Você pode gastar todo o seu tempo escrevendo um blog requintado ou criando a publicação perfeita no Instagram ou no YouTube, mas se você não tiver uma audiência para ler suas palavras, tudo o que você está fazendo é gritar no vazio. Infelizmente, conseguir novos leitores e inscritos para o seu blog não é tão simples como era antes.
Se os métodos tradicionais de atrair novas pessoas para seus canais de mídia social não estiverem funcionando, aqui estão algumas maneiras de tentar trazer crescimento às suas redes:
Ofereça-lhes algo gratuito
As pessoas adoram receber coisas grátis. É por isso que as pessoas se inscrevem em uma lista de e-mail que talvez nem desejem para obter algo grátis.
Para ganhar inscritos no blog e listas de e-mail, considere oferecer um e-book gratuito.
Seu público-alvo existente deve ser o primeiro a aprender sobre suas ofertas, e desta forma novos seguidores se inscreverão simplesmente porque eles têm a chance de ganhar algo.
Você pode entender melhor sobre isso aqui: Como Aumentar as Visitas no seu Blog
Use uma chamada para ação
Se você ainda não está familiarizado com o Call to Action (CTA), deve aprender já: uma chamada à ação (CTA) deve ser uma chamada que leve seu leitor ou seguidor a fazer algo que você queira.
No Instagram, isso pode ser feito dizendo ou escrevendo: “Clique no link da bio” ou “arrasta pra cima” nos seus Stories.
No YouTube, pedir para alguém curtir, se inscrever e clicar no sininho de notificação é a versão de um CTA.
Uma pergunta para as pessoas responderem nos comentários, ou um pedido de inscrição, faz parte do CTA de um blog.
Infelizmente, as pessoas se cansam de ver a mesma mensagem repetidamente, especialmente se já se inscreveram no seu blog ou na plataforma de mídia social de sua escolha.
Então sempre pense em CTAs inteligentes, que não cansem e não sejam mais do mesmo.
Torne divertido se inscrever
Isso pode parecer senso comum, mas é algo que muitos criadores de conteúdo parecem esquecer. Não faça com que seus assinantes saiam do seu site para encontrar o formulário de inscrição.
Facilite a inscrição, mantendo-a em cada página ou fornecendo um botão “clique aqui para se inscrever” logo na primeira página do seu site.
As pessoas não se esforçam para se inscrever em um site se você tornar esta tarefa difícil ou se não sentirem que fazem parte de uma comunidade.
Otimize seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa
A otimização de mecanismos de pesquisa ainda é uma ferramenta importante para blogueiros e proprietários de sites. Nem todo o tráfego será proveniente de compartilhamentos de mídia social, portanto, você precisa facilitar a localização das pessoas quando elas vêm dos mecanismos de pesquisa.
Estudo sobre SEO. Pare de pensar em SEO em termos de palavras-chave. Em vez disso, pense em como você faria uma pergunta a alguém se o Google fosse um ser humano. Pode não ser uma pessoa real do outro lado dessa pesquisa, mas o Google quer que você pense que existe.
Leia sobre 5 Itens a Desenvolver se você Deseja ter um Blog e não deixe de aprender sobre SEO.
Seja paciente, mas também seja consistente
Você não atrairá centenas ou milhares de novos assinantes da noite para o dia. Seja paciente, mas acima de tudo, seja consistente. O envolvimento consistente com seus seguidores fará com que eles sintam que significam mais para você do que apenas suas métricas de mídia social.
Embora você não precise responder pessoalmente a todas as mensagens – seria o ideal, mas sabemos que isso pode ser bastante intimidador se você tiver dezenas de milhares de seguidores – tente se envolver com o maior número possível de pessoas.
Veja também 10 dicas para quem quer ter um Blog
Se seu objetivo é se tornar um influenciador, esteja você trabalhando no Instagram, YouTube ou simplesmente tentando criar uma audiência para o seu blog, não desista. É um processo longo e às vezes tedioso, mas acaba valendo a pena no final.