Depois de viajar pela terceira vez e em uma das viagens ficar mais de 1 mês na Polônia, não poderia deixar dizer que este país, um dos nossos preferidos no mundo, tem muitas coisas que me surpreenderam.
Cada país tem seus estereótipos: os suecos são altos, os vikings louros, todos os escoceses usam kilts, os alemães não têm senso de humor e todo australiano sabe surfar. E todos nós sabemos que esses estereótipos são pura bobagem.
A Polônia não é diferente. Normalmente quando falamos nesse país pensamos em vodca e judeus. E para nós há muito mais na Polônia que nos deixa apaixonados por aquele país. Aqui estão 5 coisas que me surpreenderam na Polônia:
Existem muitos poloneses famosos que você provavelmente não sabia que eram poloneses
Os visitantes da Polônia não percebem que tantas pessoas famosas e celebridades nasceram por lá. Em sua primeira visita a Cracóvia ou Varsóvia, muitos turistas descobrem que o astrônomo mais famoso, Nicolau Copérnico, era um polonês. O compositor de renome mundial Frederik Chopin (Fryderyk Franciszek Chopin) nasceu na pequena vila de Zalazowa Wola, perto de Varsóvia.
Outras surpresas incluem a cientista e ganhadora do Prêmio Nobel Marie Curie, de Sklodowska, e Karol Wojtyla (mais conhecido como Papa João Paulo II), nascido em Wadowice.
Se você quer impressionar os poloneses, surpreenda-os com seus conhecimentos. Acredite em mim, eles serão eternamente gratos.
A proteção e segurança
Claro que há exceções, mas a Polônia é, no geral, um país muito seguro. Lá podemos sair tarde da noite, até nós mulheres podemos andar sozinhas a maior parte do tempo, e ninguém vai nos atacar ou roubar nossos pertences. Não é o caso da maioria dos países do mundo (nós brasileiros bem sabemos disso).
Já visitamos a Polônia algumas vezes e sempre nos sentimos muito seguros, em qualquer local ou horário. Além disso, não há corrupção na Polônia. É um grande benefício em comparação com outros países (por exemplo, os vizinhos da Polônia: Ucrânia, Romênia ou Hungria).
Post relacionado: Dicas para quem vai Viajar para a Polônia pela Primeira Vez
Tirar os sapatos ao entrar em uma casa
Isso pode ser bastante normal em alguns outros países também, mas pode ser surpresa para alguém que visita a Polônia pela primeira vez.
Na Polônia, quando você entra em uma casa ou apartamento, você precisa tirar os sapatos, o que era uma loucura para mim, já que no Brasil usamos sapatos o tempo todo, não importa se estamos na cozinha ou na rua.
Para mim, isso foi algo chocante e me pareceu muito higiênico para dizer a verdade.
Eu perguntei aos meus amigos poloneses, e eles me disseram que a razão disso é evitar trazer a sujeira de fora para dentro da casa, e isso mantém a casa mais limpa.
Se você for a uma casa polonesa, antes de sair, certifique-se de que suas meias não estejam furadas.
O país é belíssimo
O país é incrível, com paisagens maravilhosas, com lagos, montanhas e rios. As cidades tem grandes parques e sua arquitetura é extraordinária! A cada cidade que conhecemos ficamos mais encantados.
Na Polônia, há quatro temporadas com claramente distinguidas pelo clima. Você pode experimentar tanto um inverno frio e com neve, quanto um verão quente e ensolarado. Todas as estações oferecem atividades diferentes.
Post relacionado: Cidades mais Bonitas da Polônia para Viajar
A história é rica e triste
Às vezes, é a cultura que escolhemos para viajar para um lugar. Há algo em um destino que o atrai simplesmente para apreciar as histórias que compõem os lugares e as pessoas. Bem, a Polônia tem uma história muito importante. Se você estiver interessado em aprender sobre a Segunda Guerra Mundial, você pode visitar muitos museus poloneses como o Museu da Revolta de Varsóvia, ou talvez mais notavelmente o campo de concentração de Auschwitz, que fica a aproximadamente duas horas de carro de Cracóvia.
Post relacionado: Campos de Concentração que podem ser Visitados na Polônia
Nestes lugares, você experimentará uma exploração sombria e confrontadora do holocausto e de como coisas realmente sombrias aconteciam nesses lugares naquela época.