Por algum motivo, as pessoas costumam associar riqueza a liberdade. Para algumas pessoas, viajar muito é algo que eles associam a muito gasto, muito dinheiro e praticamente à ser rico. Mas é óbvio que podemos viajar muito não sendo rico.
À primeira vista, pode parecer que o estilo de vida que escolhemos foi fácil, mas na verdade foram anos de trabalho, planejamento, muita economia, escolhas e renúncias.
Já contamos nossa história e como nos tornamos nômades em 2019 e 2020. Conhecemos mais de 20 países e ainda hoje temos liberdade geográfica para trabalharmos (e muito) de qualquer lugar do mundo.
Se você quer saber o que fizemos para viajar muito mesmo não sendo ricos, deixo aqui 3 pontos que acho que fizeram diferença em nossas viagens:
Priorizamos as viagens
Viajar nos faz feliz então priorizamos isso. Sim, priorizar é o que te permitirá viver seus sonhos.
Coloco prioridades
em tudo o que faço. Eu coloco minhas prioridades em experiências sobre ganhos materiais, metas de longo prazo sobre recompensas de curto prazo.
Em vez de gastar meu dinheiro em uma xícara de café da Starbucks todos os dias, economizo, bebo café normal em casa e uso esse dinheiro para viajar.
Roupas novas todo mês? Quem me conhece sabe que estou quase sempre com as mesmas roupas a anos. Vou trocando alguns acessórios que fazem diferença e me ajudam a compor looks diferentes com as peças que já tenho.
Definir prioridades o ajudará a controlar o desejo de gastar dinheiro em porcarias desnecessárias como essas e, em vez disso, gastar em algo que fará você se tornar uma pessoa melhor, como viajar.
O Que Você Pode Fazer:
Antes de colocar suas prioridades nas coisas certas, primeiro você precisa saber o que quer fazer na vida. Encontre um tempo para si mesmo e explore o interior. Aprenda o que você gosta/não gosta através de experimentações e trabalhe para isso.
O que você realmente deseja no seu futuro? Viajar? Sair da casa dos pais? Comprar um carro? Encontre-se e priorize sua vida em torno de sua felicidade.
Trabalhamos muito
Escrevo para 2 blogs, tenho uma agência de viagens, cuido da casa e viajo. Rogério tem um emprego remoto de segunda a sexta, trabalhando MUITO.
Não aconteceu da noite para o dia. Se você ainda não viu nosso vídeo onde contamos um pouco sobre a nossa história, primeiro veja e então continue lendo.
Durante todo nossos anos de trabalho, sempre economizamos muito e planejamos viajar cada vez mais, fui ainda mais longe e pesquisei uma maneira de aprender novas habilidades para uma carreira independente de localização.
Comecei a escrever meu primeiro blog em 2012 e agora estou gerando uma boa quantia de renda extra.
Enquanto isso, Rogerio foi estudar sobre investimentos e depois começou a procurar uma vaga remota na área profissional dele.
O Que Você Pode Fazer:
Saiba o que você quer e trabalhe duro para isso. Se você sabe que viajar muito desempenha um papel importante na sua felicidade, tente descobrir uma maneira de ganhar a vida sem sacrificar a liberdade.
Aqui está o que eu fiz de diferente: Sei que viajar e liberdade são importantes para mim, por isso pesquisei em vários blogs de viagens e observei como eles ganham a vida mantendo seu estilo de vida de viagem. Com isso percebi que entre várias opções, trabalhar remotamente seria uma opção segura para nós.
Você pode viajar enquanto estiver trabalhando em tempo integral. Você só precisa dividir seu tempo corretamente e deixar espaços para que sua paixão cresça. Temos feito pequenas viagens durante a semana para cidades perto de onde moramos (mostramos tudo pelo Instagram @worldby2) e continuamos trabalhando normalmente de onde estivermos. Dessa forma conseguimos manter nossos empregos e viajar, sermos felizes.
Temos pouco
Nós possuímos menos coisas do que a maioria das pessoas que conhecemos.
As pessoas tendem a comprar mais à medida que ganham mais, e é quase impossível reverter isso. Nós, por outro lado, temos um custo fixo de vida muito baixo, inclusive mantemos o mesmo custo a ANOS, independente de quanto ganhamos. Desviamos tudo o que “sobra” do nosso dinheiro para nossas viagens (ou investimentos que nos darão futuras viagens).
Quase todas as pessoas que conhecemos (famílias e amigos) tem um perfil financeiro melhor que o nosso e quase todas viajam menos que nós.
O Que Você Pode Fazer:
Existe um ditado que diz: “Tenha menos e viva mais”. Viva por essas palavras e invista mais em experiências de vida, não em coisas. As experiências ficarão com você como uma lição ou uma lembrança afetuosa que você poderá reviver para sempre, enquanto as coisas materiais expirarão e o valor decairá com o tempo.
Evite fazer dívidas que irão ser usadas de desculpas no futuro para você não viajar. Você não terá mais desculpas que não viaja porque tem dívida se você não tiver dívidas (há!).
E não, nós não somos ricos! Eu gostaria que vocês pudesse perguntar a alguns de nossos amigos e familiares o que eles acham dos nossos gastos e se eles nos acham ricos. Tenho certeza que todos vão dizer que não somos ricos, mas que sabemos planejar e fazer escolhas na vida.
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!