Eu amo muitas coisas sobre Roma, mas o melhor de tudo é que a cidade é generosa com sua beleza. Tão generosa, de fato, que muitas das melhores coisas para fazer em Roma são grátis!
Isso é excelente para quem visita Roma com orçamento limitado. Em Roma, você não precisa ter uma agenda lotada de atividades: geralmente pode dar um passeio despretensioso e esbarrar em arte e beleza.
Esta é a nossa lista de 5 das melhores coisas para fazer em Roma de graça.
Se você quiser saber mais sobre os principais pontos turísticos de Roma, indicamos a Excursão a pé de 3 horas pelo centro da cidade.
Observação: muitas atrações de Roma têm entrada gratuita no 1º domingo de cada mês. Neste post, listamos apenas aqueles que são gratuitas o tempo todo.
Não deixe de ver também o nosso Roteiro de Viagem de 2 dias por Roma e o Roteiro pelo Vaticano.
Piazza Navona
As praças italianas são praças públicas abertas. Eles são frequentemente cercadas por restaurantes e frequentados por músicos de rua. A Piazza Navona é especialmente grande. Está localizada em frente ao imponente Palazzo (Palácio) Pamphilj e abriga não apenas uma, mas três grandes fontes ornamentadas.
Nada como sentar em um banco e apreciar o vai e vem dos locais, ou aproveitar o tempo para tomar um gelato ou, no inverno, um delicioso vinho quente.
Panteão
O Panteão é uma das atrações mais famosas de Roma e é totalmente gratuito! O Panteão é uma igreja cristã e as únicas cobranças se aplicam se você deseja obter o guia em áudio.
Um dos edifícios antigos mais bem preservados de Roma, o Panteão foi originalmente concebido para ser um templo dedicado a todos os deuses. A arquitetura é surpreendente. A cúpula foi a maior do mundo em 1.000 anos e continua sendo a maior cúpula sem suporte do mundo atualmente. Como não há janelas, a única luz natural que ilumina o interior é do grande buraco no topo da cúpula.
É totalmente gratuito visitar esta obra-prima arquitetônica, mas observe que a politica de roupas é muito rigorosa (e na maioria dos locais religiosos em Roma). Acreditamos que é importante respeitar a cultura que você está visitando.
Fontana de Trevi
Eu estava preparada para a Fontana de Trevi ser bonita e elegante. Mas não estava preparada para a enormidade desta obra de arte. A fonte é colossal! Chegue lá bem cedo para evitar a multidão de turistas que chegam a partir das 9 da manhã.
Se quiser aproveitar ainda mais, volte para vê-la a noite, toda iluminada e ainda assim tão bela.
Dê um passeio na charmosa Trastevere
Trastevere é uma bela área de Roma, conhecida pela excelente comida, cantos encantadores e uma sensação de paz local.
O turismo a descobriu há muito tempo, mas as pessoas costumam frequentar alguns locais específicos. Dê um passeio sem muito rumo e siga em direção a Santa Cecília: esta é uma das experiências gratuitas mais encantadoras que você pode ter em Roma!
Basílica de São Pedro
Dentro da Cidade do Vaticano é a maior igreja do mundo a Basílica de São Pedro. Você provavelmente terá que ficar na fila por pelo menos 45 minutos para passar pela segurança, mas a entrada é gratuita e o tempo vale cada segundo pela beleza e importância cultural e religiosa do local. A basílica contém belas obras de arte, incluindo a Pieta, de Michelangelo – o único trabalho que ele já assinou.