Esteja você saindo de férias, procurando um aluguel de hospedagem de médio prazo enquanto trabalha e viaja, ou simplesmente prefere ficar em acomodações exclusivas em vez de hotéis, você tem opções além do Airbnb. Uma dessas opções é o Vrbo, um mercado online que conecta proprietários que estão alugando suas casas com pessoas que procuram aluguel por temporada. Se você está pensando em alugar um local por temporada, aprenda como usar o Vrbo e veja o que você deve saber antes de reservar.
O setor de aluguel de curto prazo tem crescido nos últimos anos. Embora as restrições de viagens tenham prejudicado a indústria de viagens durante a pandemia, as coisas estão voltando ao normal rapidamente. E o compartilhamento de casas, ou acomodações de aluguel de curto prazo, são uma escolha popular tanto para viajantes quanto para anfitriões.
Plataformas de hospedagem como VRBO e Airbnb beneficiam tanto viajantes quanto anfitriões. Eles oferecem uma seleção de lugares e preços acessíveis para possíveis viajantes e permitem que os anfitriões obtenham renda por meio de investimentos imobiliários. Embora o VRBO possa ser a opção menos conhecida, é uma excelente escolha para quem pretende expandir o seu negócio de aluguer de curta duração. Mas como funciona o VRBO?
O que é VRBO?
Vrbo é a abreviação de Vacation Rentals by Owner e é um site que faz exatamente o que parece. Vrbo é um site de aluguel por temporada on-line onde os proprietários podem listar suas casas para alugar, os viajantes podem reservá-las e a Vrbo cuida da transação.
As propriedades da Vrbo variam de cabanas enormes nas montanhas, ideais para uma viagem de esqui em grupo, a casas mais convencionais nos subúrbios e residências exclusivas.
VRBO é muito semelhante ao Airbnb no sentido de que é uma plataforma de hospedagem de terceiros que permite listar seu aluguel de curto prazo. Os usuários podem navegar pelas listagens, reservar férias e pagar pela estadia, tudo no aplicativo VRBO. No entanto, ao contrário do Airbnb, o VRBO só permite anúncios de casas inteiras. Portanto, você não poderá listar seu quarto vago para alugar. Isso torna o VRBO mais adequado para estadias mais longas.
A Vrbo foi lançada em 1995 como um mercado de aluguel de temporada on-line e foi adquirida pela HomeAway em 2006. Depois que o gigante de viagens Expedia Group adquiriu a HomeAway em 2015, a Vrbo ficou sob a Expedia. Então, em 2020, as duas marcas – HomeAway e Vrbo – fundiram-se num único site Vrbo.
Porque escolher Vrbo
Passar a noite em um aluguel por temporada como o Vrbo às vezes pode ser mais barato do que hotéis (especialmente quando se viaja em grupos), já que muitas vezes você pode encontrar propriedades com vários quartos que acomodam várias pessoas. Além disso, os aluguéis geralmente incluem comodidades como máquinas de lavar e cozinhas, permitindo que você economize cozinhando.
Às vezes, a Vrbo oferece a melhor e única hospedagem disponível, especialmente se você estiver viajando para áreas remotas não atendidas por hotéis.
Mas alugar na Vrbo nem sempre é tão fácil quanto reservar um hotel. A menos que a propriedade esteja listada como “Reserva Instantânea”, você terá que enviar uma solicitação ao proprietário para reservá-la, adicionando mais um obstáculo ao seu planejamento de viagem. Além disso, algumas propriedades têm requisitos de estadia mínima, e às vezes aparecem estadias máximas.
Acrescente o fato de que você está hospedado em uma propriedade fora do padrão e deverá esperar inconsistências que provavelmente não encontrará ao se hospedar em hotéis, sejam os tipos de comodidades disponíveis, o processo de check-in ou as condições da sua hospedagem.
Como funciona o Vrbo?
Um diferencial importante entre a Vrbo e outras plataformas de aluguel por temporada é que a Vrbo só permite o aluguel de casas particulares inteiras. Compare isso com concorrentes como o Airbnb, que permitem espaços compartilhados, e os aluguéis da Vrbo significam que você nunca ficará em uma propriedade enquanto o proprietário (ou outros hóspedes, nesse caso) também estiver morando lá.
As listagens disponíveis variam em qualidade e comodidades, políticas de cancelamento e número de hóspedes permitidos.
A plataforma da Vrbo tem cerca de 2 milhões de anfitriões em todo o mundo (quase metade dos 4 milhões de anfitriões que o Airbnb afirma).
Como alugar na Vrbo
Configure uma conta no Vrbo
Para começar no Vrbo, você precisará criar uma conta no site, o que envolve simplesmente inserir um nome e endereço de e-mail. A partir daí, você receberá várias informações opcionais para entregar, incluindo uma breve biografia sobre você e sua foto.
Também existe a opção de verificar sua identidade. Se desejar, a Vrbo solicitará que você forneça seu endereço físico e data de nascimento. A Vrbo então tenta verificar essas informações e – se tiver sucesso – sinalizará sua conta como convidado verificado.
Preencher essas caixas opcionais normalmente é uma atitude inteligente, já que a maioria dos aluguéis exige que você solicite uma reserva (e o anfitrião pode optar por aceitar ou rejeitar sua solicitação). Uma conta verificada aumenta as chances de sua solicitação de reserva ser aceita.
A propósito, os anfitriões não verão todas as informações de identidade que você forneceu. Em vez disso, eles saberão apenas que você é um hóspede verificado – além de receber algumas informações básicas de contato, como e-mail e telefone, para que possam entrar em contato com você sobre sua viagem.
Como pesquisar uma hospedagem na Vrbo
Para encontrar um aluguel da Vrbo, adicione o local, datas e quantas pessoas ficarão hospedadas, depios use a variedade de filtros da Vrbo para restringir a pesquisa no site depois de inserir as datas, o destino e o número de hóspedes de sua preferência. Os filtros incluem as opções mais padrão que você espera, como número de quartos, disponibilidade e preço.
A Vrbo também possui filtros robustos que detalham os detalhes do aluguel por temporada dos seus sonhos. Você pode filtrar por tipo de propriedade e não se limita apenas a uma casa ou apartamento. Tipos de casas malucos estão incluídos, como castelos, pousadas e iates. Você também pode classificar por atividades próximas (com opções que incluem esqui, pesca, parques temáticos e cervejarias) e reduzir por características da propriedade, como piscinas, berços ou churrasqueiras ao ar livre.
Ao selecionar um anúncio, você poderá ver uma variedade de fotos, uma descrição detalhada da propriedade e comentários de hóspedes anteriores.
Fique atento
Também é aconselhável ler comentários recentes, pois uma descrição bem elaborada acompanhada de fotos esteticamente agradáveis não significa necessariamente uma ótima experiência. Da mesma forma, uma casa mal fotografada ainda pode ser ótima. Afinal, você provavelmente preferiria que seu anfitrião fosse um especialista em hospitalidade, não em fotografia.
Além disso, entenda as políticas de cancelamento, pois elas podem variar de acordo com a propriedade. Por exemplo, as políticas de cancelamento mais rigorosas são totalmente não reembolsáveis, enquanto as políticas mais flexíveis oferecem um reembolso de 100% se cancelar pelo menos 14 dias antes do check-in.
Se tiver alguma dúvida sobre uma propriedade, você pode enviar uma mensagem ao anfitrião diretamente na página da propriedade. Uma vez logado, selecione o link “Falar com o Anfitrião” localizado no lado direito da página de detalhes do anúncio e preencha o formulário com sua mensagem. Você pode esperar uma resposta do proprietário dentro de um ou dois dias. Se você não receber uma resposta, considere reservar um aluguel diferente.
Anfitriões Premium Vrbo
Você também pode optar por filtrar os resultados da pesquisa por Anfitriões Premium, que têm um selo especial exibido nas páginas de listagem de propriedades para designar seu status. Os anfitriões Premier são avaliados trimestralmente pela Vrbo e selecionados com base em fatores que incluem baixas taxas de cancelamento, altas pontuações nas avaliações e número de reservas.
Reservar e pagar pela sua hospedagem no Vrbo
Depois de definir o local que deseja alugar, você precisa determinar como reservá-lo a seguir. As etapas geralmente se enquadram em duas categorias: Confirmação em 24 horas ou Reserva instantânea.
Confirmação em 24 horas: envie uma solicitação de reserva e o anfitrião terá 24 horas para aceitar ou recusar.
Reserva Instantânea: Sua reserva pode ser confirmada sem esperar a aceitação do anfitrião.
Para ambas as opções, você deverá inserir as datas de chegada e saída, o número de adultos e crianças do seu grupo e se algum animal de estimação virá. Você também pode incluir notas de aluguel opcionais para o anfitrião.
Além da tarifa de reserva, a maioria das propriedades também inclui taxas adicionais, como limpeza, que o anfitrião define. Além disso, a Vrbo também cobra sua taxa de serviço.
Alguns anfitriões também exigem que você deixe um cartão arquivado, faça um depósito reembolsável ou adquira proteção contra danos materiais para cobrir quaisquer danos que você possa causar.
A Vrbo sempre cuida da transação e aceita Visa, Mastercard ou American Express.
O Vrbo é seguro?
Em teoria, sim. A Vrbo é um serviço legítimo de aluguel por temporada com precauções de segurança para mitigar riscos. Mas, em última análise, este é um negócio onde estranhos entram em sua casa – e você entra na casa de um estranho – então, como em qualquer relação desta natureza, podem surgir problemas.
Como cancelar uma reserva Vrbo
Para cancelar sua reserva Vrbo, faça login em sua conta e vá até a guia “Minhas reservas” e selecione “Alterar ou cancelar viagem”. A partir daí, você poderá revisar a política de cancelamento da sua propriedade. Se você for automaticamente elegível para cancelar e obter reembolso total, poderá selecionar o botão “Cancelar reserva”. Caso contrário, selecione o botão “Solicitar cancelamento”, enviando sua solicitação ao anfitrião para processamento.
As políticas de cancelamento variam de acordo com a propriedade e o anfitrião, mas serão explicadas na página dos anúncios para que você possa vê-las antes de reservar e pagar. Por exemplo, as políticas de cancelamento mais flexíveis da Vrbo permitem cancelar até 14 dias antes do check-in para obter reembolso total. Enquanto isso, outras não são totalmente reembolsáveis.
O que fazer se tiver problemas com uma reserva Vrbo
Se descobrir que o seu aluguel apresenta problemas sérios (ou se o anfitrião não responde totalmente), consulte o que a Vrbo chama de “Garantia de Reserva com Segurança”. Sem custos adicionais para si, a Vrbo promete ajudá-lo se o proprietário cancelar inesperadamente a sua reserva até 30 dias antes a sua estadia, se a propriedade tiver sido materialmente deturpada no anúncio ou se tiver problemas graves de saúde ou segurança.
Se precisar de ajuda, clique no botão “Entre em contato” na parte inferior da página.
VRBO x Airbnb
Embora existam muitas semelhanças entre VRBO e Airbnb, também existem algumas diferenças importantes. Por exemplo, como mencionamos acima, o VRBO só aceita anúncios de casas inteiras, enquanto o Airbnb permite que anfitriões compartilhem espaços.
Prós e contras do VRBO:
Prós:
- Oferece uma seleção maior de propriedades de maior porte para alugar
- Atende famílias e grupos maiores
- Oferece uma assinatura anual para o anfitrião, o que economiza dinheiro se você reservar muitos convidados.
- Exposição estendida de outras marcas associadas, como HomeAway
Contras:
- Exclui anúncios de quartos individuais e quartos compartilhados, portanto a seleção é menor que a do Airbnb
- As taxas de serviço ao hóspede podem ficar um pouco caras
Prós e contras do Airbnb
Prós:
- Oferece várias opções de acomodação, incluindo uma casa inteira e um quarto individual
- Adequado para viajantes da cidade e hóspedes em busca de aventura
- Oferece a oportunidade de reservar experiências e atividades com a sua estadia
Contras:
- As taxas podem aumentar, já que o Airbnb cobra uma taxa por cada reserva, e os anfitriões de grandes volumes podem pagar mais do que o planejado
- Pode haver mais concorrência de procura por hospedagens no Airbnb
Tanto o VRBO quanto o Airbnb oferecem grandes oportunidades para criar um fluxo de renda constante no setor de aluguel de curto prazo. E com cada vez mais estados e jurisdições se abrindo, agora é um ótimo momento para entrar no jogo.
Para quem pode oferecer aluguel de casa inteira, o VRBO é uma ótima opção, pois atrai mais famílias que buscam estadias mais longas. Isso reduz o retorno, o que pode economizar dinheiro e recursos.
Para quem aluga, ter mais opções de busca além do famoso Airbnb é uma excelente opção, até por conta desse site ter menos concorrência em pessoas procurando aluguel em altas temporadas.