Todo mundo conhece alguma dica de como fazer a mala, algumas pessoas gostam dessa tarefa, outras não… Mas o que eu acho que todo mundo concorda é que desfazer as malas depois de viajar é muito pior! Às vezes você mal sabe por onde começar, então acaba largando a mala num canto durante uns dias (semanas?).
Há um milhão de postagens em blogs para ajudar a ensiná-lo a fazer as malas para as férias, mas o que acontece depois que você chega em casa? Muitos de nós nos tornamos procrastinadores sérios quando se trata de desfazer as malas. Eu entendo – ninguém quer reconhecer que a viagem acabou.
Voltar à realidade da rotina da vida real já não é fácil e desfazer as malas apenas adiciona mais tarefas desagradáveis à lista de afazeres da vida real.
Quando se trata de desfazer as malas depois de uma viagem, é provável que você se encaixe em um dos dois tipos de pessoas: as que desfazem as malas logo ao voltar para casa e as que deixam aquela mala cheia de roupas sujas e souvenires guardada até bater a coragem de arrumar tudo.
Se você é alguém que ainda tem aquela mala olhando para você do canto do quarto uma semana ou mais depois de uma viagem, provavelmente precisa de ajuda no departamento de desfazer as malas.
Quando chega a hora de desfazer as malas, você é forçado a encarar o fato de que esta viagem tão esperada acabou oficialmente.
Desfazer malas não precisa ser um grande drama. Estas cinco etapas podem ajudá-lo a organizar sua bagagem rapidamente após uma viagem:
Passo a passo para desfazer a mala sem stress
1. Coloque a mala em local externo
Antes de carregar aquela bagagem para o meio da sua sala ou quarto, deixe-a em uma área de “quarentena”, como varanda, lavanderia, garagem ou hall de entrada.
Isso já te ajuda a não ficar com uma mala no meio da sala e faz parecer que a casa está bagunçada. Deixar a mala em um ambiente arejado também ajuda a evitar que qualquer inseto (como pequenas aranhas, formigas e até percevejos) que possa estar em sua mala entre em sua casa.
2. Verifique se algo vazou
Assim que colocar a mala em ambiente externo, abra e verifique se algo vazou. Se não houve vazamentos, você tem mais tempo para cuidar de tudo, mas se houve, você vai ter que limpar e organizar tudo o quanto antes.
3. Leve TODAS as roupas diretamente para a lavanderia
Sei que a maioria das pessoas vai querer colocar as roupas não usadas de volta no armário, mas discordo. Em primeiro lugar, se as roupas ficaram em sua mala por dias, especialmente com itens sujos ocasionais, elas provavelmente precisam ser lavadas. Em segundo lugar, se você levou uma mala básica adequada, provavelmente acabou vestindo tudo o que levou!
Saiba como montar uma mala perfeita para sua viagem e não fique levando peso a toa.
O melhor a fazer é: leve todas as roupas para a lavanderia e jogue-as no cesto de roupa suja imediatamente. Você pode lavá-las mais tarde, mas pelo menos por enquanto elas já estão no lugar correto e não espalhadas pela sala.
Os sapatos também podem ficar na lavanderia para posteriormente serem limpos antes de serem guardados.
4. Leve cada nécessaire para o local correto
Bolsa de produtos de higiene no banheiro, nécessaire de maquiagem para onde ficam suas makes, etc.
Novamente, você não precisa desempacotar completamente as bolsas em si, basta colocá-las perto de onde os itens dentro dela serão usados a seguir para que você possa desempacotá-la à medida que avança.
Normalmente, eu tenho uma bolsinha de itens de higiene já montada só para viagens, então neste caso não há muito o que guardar, eu só mantenho a bolsinha do jeito que chega guardada para a próxima viagem.
O mesmo vale para meu kit médico e bolsa de eletrônicos. Quando chego em casa, simplesmente coloco toda a mala compartimentada em suas respectivas áreas da casa e vou guardando tudo durante o dia.
5. Coloque itens soltos em local público
Refiro-me a todos os itens aleatórios que se acumularam em sua bagagem, como panfletos, lembranças e bugigangas. Gosto de colocá-los em um canto do balcão da cozinha para que sejam destinados: seja jogar no lixo, seja guardar no escritório para posterior pesquisa.
No caso de lembrancinhas, coloco todas em um mesmo local para já ir separando o que é de quem…
6. Investigue, limpe e guarde
Agora que você esvaziou sua mala e as nécessaires, eu gosto de deixá-las tomando um ar por uns 2 dias, depois limpo com um pano úmido com álcool para então guardá-las.
Aí está. Uma maneira simples de desfazer as malas depois de uma viagem para não ficar com aquela mala ou mochila parada no canto da sala. O que restou agora são funções que podem ser feitas de acordo com a rotina normal da casa, lavar as roupas, limpar os sapatos…
Desta forma o fato de não ter uma mala “te olhando” na sala já tira um grande peso dos seus ombros de “obrigação” de desfazer a mala.
Respostas de 2
Adoro viajar, mas odeio desarrumar as malas!
kkk eu super te entendo!!