DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Como Visitar o Atomium em Bruxelas, Bélgica

Compartilhe:

Em 1958, o atomium foi construído para a Feira Mundial de Bruxelas e nunca pretendeu ser uma parte permanente da paisagem da cidade muito menos um ícone da Bélgica, mas tal como a Torre Eiffel para os franceses, assim que a feira terminou, os belgas queriam manter a estrutura gigante.

Curiosidades sobre o Atomium

O Atomium deveria durar apenas seis meses, mas sua popularidade fez com que as autoridades adiassem sua demolição ano após ano.

Este incrível monumento consiste em nove esferas de aço inoxidável conectadas por tubos para formar um modelo de cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Com 102 metros de altura, é uma visão verdadeiramente impressionante de se ver.

atomium bruxelas bélgica

Ao contrário do que muitos acreditam e do que seu nome dá a entender, o Atomium não é a representação de um átomo, mas sim de um cristal de ferro gigante, ampliado 165 bilhões de vezes.

É formado por nove esferas dispostas na forma que os átomos de ferro assumem a forma de cristal do elemento. (A química que mora dentro de mim ficou maravilhada ao ver de perto!)

Projetado por André Waterkeyn (diretor de uma federação de empresas metalúrgicas e não escultor de profissão), uma das ideias originais era construir uma versão invertida da Torre Eiffel, mas, mantendo o tema da era atômica dos anos 1950, ele construiu o Atomium.

Como chegar ao Atomium

O Atomium está localizado no planalto Heizel, em Laeken, no norte da cidade. 

Existem várias opções para chegar até lá:

Transporte público

Você pode comprar um cartão turístico de Bruxelas com transporte público STIB, que permite o uso ilimitado de todos os ônibus, bondes ou linhas de metrô STIB por 24, 48 ou 72 horas na região de Bruxelas.

O Bruxelas Card também dá acesso gratuito a 41 museus de Bruxelas, além de descontos nas atrações mais populares, por isso certamente vale a pena o investimento. 

Você pode pegar a linha 6 do metrô ou um bonde até a estação Heizel (a estação do metrô e do bonde ficam lado a lado).

Ônibus hop on hop off

Há também o famoso ônibus turístico Hop-on, Hop-off de Bruxelas. Este ônibus permite que você embarque e desembarque pela cidade e explore monumentos como o Atomium, o Parlamento Europeu e o Museu de Belas Artes.

Esta opção é sempre popular entre os turistas (apesar de não ser a mais barata) e é uma ótima maneira de ver com facilidade muitos pontos turísticos famosos de Bruxelas.

Se estiver pensando em ir de carro, é muito fácil de chegar usando o mapa acima, mas saiba que o Atomium não dispõe de estacionamento privado.

Tours e Excursões

Para quem tem pouco tempo ou prefere que tudo seja organizado para eles, existem alguns passeios incríveis no  Get Your Guide disponíveis para reserva com antecedência. Estes incluem o atomium:

Quanto custa o ingresso do Atomium

Adultos: 16€ por pessoa.

Crianças: 8,50€.

Recomendo sempre reservar seus ingressos com antecedência, pois as filas para compra do ticket de entrada podem ser grandes, dependendo do período.

Horário de funcionamento do Atomium

Segunda a domingo: 10h às 18h

O horário de maior movimento costuma ser entre 11h e 15h, então chegue cedo ou no final da tarde para evitar multidões.

Reserve cerca de 2 horas para dar uma boa olhada ao redor. Ou mais, se você quiser fazer uma parada no restaurante.

O ver no Atomium

Muitas vezes comparado a uma nave intergaláctica digna do filme de ficção científica de 2001, uma Odisséia no Espaço ou uma decoração de submarino; no seu interior, o Atomium proporciona um passeio surreal por espaços surpreendentes, cada esfera tem 18m de diâmetro e são sustentadas por tubos que escondem escadas rolantes e animações de som e luz.

Este interior único no mundo é o resultado da colaboração entre os irmãos André e Jean Polak e o engenheiro André Waterkeyn.

O passeio pelo Atomium inclui a visita de 5 esferas:

mapa atomium bruxelas

A esfera inferior (níveis 1 e 2) abriga uma exposição que conta a história do antigo pavilhão da Expo 58, incluindo a única representação em 3D do local da Feira Mundial de 1958.

Aqui você também encontrará uma seção dedicada ao declínio do edifício na década de noventa e à grande reforma entre 2004 e 2006. Seguida pela subsequente reabertura do Atomium em 2006.

Os níveis 3 a 5 contém exposições temporárias.

Na esfera superior, a 97 metro de altura (nível 7) você encontrará a área principal chamada Panorama, que oferece uma das melhores vistas de 360 ​​graus da cidade de Bruxelas. Juntamente com muitos painéis informativos sobre a Expo 58 e outros fatos fascinantes.

Porém, o Mirante a 36 metro de altura (nível 6), em uma das esferas laterais, é recomendado como o melhor local para ótimas fotos artísticas, pois oferece vistas da cidade através da estrutura do Atomium.

Ainda na esfera mais alta (nível 8) fica o restaurante, que você pode reservar para ter um jantar incrível com uma vista espetacular.

O Atomium de Bruxelas é um edifício único que oferece uma experiência única e é um ponto obrigatório quando se visita a capital belga.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *