Como a nação mais antiga da Terra, o Egito deixou uma marca de historia do mundo. Dos mistérios das pirâmides à tradição egípcia, o Egito percorreu um longo caminho desde o que conhecemos hoje. Dê uma olhada na história profundamente enraizada da cultura egípcia com esses fatos interessantes sobre o Egito.

O Egito é um dos lugares mais secos da Terra
Considerando que é principalmente deserto, este é um dos fatos mais surpreendentes sobre o Egito. O Egito experimenta apenas uma escassa polegada de chuva a cada ano, o que o torna fortemente dependente do rio Nilo para obter água.
O Egito nem sempre foi deserto
Durante a última Idade do Gelo, o deserto egípcio e o resto do grande deserto do Saara eram uma planície coberta de grama pontilhada de árvores e pequenos lagos. Aqui, os ancestrais pré-históricos dos antigos egípcios caçavam e coletavam alimentos .
Quando a Idade do Gelo terminou, a mudança climática fez com que as temperaturas subissem. Em poucos séculos, a região se transformou de uma pastagem úmida em um deserto escaldante. O homem e os animais migraram para o Nilo, que acabou dando origem à civilização egípcia antiga.
As pirâmides egípcias são tumbas
Uma das primeiras coisas que você associaria ao Egito são suas pirâmides. Originalmente, os antigos egípcios os construíram como um local de descanso final para a realeza egípcia. Pirâmides simbolizam como a luz desce do Sol para a Terra, da mesma forma que uma pirâmide desce de seu pico até o solo.
Os antigos egípcios também construíram todas as suas pirâmides ao longo da margem oeste do Nilo, referenciando o sol poente. Isso simboliza a vida após a morte na mitologia egípcia antiga.
Os egípcios valorizavam a mumificação como uma parte importante da preparação para a vida após a morte
Os antigos egípcios acreditavam que o corpo precisava permanecer intacto após a morte, pois seria ressuscitado assim que a alma de uma pessoa entrasse na vida após a morte. É por isso que os antigos egípcios proibiam a cremação e a usavam como a pior punição para os criminosos.
O calendário moderno vem do calendário egípcio antigo
O calendário solar de 365 dias que usamos hoje é fundamentalmente o mesmo que os antigos egípcios usavam. A única diferença é o nome dos dias e meses do ano. Originalmente, os egípcios criaram o calendário para ajudar a prever as inundações anuais do Nilo.
Os antigos egípcios tinham dois alfabetos
O primeiro e mais famoso são os hieróglifos, um alfabeto composto por mais de 100 pictogramas, cada um representando um conceito. Os pictogramas foram então reunidos para fundir conceitos em palavras e frases significativas. No entanto, este script foi usado apenas para fins cerimoniais e religiosos.
Em vez disso, documentos governamentais e materiais literários tendiam a ser escritos em escrita hierática, um alfabeto simplificado baseado em hieróglifos.
Maquiagem era unissex
Homens e mulheres egípcios usavam maquiagem. A tinta dos olhos geralmente era verde (feita de cobre) ou preta (feita de chumbo). Além de oferecer proteção contra o sol, os egípcios acreditavam que a maquiagem também tinha poderes mágicos de cura!
O Nilo é o rio mais longo da Terra
O rio Nilo é tão longo que os antigos egípcios nunca chegaram à sua nascente. Hoje, sabemos que está a mais de 3.000 km ao sul do Mar Mediterrâneo, em Ruanda e Burundi. Dos 3.000 km de comprimento do rio, quase um terço ou mais de 900 km fica no Egito, constituindo o último trecho do rio antes de desaguar no Mar Mediterrâneo.
O Egito tem um exército grande e poderoso
Só o exército conta com mais de 300.000 homens, com mais de 100.000 servindo entre a marinha e a força aérea. O Egito produz grande parte do equipamento militar necessário, mas também compra muito de outros países. Isso inclui França , Alemanha, Rússia e EUA .
O Egito tem ricos recursos naturais disponíveis
Nos tempos antigos, os minerais mais valiosos do Egito incluíam cobre, estanho e ouro. Os antigos egípcios usavam cobre e estanho para fazer bronze, o que tornou o Egito uma potência militar na Idade do Bronze. Os antigos egípcios valorizavam o ouro por seu uso em moeda e para fazer joias e outros itens. Hoje, os recursos naturais conhecidos e valiosos do Egito incluem petróleo e gás, bem como chumbo, manganês e fosfatos, entre outros.