No post de hoje, vou fornecer algumas estratégias e dicas para você criar conteúdo de forma mais fácil e de maneira consistente.
Criar conteúdo consistente semana após semana, que seja envolvente e do qual você se sinta orgulhoso, é um grande desafio.
O que são “conteúdos”
Antes de falarmos sobre como criar conteúdo de forma consistente, vamos parar por um segundo para definir o que queremos dizer com conteúdo.
Como blogueiros e influenciadores, você pode pensar no conteúdo apenas em termos de postagens de blog ou postagens de mídia social. Mas o conteúdo é qualquer coisa que você cria para divulgar ao seu público.
Pode ser uma postagem de blog ou um storie do Instagram, mas também pode ser um curso ou um podcast.
O conteúdo pode ser um vídeo do YouTube ou talvez você esteja escrevendo um livro. Qualquer e todas essas coisas são consideradas conteúdo.
Porque é importante criar conteúdo de maneira consistente
Há muita confusão no espaço online sobre consistência e por que isso é importante. Algumas pessoas acham que, contanto que publiquem coisas, quem se importa quando ou com que frequência?
Eu vou te dizer quem se importa. Seu público se importa.
Se você deseja aumentar um público fiel, eles precisam saber que você lançará conteúdo em dias específicos da semana. Isso desenvolve um relacionamento com eles, onde eles passam a depender de você para lançar novos conteúdos naquele dia.
Pense neste blog por exemplo. Eu publico artigos todos os dias, a 2 anos. Meu público já sabe que todos os dias verão conteúdos de viagem por aqui (ou sobre trabalho online às segundas-feiras).
A consistência torna mais fácil para o seu público consumir seu conteúdo.
Como planejar sua criação de conteúdo
Meu público não é o único que ganha se eu for consistente na criação de novos conteúdos. A outra pessoa que ganha sou eu mesma!
Não preciso ficar pensando quando preciso criar um novo post, quando devo postar no instagram ou qual o prazo para o lançamento do próximo e-book.
Quando defini meu calendário editorial, já sei exatamente o que e quando devo criar meus conteúdos. Tenho um calendário de conteúdo preparado com meses de antecedência para que possa ser consistente.
Leia mais: Calendário Editorial
Agrupe a criação de conteúdo
Uma das coisas que faço para me ajudar a criar conteúdo de forma consistente é agrupar meu trabalho. Costumo fazer isso por meio de posts irmãos. Para mim, posts irmão são aqueles com o mesmo tema que eu posso fazer com vários países, por exemplo:
- 10 Fatos Interessantes sobre a Itália
- 10 Fatos Interessantes sobre Portugal
- 10 Fatos Interessantes sobre Nova York
E assim posso repetir esse tipo de post para muitos países. Se eu pensar em 5 tipos de posts irmãos, que posto a cada 15 dias, já tenho muito conteúdo que posso usar!
É mais fácil encontrar toneladas de conteúdo se você fizer tudo de uma vez, se estiver tudo no mesmo assunto.
Se você quer ser profissional, tem que profissionalizar
Pode parecer uma frase boba, mas seu blog ou sua marca nunca será profissional se você continuar tratando-a como um hobby.
Se você deseja criar conteúdo de forma consistente, terá que se responsabilizar para fazer isso.
Isso inclui escrever postagens em blogs, enviar e-mails / responder e-mails, gravar vídeos e postar no Instagram (ou seja lá que tipo de conteúdo você resolveu fazer)
Como você faz isso? Você cria uma programação para si mesmo e cumpre. Com resultado ou não, você cumpre.
Acredite em mim, estou no mesmo barco. Eu costumava usar meu horário de almoço no trabalho para escrever posts e ficava até horas da noite gravando, até conseguir deixar meu antigo emprego.
Mas eu sabia que trabalhando de casa eu também precisava definir um cronograma que me permitisse fazer meu trabalho e também atender às necessidades de minha família.
Construa um relacionamento com seu público
Uma das maneiras pelas quais a criação de conteúdo consistente ajuda você é com a construção de um relacionamento com seu público. Quanto mais consistente você for, mais eles o verão como um recurso confiável de informação.
Você se torna a pessoa de quem eles esperam ouvir. Eles não apenas esperam por isso, mas também são mais propensos a compartilhar esse conteúdo com outras pessoas.
Crie um plano (mesmo que ele seja imperfeito)
Crie um plano de criação de conteúdo. Quantas vezes você vai postar em cada rede por dia/semana/mês. O importante é a consistência: é melhor você postar 1 vez na semana do que postar 3 dias seguidos e sumir por 15 dias.
Comece com menos e vá aumentando a quantidade de posts conforme vai ficando mais confortável para você fazer postagens.
Escrever e ser criativo também é treino. Não desanime.
Criar conteúdo consistente é ter um plano e saber onde as coisas vão se encaixar para você. É também dar a si mesmo um ultimato em tratar sua marca com responsabilidade.
Se toda a sua lista de tarefas não for verificada esta semana, o mundo não vai acabar, mas leve seu plano de criação de conteúdo a sério.
Comece a pensar sobre o tempo que você tem disponível para poder criar conteúdo de forma consistente para o seu público. Estabeleça expectativas realistas para si mesmo, de modo que seja mais provável que você atinja essas expectativas.