Em 2019, ao planejarmos nossa temporada de viagens, decidimos viajar para a Turquia. E então ficamos 15 dias na capital Istambul e mais 5 dias em uma pequena cidade chamada Edirne.
Esta viagem foi apenas um “gostinho” da Turquia, o que já nos deixou com vontade de quero mais.
Se está se perguntando se você gostaria de viajar para a Turquia, continue lendo para saber as 5 coisas que me surpreenderam ao viajar para lá:
Coisas que me surpreenderam ao viajar na Turquia
A Turquia é um país grande
Muitas pessoas pensam apenas em Istambul quando pensam na Turquia. O que é justo – a megacidade se estende por dois continentes e abriga 15 milhões de pessoas. Mas a Turquia é mais do que apenas Istambul.
As paisagens da Turquia são diversas, variando de montanhas a planícies salgadas e o azul profundo do Mar Mediterrâneo. Viajando pelo país por três semanas, vimos uma paisagem diferente quase todos os dias.
Dito isto, ir de uma cidade a outra é longe. Sempre fique atento ao tempo de viagem de um lugar a outro ao planejar sua viagem.
É menos conservadora do que você imagina
A Turquia é um país de maioria muçulmana, mas é bem menos conservador do que pensei. Embora a política de direita ainda reine suprema, pesquisas recentes sugeriram que o conservadorismo entre o povo da Turquia pode estar diminuindo ligeiramente. É claro que há muitos fatores que poderiam contribuir para isso, mas parte disso se deve ao fato de que a Turquia se sente, na maioria das vezes, como uma nação ocidental.
Obviamente, não sou um especialista em política ou religião turca e não posso julgar se essa ocidentalização é uma coisa boa ou ruim – mas está definitivamente lá.
Isso pode ser visto principalmente nas grandes cidades da Turquia, onde muitas mulheres locais optam por não usar lenços na cabeça e onde você pode encontrar facilmente redes americanas, como Burger King e Starbucks.
A Turquia ainda parece muito exótica para um viajante ocidental (não há nada como ouvir o chamado para a oração ecoar pelas muitas mesquitas em uma cidade como Istambul, por exemplo), mas não é um choque cultural tão chocante quanto eu acho que a maioria das pessoas supõe que será.
Principalmente entre os jovens, a moda está muito presente.
A história é muito rica
A Turquia é um país relativamente “jovem”, politicamente falando – a república moderna da Turquia foi fundada apenas em 1923. Mas a história da região é muito mais antiga.
A maioria das pessoas associa a Turquia hoje com os otomanos, embora sua história na verdade seja muito mais antiga, muito antes de o país ser muçulmano. (Embora muitas vezes presumamos que o Império Otomano seja antigo, ele só foi fundado em 1299 e não se tornou realmente poderoso até meados de 1400).
Antes dos otomanos, a área agora conhecida como Turquia é melhor chamada de Anatólia (Ásia Menor). É habitada desde a Idade da Pedra e viu civilizações tão diversas como a assíria, a hitita, a persa, a grega e a romana (que se tornou bizantina).
Por causa de sua longa e rica história, a Turquia é o lar de algumas maravilhas antigas que muitas pessoas não associam com o país moderno.
Você pode encontrar ruínas de igrejas e templos (incluindo o Templo de Artemis, que foi uma das Sete Maravilhas do Mundo originais), tumbas escavadas na rocha da Lícia, teatros romanos intactos, cidades subterrâneas e as ruínas de antigos cidades como Éfeso e Tróia (sim, aquela Tróia!).
A comida turca é mais do que apenas kebabs
Se você é uma daquelas pessoas que só associa a comida turca com kebabs, prepare-se para se surpreender.
Sim, você encontrará muitos kebabs na Turquia. Mas você encontrará uma tonelada de outras comidas incríveis também. Na verdade, a Turquia foi provavelmente um dos nossos países favoritos em termos de comida.
Como a Turquia é um lugar bastante grande, com muitas influências de outras culturas ao longo dos séculos, cada região se especializa em algo um pouco diferente.
Alguns alimentos deliciosos que experimentamos em toda a Turquia incluem:
- Gözleme (um prato de massa recheado parecido com pão achatado)
- Manti (um dos meus preferidos, é como um pequeno ravióli recheado de carne com molho de iogurte)
- Suco de romã fresco
E, claro, você também tem todas as bebidas quentes turcas para esperar. O chá turco (çay , pronunciado como “chái”) é mais popular do que o café turco entre os habitantes locais, mas você pode encontrá-los facilmente. O chá mais popular é o chá preto, mas você também pode encontrar o chá de maçã, que é muito doce e quase como a cidra.
Há também o ayran , que geralmente se parece com leite, mas na verdade é uma bebida feita com iogurte, sal e água. (este não foi tão delicioso assim de provar).
Leia também: Comidas Típicas para Provar na Turquia
É um país barato
O leste europeu e a Ásia costumam ser destinos econômicos. E a Turquia é um país bastante acessível em comparação com outros lugares da Europa Ocidental.
Mas, dito isso, não é um destino particularmente “barato” se o seu estilo de viagem for como o nosso (ou seja, eu não ficamos mais em albergues e geralmente gostamos de alguns confortos em nossas viagens).
Agora se você tem um orçamento apertado, a Turquia também pode ser para você, ficando em hostels e escolhendo onde comer (normalmente os locais dão boas dicas de lugares baratos para comer).
Dito tudo isso, a Turquia ainda é um lugar muito acessível para se viajar e provavelmente um dos destinos mais acessíveis se você estiver atrás de uma escapadela no Mediterrâneo.
Essas são todas pequenas coisas, mas são as pequenas coisas que muitas vezes ficam conosco e deixam uma boa impressão. Se você está procurando um lugar onde provavelmente se sentirá bem-vindo como turista, não há como errar com a Turquia.