Existe melhor maneira de descobrir mais sobre um país do que através da sua comida? Se você quer provar as melhores comidas típicas da Suécia, este post vai te agradar!
Assim como no resto da Europa, há uma forte tendência na Suécia para reviver os pratos tradicionais suecos. Receitas clássicas e práticas culinárias das avós estão recebendo reviravoltas modernas dos melhores chefs da Suécia. Portanto, nunca houve um momento melhor para se deliciar com a cena gastronômica local.
Sem dúvida, se você já pesquisou comidas típicas da Suécia, provavelmente já está familiarizado com as mundialmente famosas almôndegas suecas, mas há muito mais do que isso, dá uma olhada:
Köttbullar – almôndegas suecas tradicionais
Eu não poderia escrever uma lista das comidas típicas da Suécio e não incluir köttbullar – almôndegas suecas.
As almôndegas (carnes de porco e boi moída, cebola, ovo, leite e pão ralado) são normalmente servidas com molho de carne, purê de batatas e mirtilos. Na verdade, a visão na Suécia é que, como o ketchup, os mirtilos combinam com praticamente qualquer coisa.
Se eu tivesse que indicar apenas um prato típico sueco para você provar, seria esse!
Sill & potatis – arenque e batatas
É um dos pratos mais emblemáticos da Suécia, que costuma ser servido em reuniões de família.
Hoje, a maneira mais popular de preparar e servir o arenque é em conserva e aromatizado antes de servir. Vários sabores são adicionados, como mostarda, alho, cebola, ervas e outros.
Famílias e restaurantes muitas vezes têm suas próprias receitas e têm muito orgulho em prepará-las e servi-las.
É comido durante todo o ano com batatas, ovo, creme de leite e pão crocante.
Smörgåstårta – bolo sanduíche
Smörgåstårta é a refeição festiva número um da Suécia. Eles colocam tudo o que gostam no pão, em camadas, e servem como bolo.
Eu aposto que você já viu algo parecido aqui no Brasil, aqui na nossa família chamamos de bolo salgado e também comemos em dias comemorativos.
Não há realmente nenhuma regra sobre o que vai no bolo – você escolhe o que quiser ou tiver disponível, mas dois existem dois clássicos: Smörgåstårta com salmão e frutos do mar e Smörgåstårta com rosbife, presunto e queijo.
Para evitar que o bolo fique muito seco, ele é recheado com coisas diferentes, como maionese, ovo, patê ou misturas cremosas, e depois decorado com carne e legumes.
É servido principalmente em ocasiões festivas, quando muitas pessoas estão presentes e ansiosas para comer, como festas, conferências, casamentos ou cerimônias de formatura.
Gravlax – salmão curado
Gravlax é o salmão curado com sal, açúcar e endro. Na Suécia, geralmente é servido como aperitivo. É mais comumente servido com um molho de endro e mostarda chamado hovmästarsås, no pão ou com batatas cozidas.
Knäckebröd – pão crocante
Knäckebröd é um pão fino, crocante e duro assado com centeio e foi originalmente desenvolvido para durar muito tempo sem estragar.
Eles são tradicionalmente assados como grandes círculos com um buraco no meio para que possam ser armazenados, pendurados em postes longos no teto. Não tem muito sabor, por isso é comido como um sanduíche aberto com coberturas como queijo, presunto, abacate ou talvez o mais significativo, ovos e caviar.
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!
Tours Gastronômicos em Estocolmo
- Estocolmo: Excursão a Pé Gastronômica de 4 horas
- Estocolmo: visita guiada ao Fika
- Estocolmo Vegetariana, Vegan e Raw Food Tour