Você está planejando sua próxima viagem à Polônia e não tem certeza se deve visitar Cracóvia ou Varsóvia? Não se preocupe, este post vai te ajudar.
A Polônia é um dos destinos mais subestimados da Europa, infelizmente. Como o sexto maior país da Europa em população, há muitas razões pelas quais a Polônia deve estar na lista do seu roteiro de viagem pelo Leste Europeu. Além disso, a Polônia é um dos nossos países preferidos da Europa e esperamos que você também goste.
E quando se trata de história, a Polônia tem um papel fundamental a desempenhar. É o local de nascimento de grandes personalidades e líderes influentes em todo o mundo, incluindo Frederic Chopin, Marie Curie e o Papa João Paulo II.
Então, se você deve escolher entre Cracóvia e Varsóvia – qual você deve visitar?
Noções básicas sobre Cracóvia e Varsóvia
Ao contrário de muitas capitais da Europa Oriental, a capital da Polônia, Varsóvia, não abriga as melhores atrações que o país tem a oferecer. Na verdade, mais de 90% da arquitetura histórica da cidade foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial, então o que você encontrará é uma reprodução completa (e fiel) da Antiga Varsóvia.
A cidade possui uma vida cultural vibrante com muitas galerias de arte e museus para os aficionados por história. Uma parte da cidade é moderna, com arranha-céus e shoppings que fazem da capital uma mistura de novo e antigo, local perfeito para quem gosta de conhecer mas também fazer compras.
Cracóvia, por outro lado, sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, com muitas de suas arquiteturas históricas intocadas. Todas as atrações podem ser facilmente acessadas a pé, graças à sua localização na compacta Cidade Velha. Além de sua natureza bem preservada, a proximidade de Cracóvia a muitas atrações naturais e culturais e outras cidades turísticas como Zakopane e o Campo de Concentração de Auschwitz a torna um destino mais turístico.
Agora que você já conhece algumas noções básicas sobre cada cidade, agora é hora de entrar em detalhes sobre qual cidade escolher
História
Quando se trata de história, Cracóvia pode ser considerada a vencedora. Isso ocorre porque a arquitetura histórica da cidade permaneceu intocada durante a Segunda Guerra Mundial. Você pode facilmente explorar a história secular do país apenas observando seus prédios. A arquitetura bem preservada é uma beleza de se ver.
Um dos motivos pelos quais a cidade escapou dos estragos que outras cidades polonesas enfrentaram foi por ter sido declarada capital durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como sede do poder pelos nazistas.
Varsóvia, por outro lado, foi completamente destruída durante a guerra. A Varsóvia que vemos hoje é uma réplica completa da antiga cidade antes da destruição. Foi reconstruída usando fotos da antiga cidade. Isso faz de Varsóvia a ganhadora em termos de museus que contam essa história.
Ambas as cidades têm sua própria história única que vale a pena explorar. Cabe a você decidir se deseja explorar uma cidade reproduzida para parecer original ou explorar as ruas de uma cidade com uma ampla gama de atrações históricas originais.
População
Varsóvia é o lar de quase 2 milhões de pessoas. É a única cidade da Polônia com a maior população que ultrapassa a marca de um milhão. Cracóvia tem uma população de mais de 700.000 habitantes.
O centro de Varsóvia é sinônimo de arranha-céus e habitações cinzentas de estilo socialista. Uma grande porcentagem dos residentes de Varsóvia são jovens estudantes e empresários. Para quem procura um ar mais urbano, Varsóvia é o lugar para estar.
Cracóvia é mais voltada para o turismo, com muitas atrações que atendem aos viajantes estrangeiros. Cracóvia tem uma vibração mais calma. É por isso que a maioria dos viajantes estrangeiros fala com mais frequência sobre esta cidade. Cracóvia é de fato um destino onde você encontrará o lado autêntico da Polônia intocado.
Cultura
Ambas as cidades abrigam muitos pontos turísticos interessantes, incluindo castelos e museus para manter os visitantes entretidos por dias.
Em Varsóvia, você encontrará museus populares como o Copernicus Science Centre, o POLIN Museum of the History of Polish Jews e o Uprising Museum.
Dê um passeio pelo jardim da cobertura da Universidade de Varsóvia. Este é um local incrível para fugir da agitação da vida da cidade enquanto aprecia a paisagem deslumbrante.
Além disso, Varsóvia tem muitos parques e espaços verdes onde você pode respirar ar puro. Um desses lugares é o Parque Lazienki, o maior parque da cidade.
Cracóvia também tem seu próprio quinhão de museus, como o Museu da Fábrica de Oskar Schindler, o Museu da Farmácia, o Castelo Real Wawel e muito mais. Seu espaço verde mais popular para passear é o Planty Park.
Preços
A Polônia é um país incrivelmente acessível, apesar de ter uma das economias mais fortes da UE. Uma das razões para sua acessibilidade é porque a Polônia usa sua própria moeda chamada Zloty e ainda está para fazer a transição para a moeda padrão da UE, o Euro.
Em termos de orçamento, Cracóvia é relativamente mais barata do que Varsóvia. Cracóvia é mais econômica em termos de alimentação, acomodação em hotel e custo de vida em geral.
Varsóvia é a capital e o centro econômico da Polônia. Como tal, restaurantes, acomodações e transporte são um pouco caros. Embora a diferença de preço não seja significativa, ela existe.
Durante o verão, os preços de Cracóvia tendem a ser um pouco mais elevado devido ao afluxo de turistas. Mas no geral, Cracóvia é mais barata do que Varsóvia.
Comida
Como uma cidade com uma vibração internacional, Varsóvia apresenta todos os tipos de restaurantes de diferentes nacionalidades, incluindo Índia, China e Itália. Na mesma linha, a cidade possui restaurantes locais que servem, obviamente, o melhor da comida polonesa. Do café da manhã ao jantar, se você é exigente na hora de comer, Varsóvia nunca irá decepcionar.
Para aqueles que gostariam de experimentar a autêntica comida típica polonesa, Cracóvia é a escolha certa. Cracóvia tem uma variedade maior de comidas tradicionais, restaurantes familiares e pubs de vodka do que Varsóvia, um destino altamente influenciado por sabores internacionais.
E agora, qual você deve escolher? Varsóvia ou Cracóvia?
Cracóvia é o destino turístico mais popular da Polônia e por boas razões. De acessibilidade e arquitetura histórica a vibrante vida noturna e cultura impressionante, Cracóvia tem de tudo.
Embora seja aconselhável visitar Cracóvia e Varsóvia, se você estiver viajando para a Polônia pela primeira vez, se fosse para visitar apenas uma das cidades, com certeza eu indicaria Cracóvia.
E quando você retornar para uma segunda visita à Polônia, você adiciona Varsóvia em seu roteiro.
Respostas de 2
Bom dia. Acabo de voltar da Polônia. Que país incrível.
Ficamos 4 dias em Varsóvia e 3 na Cracóvia (além de 2 em Zakopane)
Difícil dizer a melhor.
Minha filha (19 anos), preferiu Cracóvia, segundo ela povo mais sorridente, mas jovem, etc.
Minha esposa… deu empate.
Eu, já preferi Varsóvia, mais séria, mas imponente.
Olá Eduardo! Fico feliz que gostaram, a Polônia é um dos nossos países preferidos!