O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das maiores festas do mundo, uma exibição brilhante da criatividade humana, um espetáculo de dança e graça – um evento multicultural complexo.
Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre como aproveitar o carnaval carioca. Aqui você vai descobrir os eventos do Carnaval do Rio de que pode participar, um lugar para reservar ingressos, em que bairros se hospedar, dicas de segurança – e mais.
Não há festa no mundo como o carnaval brasileiro. É um espetáculo para os sentidos, uma celebração colorida e exagerada que continua dia e noite com o espírito animado do samba.
As origens exatas do carnaval não são exatamente claras, mas acredita-se que o festival tenha evoluído a partir de uma celebração pagã da chegada da primavera na Idade Média.
Como é o Carnaval do Rio?
O carnaval é uma época divertida para se estar no Rio, alguns dos negócios não relacionados ao carnaval fecham e os cariocas abraçam completamente o espírito carnavalesco. Das praias até os subúrbios do Rio, milhões de pessoas participam de festas de rua em toda a cidade.
O destaque do Carnaval do Rio é o mundialmente conhecido desfile das escolas de samba realizado no Sambódromo.
Onde ficar para aproveitar o carnaval no Rio de Janeiro?
O Rio é uma cidade enorme, e os melhores bairros para se hospedar durante o carnaval (e em outras épocas) nem sempre são claros. Algumas das áreas mais seguras e centrais são Copacabana e Ipanema.
Outros bairros que muitos turistas escolhem para ficar é o Centro e também Botafogo.
Você descobrirá que no carnaval os hotéis cariocas são muito caros. Não há muito o que fazer a respeito – os turistas descem ao Rio durante essa semana, o que significa que os preços disparam. A melhor maneira de lidar com preços exorbitantes é reservar com antecedência, com muita antecedência, devemos frisar…
Carnaval no Sambódromo
Quando você vê fotos do Rio no carnaval, é bem provável que esteja vendo fotos do Sambódromo.
Durante 5 noites, as melhores escolas de samba do Rio participam do desfile de carnaval. Você só pode ver esse desfile se comprar ingressos. Embora você possa comprá-los no Rio, recomendamos fortemente que compre os ingressos com antecedência.
Imagine milhares de pessoas em fantasias elaboradas atrás de cada carro alegórico. A música alta, persistente e animada. Se você gosta de carnaval, não deixe de ir ao menos uma vez assistir o carnaval no sambódromo do Rio. Você não vai se arrepender.
Mais do Carnaval no Rio de Janeiro
Outra forma totalmente gratuita de vivenciar o Carnaval é participando blocos de rua. Imagine milhares de pessoas amontoadas em alguns quarteirões, a batida de bandas de samba permeia o ar, todo mundo toma um drink e todo mundo está dançando.
Há também shows gratuitos para curtir por toda a cidade em áreas como o Largo do Machado e os Arcos da Lapa.
Quais são melhores blocos de carnaval do Rio de Janeiro?
Bloco do Sargento Pimenta
Provavelmente um dos blocos mais diferentes do Rio, é o Bloco do Sargento Pimenta, o bloco dos Beatles. Imagine uma mistura dos ritmos brasileiros com as músicas clássicas dos Beatles.
Uma mistura de culturas, turistas e locais frequentam este bloco.
Banda de Ipanema
Este bloco é conhecido por ter uma forte presença LGBTQI. Quase todos os homens, homossexuais e heterossexuais, usam roupas femininas. Este é um bloco para se divertir sem julgamentos. Se você for uma mulher viajando sozinha ou com um pequeno grupo de mulheres, este é um dos eventos mais seguros de se participar.
Bloco das Carmelitas
O bloco circula pelo bairro de Santa Teresa e há uma brincadeira de uma lenda de que, todo ano, uma freira pula o muro do Convento das Carmelitas para aproveitar os dias de carnaval e depois volta para a clausura, com isso, virou tradição no bloco homens e mulheres de vestirem de freira, para que a “fujona” possa brincar em paz, sem ser reconhecida.
Dicas de Segurança
- Quando você sair pelo Rio de Janeiro e for a blocos de rua, use uma doleira sob as roupas. Coloque ali a maior parte do seu dinheiro seu cartão de crédito e seu telefone.
- No blocos tenha cuidado ao usar seu celular, furtos podem acontecer rapidamente e é difícil achar uma pessoa correndo no meio da multidão.
- Não carregue objetos de valor em seus bolsos, o maior perigo em blocos são batedores de carteira.
- Não use jóias ou óculos escuros caros.
- Depois do bloco fique com a multidão. Não se separe e entre em becos escuros. Isso pode parecer bobo, mas a maioria dos crimes acontece depois dos blocos – não durante eles.
- Não traga equipamento fotográfico grande e caro ou mochila para um bloco.
- Se você for ao Sambódromo, a forma mais segura de chegar é de Uber ou táxi. A área ao redor do Sambódromo é muito insegura. Você também pode conseguir um ônibus ou van coletiva, providenciado pelo seu hotel.