Sabe qual é o principal motivo que te impede de viajar mais? Desculpa a sinceridade, mas aí vai: Viajar não é sua prioridade.
Preciso que você liste todas as “desculpas” que estão passando pela sua cabeça e que possivelmente o impeçam de viajar mais. Por quê? Bem, porque provavelmente um desses motivos estarão nessa lista e essas desculpas são inválidas e estão apenas impedindo você de viajar.
Neste post falaremos sobre os motivos que te impedem de viajar – E como superar cada um deles.
Possivelmente, algumas das coisas que você estará pensando são:
Eu não tenho dinheiro
Você tem. Se você realmente quer priorizar esse sonho, você tem sim dinheiro para realizá-lo. Apenas pare de usar esta desculpa se você comprou um iPhone para você no mês passado.
Se você faz 2 ou 3 viagens para a praia por ano, que “gasta pouco” mas juntas poderiam pagar aquela viagem internacional que você “diz” que deseja fazer.
É claro, que isso não é válido para aqueles que são atingidos pela pobreza extrema, porque eu estou obviamente escrevendo isso para pessoas como você que pelo menos tem a chance de acessar a internet, tem celular com internet, paga TV a cabo, compra roupa/sapatos todos os meses, etc.
Então pare de reclamar e assuma que viajar não é uma prioridade.
Leia os artigos: Não é Preciso Ser Rico para Viajar e veja mais motivos para você entender que viajar não é sua prioridade. E também Dicas para Viajar Barato: como economizar dinheiro em viagens.
Tenho medo de viajar sozinho(a)
Na verdade, quando você viaja, você nunca está sozinho. Se obrigue a conhecer pessoas ao longo do caminho. Você pode fazer amigos na estrada que podem se tornar seus melhores amigos para a vida toda.
Nós nunca iremos esquecer de um casal que conhecemos em Budapeste. Ambos turistas, nós estávamos sozinhos em um bar e eles também, então nos juntamos, nos divertimos demais em um bar de karaokê e nunca mais nos vimos, mas foi muito especial!
Então, tome isso como um desafio para si mesmo; é hora de deixar de ser dependente, e estou lhe dizendo, não é tão assustador viajar sozinho para o exterior, desde que você fique esperto e saiba aonde ir. (Para começar, você pode tentar fazer uma pequena viagem solo por alguns dias até alguma cidade próxima, só para ter uma ideia disso, e eu tenho certeza, você vai ficar bem.)
Além disso, o mundo não é um lugar tão assustador como o que a mídia diz. Acredite em mim quando digo isso. Você pode até descobrir que viajar sozinha pode ter suas vantagens e não apenas desvantagens.
Eu não posso deixar meu namorado(a)
Viajem juntos! Se vocês fizerem isso, os dois poderão guardar dinheiro juntos e isso tornará as coisas mais fáceis e mais viáveis. Vocês criarão lindas memórias juntos e tudo é mais fácil em dupla. No entanto, eu entendo que alguns parceiros não gostariam de fazer o mesmo… então se você ainda é jovem, eu recomendo fortemente que você não desista de seus sonhos por outra pessoa. (#ficadica)
Eu sou muito velho. Eu tenho filhos
Nunca é tarde demais. E criança não é empecilho! Há inúmeros locais adequados a idosos, a pessoas com filhos e há muitos locais se adequando às pessoas com mobilidade reduzida. Cada vez mais os locais turísticos estão se adaptando a todos!
Não tenho tempo para viajar
Muitas pessoas usam a falta de tempo como desculpa para não viajar mais. No entanto, a verdade é que, com um pouco de planejamento e flexibilidade, é possível encaixar viagens em praticamente qualquer agenda. Você não precisa tirar semanas de folga do trabalho para viajar; até mesmo escapadas de fim de semana ou feriados prolongados podem ser suficientes para explorar novos destinos.
Além disso, é importante repensar a maneira como utilizamos nosso tempo livre. Muitas vezes, desperdiçamos horas preciosas em frente à televisão ou nas redes sociais, quando poderíamos estar planejando nossa próxima aventura. Faça um esforço consciente para priorizar suas viagens e reserve tempo regularmente para explorar o mundo ao seu redor.
Conclusão
Viajar é uma das experiências mais gratificantes que podemos ter na vida, mas muitas vezes deixamos que desculpas infundadas nos impeçam de explorar o mundo ao nosso redor. Ao desafiar os mitos comuns que nos impedem de viajar mais e encontrar maneiras de deixar as desculpas de lado, podemos abrir as portas para aventuras emocionantes e experiências inesquecíveis.
Então, da próxima vez que você se pegar dizendo “não posso viajar porque…”, pare e pense se essa desculpa realmente é válida. Lembre-se de que existem soluções para quase todos os obstáculos que possam surgir, e que o mundo está esperando para ser explorado. Então, pegue seu passaporte, faça as malas e embarque na próxima grande aventura – você não vai se arrepender!