear pratos locais, desfrutar de workshops e até embarcar em passeios de chocolate.
Curiosidade: A Suíça tem a maior taxa per capita de consumo de chocolate do mundo!
Post relacionado: O que fazer em Zurique em 2 dias ou mais
Bélgica
Além da Suíça, a Bélgica é outro dos destinos de chocolate mais famosos da Europa. A Bélgica abriga mais de 2.000 chocolateiros e o país produz em média mais de 274.000 toneladas de chocolate por ano! Assim como a Suíça, o país tem uma longa e ilustre tradição na fabricação de chocolate, iniciada no século XVII.
Hoje, a capital Bruxelas está no centro de todas as coisas de chocolate na Bélgica. Por lá você pode explorar fábricas de chocolate, participar de workshops e experimentar iguarias locais de chocolate. O Choco-Story de Bruxelas combina todos os itens acima com um pequeno museu, demonstrações ao vivo com um mestre chocolateiro, bem como a oportunidade de provar alguns doces.
Você também encontrará o Museu do Cacau e Chocolate em Bruxelas, bem como Chocolaterie Mary – que fica perto do Palácio Real e tem sido um favorito de longa data da Família Real Belga!
A Bélgica é conhecida por ser o berço do praliné. O Chocolatier Jean Neuhaus inventou o praliné em 1912 e esta confeitaria é imperdível quando você visita a Bélgica. Certifique-se de provar chocolate local, bem como waffles belgas durante a sua próxima visita! Complete os sabores clássicos da Bélgica com uma cerveja local também!
México
Temos as belas terras do México para agradecer por trazer o chocolate para o mundo, todos esses anos atrás! Embora suas origens fossem menos doces e mais amargas por natureza, os estilos tradicionais e contemporâneos de chocolate continuam a ser um grampo no México hoje.
Como mencionado acima, há milênios, os grupos indígenas da Mesoamérica cultivaram pela primeira vez grãos de cacau. Uma bebida quente, espessa e espumosa chamada “xocolatl”, que significa “água amarga”, era popular na época. Ao longo dos séculos, grupos como os astecas acharam os grãos tão valiosos que até os usaram como moeda e se referiram ao chocolate líquido como a “bebida dos deuses”!
Hoje, o chocolate permanece predominante na culinária mexicana. O chocolate estilo mexicano possui um sabor distintamente condimentado, pois geralmente é feito com nibs de cacau torrados, açúcar e canela como base. Aliás, uma das melhores maneiras de saborear o sabor é com uma caneca do autêntico chocolate quente mexicano!
França
Paris, na França, é amplamente elogiada como uma das capitais gastronômicas do mundo, com grande razão! É um centro de gastronomia e o país produz incríveis produtos artesanais, comida e vinho. Esta experiência gourmet também se estende às suas criações de chocolate!
Existem centenas de chocolatiers em Paris. Algumas das lojas de chocolate mais populares incluem La Maison du Chocolat, Jean-Paul Hévin e Pralus.
Quando estiver em Paris, a melhor maneira de conhecer a cena local do chocolate é visitar uma das butiques artesanais locais. Alternativamente, pegue um café e um bolo de chocolate para levar e aproveite suas compras enquanto passeia pelas ruas, cercado pela requintada arquitetura e monumentos da cidade!
Itália
Enquanto a Itália pode ser famosa por seus pratos saborosos de pizza, massas, carnes, queijo e vários antepastos, também é uma obrigação para os amantes de chocolate! Turim, no noroeste da Itália, é a “capital do cacau” do país. Aqui, uma iguaria de assinatura é o gianduiotto, que é chocolate feito com chocolate e avelãs e nomeado após o método de preparação chamado gianduia.
Visite Turim e experimente o gianduiotto, bicerin (uma bebida que é uma combinação de café e chocolate quente), nutella (o chocolate muito amado que é produzido nas proximidades da região do Piemonte) ou visite um café histórico para experimentar Merenda Reale.
Japão
Finalmente, os amantes de chocolate devem adicionar o Japão à sua lista de chocolates! Novo no chocolate japonês? Aguarde uma abordagem criativa para confeitaria! Na verdade, basta olhar para a versão de Kit Kats da Nestlé Japão que vem em uma variedade de sabores únicos, incluindo chá verde, sakura e até wasabi!
Enquanto estiver no Japão, adicione Pocky (biscoitos de chocolate), Black Thunder (biscoitos mergulhados em chocolate), tortas de chocolate Lotte e vários chocolates Meiji à sua lista gastronômica imperdível para provar as delícias locais populares.
Em Hokkaido, você pode visitar o Royce Chocolate Museum & Factory, que é uma loja conceito que oferece informações sobre como os produtos locais de chocolate são elaborados.