Neste post fazemos uma visita aos mais bonitos e históricos castelos da Bulgária, resquícios de um passado de guerras e paz alternadas.
Localizada no leste da península balcânica, na costa do Mar Negro, a Bulgária era frequentemente o local onde comerciantes, viajantes, exércitos e aventureiros entravam ou saíam da Europa.
A Bulgária é também um dos países habitados mais antigos da Europa. Foi aqui que os persas conquistaram os trácios e, mais tarde, os romanos, que posteriormente foram derrotados pelos bizantinos. Mais tarde, foi aqui que os otomanos lutaram contra os cruzados da Europa Ocidental.
Fortaleza de Asen
Localizada nas montanhas Rhodope, a menos de 3 km de Asenovgrado, a Fortaleza de Asen é um impressionante castelo medieval situado no topo de um penhasco ao longo do rio Asenitsa. Cercado em três lados por quedas verticais, só é acessível por um lado, tornando-o praticamente inconquistável. É uma fortaleza lindamente preservada envolta em uma paisagem deslumbrante.
As descobertas arqueológicas na área datam da época dos trácios e há evidências de habitação na época da Roma Antiga. A própria fortaleza, no entanto, data da Idade Média. Conquistada pelos exércitos da Terceira Cruzada, sofreu uma significativa renovação no século XIII.
Deixada em decadência após a conquista otomana no século XIV, o único edifício sobrevivente completo é a Igreja da Santa Mãe de Deus, datada dos anos 1100 e 1200. A igreja ainda é usada como igreja ortodoxa búlgara hoje.
Tsarevets
Dominando a paisagem urbana de Veliko Tarnovo, a Fortaleza de Tsarevets é uma poderosa fortaleza medieval. A colina onde está situada foi colonizada na década de 300. Uma aldeia bizantina que data do final do século V formou a base desta fortaleza búlgara do século XII.
Veliko Tarnovo foi a capital do Segundo Império Búlgaro, fazendo de Tsarevets um dos castelos mais importantes da Bulgária – se não o mais importante. Era uma estrutura magnífica com enormes dimensões. Com uma forma aproximadamente triangular, é quase totalmente cercado pelo rio Yantra.
Antiga sede dos czares medievais da Bulgária, esta enorme fortaleza é hoje um dos monumentos mais preciosos do país. A sua dimensão é demonstrada pelo número de edifícios que continha: mais de 400 casas residenciais, o palácio real, cerca de 20 igrejas, quatro mosteiros e uma pedra de execução.
Ao visitar a Fortaleza de Tsarevets, certifique-se de ficar por lá depois de escurecer. À noite acontece o fantástico Show de Som e Luz. Através de música dramática, sinos de igreja, lasers e luzes psicodélicas, conta a história da conquista otomana de Tarnovo.
Castelo Baba Vida
Também chamada de Babini Vidini Kulu, a Fortaleza Baba Vida é uma imponente fortaleza em Vidin, no noroeste da Bulgária. Construído no antigo forte romano de Bononia, data do século X e é objeto de uma lenda local.
A história conta que um rei búlgaro que vivia em Vidin tinha três filhas, Gamza, Kula e Vida. Antes de morrer, ele dividiu seu reino em três áreas, cada uma dada a uma filha diferente.
Vida foi quem levou Vidin e a área ao norte, até as montanhas dos Cárpatos. Permanecendo solteira, ela construiu esta fortaleza sozinha. Conseqüentemente, seu nome é Baba Vida, que significa “Vovó Vida”.
A Fortaleza de Baba Vida foi uma importante estrutura defensiva na maior parte da Idade Média, sem dúvida o castelo mais extraordinário do noroeste da Bulgária. Por exemplo, sobreviveu a um cerco bizantino que durou nada menos que oito meses.
Fortaleza de Belogradchik
Indiscutivelmente o maior de todos os castelos da Bulgária, a Fortaleza de Belogradchik é uma fortaleza espetacular situada em meio a uma paisagem extraordinária. Você encontrará este castelo perto da cidade de Belogradchik, nas encostas norte das montanhas dos Balcãs, no noroeste da Bulgária. É a principal atração turística da região.
A primeira estrutura deste local remonta à época romana, construída principalmente para vigilância e não para defesa. No século XIV, o czar búlgaro Vidin Ivan Stratsimir expandiu o edifício, erguendo guarnições fortificadas aos pés das imponentes torres rochosas ao seu redor. Posteriormente, tornou-se o segundo castelo mais importante da região, depois de Baba Vida, a fortaleza capital do czar.
Os otomanos ampliaram-no ainda mais e fizeram alterações consideráveis.
A Fortaleza de Belogradchik é um dos marcos históricos mais importantes da Bulgária e está aberta a visitação. Os visitantes podem explorar o castelo e passear pelas enormes formações rochosas.
Castelo de Ravadinovo
Enquanto todos os outros castelos búlgaros acima eram fortalezas e fortalezas, o Castelo de Ravadinovo tem um propósito totalmente diferente. Este impressionante castelo, a apenas alguns quilômetros de Sozopol, é um dos castelos mais extraordinários da Europa. Graças aos seus campanários e torres ornamentadas, arquitetura complexa e decorações, foi comparado a castelos famosos como o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha.
Ao imaginar um castelo de conto de fadas, você provavelmente pensará em um edifício que se parece com o Castelo Ravadinovo. O que há de tão notável neste castelo em particular na Bulgária é que não é nada antigo. Também conhecido como castelo “Apaixonado pelo Vento”, foi construído em apenas 20 anos por apenas um homem.
Mesmo assim, e talvez até por se tratar de um edifício resultante do sonho de um homem, um local onde cisnes negros nadam num lindo lago, com jardins repletos de flores, é um destino fantástico, uma das maiores atrações turísticas da Bulgária. Alguns visitantes vão se apaixonar perdidamente por este castelo, enquanto outros podem pensar que é um pouco cafona e deslocado.