OK, então você tem o seu nicho, o seu “porque” e seu superpoder. Se você não sabe do que estamos falando, estamos fazendo uma série de 3 artigos para te ajudar a criar seu canal no Youtube:
- Como Começar no Youtube
- Como Criar um Canal no Youtube (você está aqui)
- Erros a Não cometer no Youtube
O próximo passo é criar seu canal no YouTube e incorporar seu nicho no processo. Sua marca é muito importante e definitivamente eu demoraria um pouco nisso para definir exatamente como meu canal será. Antes de continuarmos, indico a leitura deste artigo: Como Criar Identidade Visual para sua Marca.
Crie seu canal no youtube (defina um nome, login e senha)
Quanto mais você for consistente com seu canal e com sua marca e identidade visual, mais facilmente as pessoas vão identificar quem você é. Branding é basicamente você contar sua história e seu “porquê” por meio de imagens e arte em seu canal.
Canva: Ferramenta para te ajudar
Primeiro passo, se ainda não o fez, passe bons momentos explorando seu novo melhor amigo: o site ou aplicativo do Canva. Se você já tem experiência em artes gráficas com o Photoshop, sem dúvida, você está à frente e esse inclusive pode ser seu super poder!
Se você não é tão familiarizado com essas ferramentas gráficas, vai adorar o Canva. A melhor parte é que o Canva é gratuito (há uma versão paga, mas a gratuita é MUITO completa, por isso sempre indico).
Eu, pessoalmente, adoro o Canva e o principal motivo é que ele permite que você crie modelos que podem ser reutilizados continuamente. Isso é importante por alguns motivos. Primeiro, alguns modelos bem feitos ajudam a manter uma aparência uniforme em seu canal e a manter suas miniaturas e postagens de blog com aparência consistente com fontes e cores semelhantes. Segundo, isso economiza muito tempo!
Página inicial do seu canal
A seguir, vamos nos concentrar na página inicial de seu canal no YouTube. Esta página inicial é muito importante e geralmente determinará se alguém se inscreverá em seu canal. A maioria dos assinantes que você consegue virá frequentemente desta página. Se alguém descobrir seu canal por meio de um vídeo que encontrou por meio de pesquisa, na maioria das vezes, essa pessoa passará algum tempo examinando seu canal, especialmente esta página importante. Depois de passar alguns segundos verificando, ele determinará se eles vão se inscrever ou não. Pense em quando você acessa um canal pela primeira vez. Quais são os tipos de coisas que você gosta de ver? Eu não posso enfatizar o quão importante esta página é para sua marca geral e para o crescimento de seu canal.
Pense nas cores e fontes que deseja em todos os seus gráficos. As pessoas adoram consistência e a maneira mais fácil de começar a criar a imagem da sua marca é escolher de duas a três cores e duas fontes que você usará de forma consistente em todo o seu canal em suas miniaturas, em seu vídeo e banner do YouTube. Claro, você sempre pode mudar de ideia, alterá-la e ajustá-la no futuro, mas criar a imagem desde o início dará um ar de credibilidade a você e ao seu canal.
Capa do canal
Quando alguém visita seu canal, sua capa do YouTube é a primeira coisa que a maioria das pessoas vê. Sua capa deve ser um reflexo de você, do nicho que você está almejando e de sua programação de upload. Eu incluiria pelo menos uma foto sua e uma breve descrição do valor que seu canal tem para seu público.
Outra coisa que você pode considerar é a criação de um logotipo.
Trailer do canal
Em seguida, quero que você envie um trailer do canal. O YouTube oferece a opção de selecionar um vídeo para destacar no topo da página inicial do YouTube, abaixo do banner do canal. Esta é uma grande oportunidade de apresentar seu MELHOR vídeo ou de criar um trailer de canal que demonstre a proposta de valor de seu canal e dê um vislumbre de sua personalidade.
Existem muitos motivos pelos quais é importante ter um trailer do canal. Um é atrair novos inscritos, mas o outro será útil quando você começar a trabalhar com marcas e usá-lo como uma ferramenta para alcançá-los e mostrar você e sua personalidade.
Listas de reprodução
Em seguida, quero que você crie listas de reprodução (ou playlist)! As listas de reprodução são MUITO importantes e poucas pessoas aproveitam esse recurso.
No nosso canal, criamos uma playlist para cada país que passamos e também temos outras de assuntos específicos.
Eu criaria três listas de reprodução, mas você pode criar 4 ou mais, se quiser. A primeira lista de reprodução deve ser a sua “melhor”.
As playlists devem estar relacionadas com o seu nicho e dentro delas ficam os vídeos com um mesmo tema.
Conteúdo dos vídeos
Por último, quero que você considere o conteúdo de seus vídeos.
Vamos começar lendo este artigo: Calendário Editorial – apesar dele se tratar sobre blogs, você pode criar um calendário editorial para seu canal do youtube usando exatamente o método descrito no post.
Introdução
A primeira coisa que as pessoas veem ao assistir ao seu vídeo é uma introdução. Você pode criar uma pequena vinheta para adicionar alguma consistência a todos os seus vídeos. Um rápido videoclipe de dois segundos é tudo que você precisa.
Ou você pode optar por não ter uma vinheta mas ter uma frase de abertura que você fale em todos os vídeos.
Chamada para ação (Call to Action)
Crie uma chamada para ação para que seus expectadores façam algo, por exemplo, peça para se inscreverem no seu canal, ou para curtir seu vídeo. Isso é importante para o engajamento em seus vídeos.
Miniaturas (Thumbnail)
E, finalmente, miniaturas! As miniaturas são muito importantes para fazer as pessoas clicarem em seu vídeo quando aparecerem em pesquisas ou em seus feeds. As miniaturas devem ser brilhantes, atraentes e todas as fontes devem ser grandes e legíveis. Além disso, você deseja que sua miniatura reflita a aparência e a marca de seu canal. Você deseja que alguém olhe rapidamente para uma de suas miniaturas e saiba imediatamente que é o seu canal. Você pode ser muito criativo com suas miniaturas, mas certifique-se de que elas se destaquem e sejam consistentes.
Crie modelos de miniaturas que você usará em seus vídeos.
Ufa! Essa foi a lição e tanto. Espero que você tenha aproveitado muito e seja capaz de seguir esse conselho e incorporá-lo em seu canal.