Se você está planejando uma viagem para a Dinamarca, não pode deixar de experimentar a rica gastronomia do país. A culinária dinamarquesa é uma combinação de sabores tradicionais e contemporâneos, com pratos que vão desde os mais simples aos mais sofisticados. Aqui estão 5 comidas típicas que você deve experimentar na Dinamarca:
Smørrebrød
Os sanduíches dinamarqueses ‘abertos’, smorrebrod, são talvez os mais famosos dos clássicos das comida s típicas da Dinamarca. Smorrebrod é simplesmente uma fatia de pão de centeio com várias combinações de coberturas, como arenque em conserva, rosbife e ovos cobertos com maionese e camarões. É um prato tradicional dinamarquês e pode ser encontrado em muitos cafés e restaurantes.
Æblekage
Aeblekage significa literalmente “bolo de maçã”, embora se refira a uma sobremesa tradicional dinamarquesa que tem aparência mais próxima de uma ninharia. Normalmente servido em um copo ou tigela transparente, é feito com camadas de purê de maçã, crumble de bolo de maçã, biscoitos dinamarqueses e chantilly.
Stegt flæsk
Alguns anos atrás, os dinamarqueses foram convidados a votar em seu prato nacional. E o prato vencedor, uma receita clássica de carne de porco ‘stegt flaesk med persillesovs’, não foi surpresa.
O prato conta com uma espécie de bacon frito, servido com molho de salsa e batatas cozidas. É um prato muito antigo que conquistou os corações e as barrigas dos dinamarqueses durante séculos.
Originalmente um prato de inverno, cresceu em popularidade como uma refeição de churrasco nos últimos anos.
Frikadeller
Almôndegas dinamarquesas (frikadeller) são muito populares na Dinamarca e são servidas tanto no almoço quanto no jantar. Tradicionalmente, as almôndegas consistem em carne de vitela e porco, farinha, leite, ovos, cebola e especiarias, mas hoje existem inúmeras versões do clássico dinamarquês, que também é uma cobertura popular de smørrebrød.
Rugbrød
Rugbrod refere-se a um tipo comum de pão de centeio na Dinamarca. Denso, escuro e de sabor um pouco azedo, forma uma parte essencial da culinária dinamarquesa e é usado como base para sanduíches abertos smorrebrod.
As receitas de rugbrød variam, mas geralmente são feitas com fermento, farinha de centeio escuro, farinha de trigo e outras sementes como linhaça, sementes de girassol ou sementes de abóbora. Ale ou cerveja geralmente são misturados à massa, que normalmente fermenta por 24 a 48 horas, dependendo do nível ou acidez desejados.
Por não conter óleos ou gorduras adicionados e ser feito com pouco ou nenhum açúcar, o rugbrød é considerado um tipo de pão muito saudável. É pobre em gordura e rico em grãos integrais e fibras alimentares.
Ao experimentar esses pratos típicos dinamarqueses, você certamente terá uma experiência gastronômica única. Lembre-se de que a comida é uma parte essencial da cultura de um país e, ao provar essas iguarias locais, você pode aprender muito sobre a história e os hábitos alimentares dos dinamarqueses.