É sempre importante saber criar títulos originais para os conteúdos do seu site. Portanto, se você acabou de começar seu próprio blog e ainda não sabe quais tipos de títulos existem ou quais são as técnicas para torná-los mais criativos, hoje darei algumas dicas e ideias que o ajudarão a atrair seu público-alvo.
Um bom título é o primeiro contato dos usuários com o seu conteúdo e, muitas vezes, é o elemento que os faz decidir entre clicar para ler seu post ou não. Justamente por isso, torna-se necessário chamar a atenção do seu público.
Quais são os diferentes tipos de títulos que existem?
Antes de começar, vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de títulos que podemos usar em uma postagem.
Embora não haja uma classificação “oficial”, existem diferentes tipos de títulos que podemos usar para o nosso conteúdo, dependendo de como organizamos as informações e da intenção que temos.
Dentre eles, podemos destacar:
Títulos Interrogativos
Como o próprio nome indica, trata-se de quem apresenta uma pergunta aos leitores, a qual se buscará responder dentro do artigo.
Muitas vezes essas perguntas são criadas a partir de consultas reais feitas por usuários da Internet. Veja exemplos:
- Ser um Nômade Digital é Realmente Tão Bom?
- Paris Pass: Vale a Pena?
- Bagagem Extraviada – O que Fazer?
Listas
As listas são títulos usados em posts em que criamos listas sobre um tema específico. Alguns exemplos podem ser:
- Brasil | 5 Destinos para Curtir a Natureza
- 5 Melhores Destinos Nacionais para Viajar no Outono
- 5 Coisas que me Surpreenderam na Polônia
O número específico nem sempre precisa estar presente no título, mas às vezes pode ajudar.
Expectativas ou controvérsias
São aquelas frases que quase sempre deixam o leitor com vontade de ler mais, caracterizam-se por serem inespecíficas nas informações que prestam e quase sempre giram em torno de uma polêmica atual ou faz parecer algo polêmico (sem necessariamente ser).
Alguns exemplos:
- O que Você Precisa Saber antes de Visitar a Turquia
- Golpes Comuns na Tailândia
- Não Cometa esses Erros ao Viajar para a Europa
Título Explicativo
São o tipo de títulos muito claros e concisos com as informações que apresentam; não suscitam dúvidas e sempre dão uma ideia clara do que encontraremos no post.
Geralmente são os mais acertivos no que diz respeito à transmissão de informações.
Alguns exemplos são:
- Guia para se Tornar um Nômade Digital
- Guia de como Escrever e Publicar seu E-book
- Como Visitar Auschwitz e Birkenau
Técnicas que o ajudarão a criar títulos interessantes
Seja conciso
Ou seja, evite escrever informações desnecessárias; quanto mais curto for o título, melhor, desde que você consiga incluir a ideia principal do seu conteúdo.
Por exemplo: Como Visitar a Zona de Exclusão de Chernobyl
É curto o suficiente, não inclui nenhuma informação vazia ou “sensacionalista”, pois se você entrar justamente neste post do meu blog, verá que explico detalhadamente como fazer a visita ao local onde aconteceu o maior desastre nuclear da história do mundo.
Sempre inclua sua palavra-chave principal
O uso de palavras – chave é muito importante na Internet, pois são a “ representação ” das buscas que os usuários fazem, fica mais fácil posicionar um conteúdo quando a palavra chave buscada aparece no título.
No caso do post acima, nossa palavra chave é “Chernobyl” e também “Como visitar Chernobyl”.
Tire proveito das perguntas
As perguntas são uma parte importante das pesquisas que os usuários fazem no Google; isso por si só é um excelente motivo para incluir perguntas em seus títulos.
Mas se você precisar de mais motivos para usar perguntas, deixe-me dizer que os usuários são mais propensos a clicar em títulos com perguntas semelhantes ou relacionadas às suas dúvidas .
Não use apenas maiúsculas (por favor)
Não, não pense que, ao escrever todo o título em maiúsculas, você já terá alcançado seu objetivo de atrair a atenção dos usuários.
Fazer isso traz alguns problemas: primeiro, não parece bom esteticamente e é muito melhor usar um estilo normal, com uma letra maiúscula no início da frase (ou de palavras específicas).
Além do fato de que muitas vezes nas principais redes sociais as palavras em maiúsculas são sinônimo de grito, e com certeza você não gostaria que ocorresse confusão.
Venda o seu conteúdo com o seu título
Entenda que seu título deve refletir exatamente o que o usuário encontrará ao ler a sua postagem.
Você tem que fazer o usuário ver o título e sentir apenas com essa informação, que ele precisa entrar para ler seu post.
Esse é outro motivo pelo qual é importante incluir palavras-chave em seu cabeçalho.
Use listas
Dependendo do tipo de artigo, o uso de listas é uma ótima forma de atrair a atenção dos leitores.
Normalmente, eles são um conteúdo de muito sucesso em quase qualquer contexto.
Da mesma forma, indicar que seu conteúdo inclui uma lista é uma excelente forma de atrair a atenção dos usuários, algo como, por exemplo, “5 Comidas Típicas para Provar no Canadá” chama mais atenção do que se fosse apenas: “Comidas do Canadá”.
E, acredite ou não, o título dos seus posts é uma das principais razões pelas quais o tráfego do seu blog pode aumentar ou não.
Conclusão
Analise sempre a estrutura utilizada pelos artigos mais virais do seu setor e estude como você pode adaptá-la ao seu próprio estilo, assim você terá uma base para trabalhar, algo que te ajudará muito ao escrever o seu próprio título.
Não tenha medo de mudar também, se você perceber que uma estrutura ou fórmula específica não está funcionando para você, apenas mude e tente algo novo até encontrar uma que realmente funcione para você.
Como pode ver, criando títulos originais e o mais criativos possível, não só atrairá tráfego para o seu site, mas também obterá melhores conversões e vendas.
Lembre-se de que esta será a primeira coisa que os usuários da internet verão, então use sua imaginação.