O Chile é um lugar incrível para se visitar, especialmente para os viajantes aventureiros, mas você sabia que as comidas típicas do Chile o torna um ótimo destino para os amantes da gastronomia?
A comida chilena não é apenas única e deliciosa – é também uma culinária tão diversa quanto qualquer outra no segundo maior país do mundo, o que faz sentido dada a enorme variedade de climas, solo e ecossistemas em jogo.
A comida típica chilena foi influenciada por muitas culturas diferentes ao longo dos anos. Dos índios nativos aos italianos, árabes e alemães, cada cultura teve um impacto duradouro na culinária que pode ser encontrada lá hoje.
Junto com muitos outros países latino-americanos, os espanhóis chegaram ao Chile em meados dos anos 1500 trazendo muitas frutas, vegetais e animais com eles.
Os ameríndios influenciaram a culinária chilena com o uso do milho na maioria dos pratos.
Porotos Granados
Porotos granados é uma sopa de feijão típica da gastronomia do centro-sul do Chile.
Embora tenha variações diferentes, dependendo da zona do país, a receita mais comum consiste em feijão cozido com mazamorra (creme de milho) ou pilco (mistura de grãos de milho, cenoura, abóbora, tomate, cebola, alho e manjericão )
Geralmente é servido com pebre (cebola picada, tomate, coentro, alho, pimenta aji e azeite). O prato de porotos granados, como o pastel de choclo, é consumido com mais frequência no verão, quando a maioria dos ingredientes para esta sopa é da estação.
É servido quente e pode incluir ervas como cominho, manjericão ou orégano, além de cebola.
Pastel de Choclo
Traduzido literalmente como “torta de milho”, este saboroso prato é a versão chilena do pudim de milho.
Muitas vezes contém um recheio, conhecido como pino, que inclui carne moída, frango, passas, azeitonas pretas, cebolas ou pedaços de ovo cozido.
Embora este prato seja normalmente servido durante o verão (época do milho), também está disponível durante todo o ano.
Como o próprio nome indica, este prato é preparado a partir do milho, que é moído ou ralado até formar uma pasta.
Completo
Os amantes de cachorro-quente vão adorar a versão chilena de sua comida favorita, o Completo. O completo é um pão recheado com linguiça tipo Vienna, coberto com várias coberturas.
A base é sempre a mesma – pão e salsicha. O que o diferencia do cachorro-quente é a variedade de coberturas que podem ser adicionadas, dando lugar às diferentes variações que existem.
Ceviche
Ceviche é popular em toda a América Central e do Sul, e o prato nacional do Peru.
Você pode encontrar pequenas variações dependendo do ácido cítrico usado (limão, lima e até suco de laranja) e ingredientes que acompanham. Este prato mundialmente famoso pode ser servido com vários tipos de peixes. Existem muitas receitas, no entanto, no Chile, o peixe é tipicamente marinado com limão ou suco de lima, bem como outras especiarias, como pimentão ají.
Empanadas
Considerada uma das comidas típicas em quase todas as culturas latino-americanas, as empanadas adquirem o sabor de seu país com a massa usada para prepará-las, os ingredientes recheados e seu preparo, assim como no Chile. Embora possamos encontrar empanadas com vários tipos de recheio, como o queijo, o mais tradicional do Chile é o “pino“. Pino consiste em uma mistura de carne moída, ovos cozidos, cebola, azeitonas e passas doces.
Tradicionalmente, as empanadas de pino costumam ser servidas durante os feriados nacionais com uma taça de bom vinho chileno, mas também podem ser encontradas em padarias e supermercados em qualquer dia do ano.