Sempre que chego a um novo país, sempre faço questão de experimentar as comidas típicas e na Bélgica não seria diferente.
Antes de continuar, há coisas que você precisa saber sobre a cozinha belga: É composta principalmente de diferentes pratos regionais com influências da culinária vizinha: francesa, alemã e holandesa.
Não se trata apenas de batatas fritas, waffles e chocolates, mas sim, eles sempre estarão nos top 5.
Batata Frita
Esta é a minha batata frita favorita no mundo! E o pedir em inglês, não a chame de “french fries”, porque definitivamente não é ‘french’ e os belgas podem não gostar se você chamar assim. Peça por “fries” que eles ficarão mais amistosos com você.
Na verdade, há uma disputa em andamento sobre a origem das batatas fritas (Bélgica ou França), mas há fortes evidências de que ela foi fabricada na Bélgica desde que existiam registros datando de 1680, nos quais a França só tinha registros desde a década de 1770.
Deixando toda essa história de lado, uma coisa com a qual podemos definitivamente concordar é que as famosas batatas fritas belgas são incríveis. O segredo é fritar duas vezes, é claro; garantindo que seja macio por dentro e crocante por fora. Uma coisa interessante é que os belgas adoram mergulhá-la em maionese em vez de ketchup. Pode parecer estranho no começo, mas depois de experimentar, é realmente uma ótima combinação! Esta é uma das comidas típicas obrigatórias para provar em qualquer cidade na Bélgica.
Chocolate
Os belgas aperfeiçoaram o chocolate do tipo gourmet e é necessário experimentar uma das marcas famosas como Neuhaus (o inventor do ‘praliné’), Godiva, Leonidas ou Nirvana para entender.
Apesar de pessoalmente nós ainda preferirmos os chocolates suíços, não podemos negar a qualidade indiscutível dos chocolates belgas.
Waffles
Massas assadas ricas, leves e macias, com sabores simples de baunilha ou canela cobertas com creme, chocolate, frutas, sorvete etc.
Não tem como não se apaixonar.
Waterzooi
Essa é uma daquelas comidas típicas de uma certa região, neste caso, da região de Flandres (originária de Ghant), o waterzooi é um ensopado rico e cremoso, com uma base de sopa que geralmente é composta de gema de ovo, creme, manteiga e caldo de legumes.
Originalmente era feito com peixe, mas hoje o frango é mais comumente usado. Este é o alimento ideal para você, especialmente nos dias mais frios ou chuvosos da Bélgica!
Cerveja
Bem, claro! Os belgas têm orgulho de sua cerveja: É a melhor do mundo! – eles dirão.
Há muitas cervejas incríveis na Bélgica, além da marcas conhecidas como Stella Artois e Hoegaarden, mas o grande segredo são as cervejas artesanais e as trapistas.
Algumas das cervejas belgas mais populares são feitas por monges em mosteiros – elas são chamadas de cervejas trapistas e têm sua própria ordem ou associação: Na Bélgica, esses mosteiros são: Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren.