DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Como Ficar mais de 90 Dias na Europa Legalmente e Sem Passaporte Europeu

Compartilhe:

Esta é uma das perguntas muito comuns que recebo dos leitores, especialmente porque nós conseguimos, em 2019, ficar na Europa legalmente por cerca de 10 meses, muito mais que o limite normal de 90 dias, e conseguimos isso sem ter cidadania ou um passaporte europeu.

Eu entendo que muitas pessoas querem ter o direito de ficar por mais de 90 dias na Europa, especialmente porque fazer uma Eurotrip completa ou tirar um ano sabático na Europa é o sonho de muita gente. 

Então, com este post sobre como ficar mais de 90 dias na Europa, irei lhe contar como ficar na Europa o tempo que você quiser, de forma legal e sem um passaporte europeu. Mas, primeiro, deixe-me dar algumas informações básicas:

1 ano na europa

Espaço Schengen

Antes de tudo, você deve entender o que é o espaço Schengen e como ele afeta sua viagem pela Europa, então não deixe de ler nosso post sobre o Espaço Schengen.

O Espaço Schengen é um grupo de 29 países que compõem a maior parte da Europa. Como parte de um acordo unificado, todos eles concordaram em abolir passaportes e controles de fronteiras internas. Isso significa que todos os países Schengen agem como se fossem apenas ‘um país’ – portanto, todos os cidadãos de cada estado membro são livres para ir a qualquer lugar que quiserem. Enquanto isso, os estrangeiros que desejam entrar no Espaço Schengen experimentarão o controle de fronteiras uma vez no primeiro país em que entrarem; mas depois disso, entrar em outros países membros não exigiria mais controle de imigração.

No entanto, existem vários países da Europa que não fazem parte do Espaço Schengen e fazem seu controle de fronteira próprio. Alguns são: Albânia, Chipre, Irlanda e …

O limite de 90 dias para ficar na Europa legalmente

Uma vez que você tenha permissão para entrar no Espaço Schengen – apenas com seu passaporte de turista – você SÓ poderá ficar dentro do Espaço por 90 dias em um período de 180 dias. 

O período de 90 dias não precisa ser consecutivo, é tratado como cumulativo; mas o fato é que, depois de ter permanecido em Schengen por um total de 90 dias, você terá que partir. 

Você NÃO tem permissão para voltar antes do 181º dia a partir da primeira vez que entrou.

Se você não sair antes de completar 90 dias, estará sujeito a uma multa ou deportação – na pior das hipóteses, você será banido do Espaço Schengen por um período de tempo (1-3 anos) ou indefinidamente. 

Às vezes, é considerado ‘ok’ se você ficar por mais alguns dias, mas aconselho que você não tente abusar da sorte.

Siga as regras e se você realmente quer saber como ficar na Europa por mais tempo do que o limite de 90 dias, vamos te explicar como fizemos.

Como ficar mais de 90 dias na Europa (de maneira legal)

Mantenha em mente a lista dos 29 países membros do Espaço Schengen e, assim planejar sua EuroTrip você deverá entrar e sair desses países Schengen a cada 90 dias enquanto tecnicamente ainda permanecem no território europeu. Afinal, esta é uma das melhores formas de ficar mais tempo na Europa!

O que quero dizer com isso? Bem, você pode fazer um tour por diferentes estados membros de Schengen, como França, Espanha ou Alemanha e, quando atingir o limite de 90 dias, saia e pule para um país europeu não Schengen, como Albânia, Reino Unido, Macedônia ou Turquia para esperar até atingir o 181º dia para poder voltar ao Espaço Schengen novamente.

Encontre a combinação certa para isso, economize, planeje bem e você definitivamente conseguirá ficar por muito tempo na Europa.

Observe que esta configuração funciona melhor para aqueles que possuem passaportes que têm o privilégio de entrar na zona europeia sem visto, como o nosso passaporte brasileiro! 🤩

Explicando em detalhes

Pode parecer confuso (e é, acredite, nós pesquisamos muito para conseguir fazer isso). E por isso gravamos um vídeo super explicativo sobre essa técnica de ficar na Europa legalmente por tempo indeterminado. Não deixe de ver:

No geral, se você quiser usar esse método de ‘entrar e sair do Schengen’, lembre-se de:

  • Se manter informado: Observe as políticas dos países não-Schengen no que diz respeito ao número de dias que você tem permissão para permanecer no país.
  • Fazer sua própria pesquisa. Esteja atualizado. Tome nota de qualquer mudança repentina na lista dos países membros do Schengen.

Antes de encerrar esta postagem, deixo vocês com os seguintes lembretes gerais:

Faça sua própria pesquisa em sites oficiais. Eu não posso enfatizar isso o suficiente. Não confie apenas em informações de blogs, vá atrás de fontes oficiais, pois blogs podem ficar atrasados na informações.

Além disso, as informações que posto aqui são baseadas em minhas próprias descobertas e experiências, por isso é sua responsabilidade garantir que os fatos que tenho aqui ainda estejam atualizados ou sejam verdadeiros no momento em que você estiver lendo este artigo. 

Digo isso porque certamente não quero que você desperdice seu dinheiro ou tempo quando de repente descobrir que certas condições foram alteradas, erradicadas, etc.

Verifique as regras de migração. Esteja bem informado sobre as regras que se aplicam a você dependendo da sua nacionalidade ou passaporte. 

Por falar em passaporte, certifique-se sempre de que o seu NÃO vai expirar tão cedo.

Quaisquer dúvidas relacionadas a vistos, tempo de permanência e documentos de entrada obrigatórios devem ser dirigidas à sua embaixada local ou conselho de migração para que sejam corretamente respondidas.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *