DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Guia sobre o Caminho de Santiago de Compostela

Compartilhe:

Hoje, vamos mergulhar na fascinante origem do Caminho de Santiago de Compostela, uma rota milenar que tem atraído peregrinos de todo o mundo em busca de espiritualidade, aventura e conexão com a história. Prepare-se para embarcar em uma jornada pelo tempo, explorando os primeiros passos dessa rota lendária.

Localizada no noroeste da Espanha, Santiago de Compostela é a parada final para os peregrinos vindos de todas as direções do Caminho de Santiago e para aqueles que desejam visitar o túmulo do Apóstolo Tiago.

caminho santiago compostela

Um pouco de história do Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela tem profundas raízes religiosas. Acredita-se que no início do século IX, durante a época medieval, o corpo do apóstolo São Tiago foi descoberto em um local remoto na região da Galícia, no noroeste da Espanha. A notícia se espalhou rapidamente, e peregrinos começaram a percorrer uma rota até o suposto túmulo do santo, que se tornou conhecido como o Caminho de Santiago.

Essa rota, também chamada de “Caminho Francês”, pois parte da França, logo se tornou uma das principais rotas de peregrinação cristã da Idade Média, ao lado de Jerusalém e Roma. Milhares de fiéis empreenderam a jornada para venerar os restos mortais de São Tiago e buscar perdão, cura ou aprofundar sua fé.

Além de seu significado religioso, o Caminho de Santiago de Compostela teve um impacto profundo na cultura e na história da Europa. Ao longo dos séculos, essa rota se transformou em um importante ponto de encontro para pessoas de diferentes origens e culturas. Peregrinos, comerciantes, artistas e intelectuais viajavam pelo caminho, trocando conhecimentos, ideias e experiências.

Durante a Idade Média, diversas catedrais, mosteiros e hospedarias foram construídos ao longo do percurso, oferecendo abrigo e assistência aos peregrinos.

Atualmente, o Caminho de Santiago atrai não apenas peregrinos religiosos, mas também aventureiros, amantes da natureza e curiosos em busca de uma experiência única. O trajeto oferece uma rica mistura de desafios físicos, paisagens deslumbrantes, gastronomia local e encontros inspiradores com pessoas de diferentes partes do mundo.

Como planejar a peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela

Uma maneira fácil é dar uma olhada no site oficial do Camino, que inclui muitas informações de rotas, itinerários e opções que você tem.

Você pode escolher entre vários caminhos – O Caminho Francês, O Caminho Inglês, O Caminho do Norte, etc.

Onde começa o Caminho de Santiago?

Perguntar “onde começa o Caminho de Santiago” lhe renderá uma resposta bastante complicada.

E aqui está o porquê. O nome latino original para Santiago de Compostela era “Campus Stellae”, ou campo de estrelas. O nome refere-se a uma chuva de estrelas que veio como uma visão para o eremita Pelayo. E assim, a capela original em Santiago foi chamada Campus Stellae.

Mas uma interpretação moderna relevante também deve considerar a constelação de muitas trilhas do Caminho que convergem em Santiago – o ponto final tradicional de uma peregrinação do Caminho. Você pode ver isso no símbolo de concha que marca a rota e que muitos peregrinos usam como símbolo. A concha simboliza as muitas rotas que terminam em Santiago.

Tudo isto significa que não existe um ponto de partida único para uma peregrinação ao Caminho de Santiago. Mas nós entendemos: Você está tentando descobrir por onde começar sua própria peregrinação. Este guia lhe dará informações sobre os pontos de partida mais populares para o Caminho, com algumas informações práticas sobre o que essas rotas implicam.

Qual rota escolher para o Caminho de Santiago de Compostela

O Caminho de Santiago não é uma rota única como muitos pensam referindo-se ao popular Caminho Francês. É uma rede de rotas de peregrinação que começam em diferentes lugares da Europa e terminam em Santiago de Compostela.

As rotas populares são bem sinalizadas, têm infraestrutura suficiente para os peregrinos e não exigem um planejamento muito minucioso – basta escolher uma rota e seguir as setas amarelas até Santiago.

Existem sete rotas bem estabelecidas; Camino Frances (Caminho Francês), Camino Portugués (Caminho Português), Camino del Norte (Caminho do Norte), Camino Primitivo (Caminho Original), Via de la Plata (Caminho da Prata), Camino Inglés (Caminho Inglês) e Estrada Finisterre-Muxía.

Distância de cada Rota do Caminho de Santiago de Compostela

  • Caminho Francês – cerca de 800 km
  • Caminho Português – 240 km (saindo do Porto) ou 640 km (saindo de Lisboa)
  • Caminho Inglês – de 73 a 112 km
  • Caminho Primitivo – 315 km
  • Caminho de Fisterra e Muxía – 118 km
  • Estrada Norte – 825 km
  • Via da Prata – 980 km

Sobre as 7 principais rotas do Caminho de Compostela

O Caminho de Santiago de Compostela possui várias rotas, conhecidas como “caminhos”, que partem de diferentes cidades da Europa. Entre as rotas mais populares, destacam-se o Caminho Francês, o Caminho Português, o Caminho do Norte e o Caminho Primitivo.

Caminho Francês

Como mencionado anteriormente, é a rota mais tradicional e percorrida. Inicia-se na cidade de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, e atravessa belas paisagens, como os Pirenéus, a região de La Rioja e as montanhas de León, até chegar à majestosa cidade de Santiago de Compostela. A distância dessa rota é de aproximadamente 800 km.

Caminho Português

É outra rota bastante procurada. Partindo de cidades como Porto ou Lisboa, esse trajeto oferece uma jornada encantadora através de cidades históricas, vilas pitorescas e a bela paisagem do litoral português e galego. A partir do Porto a distância é de 240 km, já de Lisboa passa a ser de 640 km

Caminho do Norte

Segue a costa norte da Espanha, proporcionando uma experiência única com vistas deslumbrantes do mar Cantábrico. Essa rota é conhecida por seus desafios físicos, mas também recompensa os peregrinos com uma riqueza cultural e gastronômica excepcionais. É considerado o Caminho mais bonito. O motivo? Por ser feito às margens da costa e por cruzar extensas faixas de areia sobre o Mar Cantábrico. A distância é de 825 km

Caminho Primitivo

É considerado o mais antigo e foi percorrido pelo próprio Rei Afonso II, no século IX. Inicia-se em Oviedo e passa por paisagens montanhosas e vilarejos pitorescos até encontrar o Caminho Francês em Melide. É considerado o caminho mais difícil devido o excesso de subidas e descidas. Mas a rota é curta em comparação com as demais, possui a distância de 315 km.

Caminho Inglês

Tem na Galiza duas alternativas: o itinerário a partir da Corunha é mais curto, com 73 km (que não te dá direito ao certificado) e o de Ferrol conta com 112,5 km. Os dois, cheios de atrativos e história, se encontram na metade do caminho, na localidade de Bruma, onde continuam juntos os últimos 40 km até Compostela.

Fisterra e Muxía

É uma peregrinação além da meta em Compostela — depois de chegar a Santiago e visitar os restos do apóstolo Thiago, muitos peregrinos decidem ultrapassar os sacrifícios das duras jornadas passadas para andar, pelo menos, mais uns quatro ou cinco dias. São 89 os quilómetros que faltam para Fisterra e 87 para Muxía.

Via da Prata

É o caminho mais longo. O termo “Via da Prata” não tem a ver com a exploração ou comércio deste metal precioso, mas provém do árabe Bal’latta, que é a palavra com que os muçulmanos designaram aquela ampla via pública empedrada e de sólido traçado pela qual se encaminhavam para o norte cristão.O Caminho de la Plata (Via de la Plata) também é pouco conhecido. Une-se ao Caminho Francês em Astorga (uma das opções). É considerado o trajeto mais longo, possui a distância de 980 km.

Considerações sobre por onde começar o Caminho de Santiago

Existem algumas considerações para planejar sua própria peregrinação pessoal. A peregrinação pelo Caminho de Compostela é algo altamente pessoal e você deve, antes de tudo, levar em consideração seus próprios desejos e necessidades ao decidir onde, quando e como.

Aqui estão algumas perguntas para se fazer:

Quanto tempo tenho para o Caminho?

Se você tem compromissos profissionais ou familiares, talvez não tenha tempo para fazer um percurso completo e longo. Nesse caso, pode optar por um percurso mais curto (como o português) ou apenas fazer parte de um percurso mais longo (como o Francês).

Você também deve considerar sua própria aptidão ao planejar o tempo para o Caminho. Os guias recomendam etapas que são boas para pessoas em boa forma, mas se você for mais velho, mais lento ou tiver considerações médicas, isso afetará quantos quilômetros você pode fazer no tempo disponível.

Quero obter a Compostela?

O certificado de Compostela é emitido pela igreja em Santiago e certifica a sua peregrinação concluída. Você não precisa pegar um. Mas se você quiser um, precisará apresentar um passaporte de peregrino com carimbos representando pelo menos 100 quilômetros de trilha de peregrinação.

Por esta razão, Sarria na trilha Francês pode ser o ponto de partida mais popular para o Caminho de Santiago, pois fica a 116/k de Santiago. Mas os 100/k finais dos caminhos Norte, Português, Inglês ou Primitivo também funcionarão.

Onde termina o caminho de Santiago de Compostela?

O fim tradicional do Caminho de Santiago é na Catedral de Santiago de Compostela, Espanha.

Os melhores meses para caminhar

Os melhores meses para fazer o Caminho dependem da rota que você escolher, algumas rotas são ótimas no verão, por exemplo, Camino del Norte, Camino Primitivo – é bom, quente, sem chuva; em alguns Caminhos, o calor é insuportável, por exemplo, na Via de la Plata, e no Caminho Português (parte de Lisboa) – é um calor escaldante, seco, sem sombra para esconder.

A época mais movimentada para a maioria das rotas é julho e agosto, mas saiba que neste período todas as rotas estarão muito ocupadas com muitas pessoas.

Quanto a percorrer o Caminho completamente fora de temporada de novembro a fevereiro, o Caminho Francês é provavelmente o melhor para caminhar principalmente porque há mais infraestrutura (mais albergues) e alguns deles estão abertos o ano todo. Em outras rotas, por exemplo, Camino del Norte, a maioria dos albergues está fechada para a baixa temporada e você terá que ficar em hotéis, embora seja mais barato do que na alta temporada.

O inverno em termos de clima não é a melhor época, pode chover bastante e fica frio (nem todos os albergues têm aquecimento), nas montanhas você pode pegar neve e algumas passagens podem estar fechadas. Se você quer um caminho muito tranquilo e sem pessoas – o inverno é uma boa época, caso contrário, tente fazê-lo entre março e o início de novembro.

Como escolher a melhor rota para você?

Qual rota do Caminho de Compostela é a melhor? é uma das perguntas mais frequentes sobre o Camino que recebemos. Depende de vários aspectos.

Decida o quanto você quer (ou pode) caminhar – rota curta, média ou longa. Você sempre pode iniciar uma rota não a partir de seu início oficial, mas a partir do ponto da rota que melhor lhe convier.

Escolha a melhor rota para o mês em que deseja caminhar – nem muito calor, nem muita chuva.

O Caminho Francês é, de todas as rotas, a que tem a melhor infraestrutura e o maior número de albergues. Alguns dos albergues estão abertos todo o ano, o que significa que esta rota pode ser concluída fora de época, nos meses de inverno. Algumas pessoas pensam que esta rota é a melhor para caminhar como primeiro Caminho de Santiago e é verdade, mas outras rotas como o Caminho Português ou o Caminho Inglês também são adequados para peregrinos de primeira viagem.

Onde você dorme durante a peregrinação?

Há muitas opções e você não precisa carregar equipamentos de camping, a menos que opte por dormir ao ar livre.

Albergues são a opção mais barata que varia de 5 a 20 euros por noite para uma cama de dormitório. Existem os municipais e os privados onde os albergues privados normalmente têm condições um pouco mais agradáveis. Você pode estar em uma sala de 10 pessoas ou 60 – você nunca sabe o que esperar. Todos compartilham um banheiro/chuveiro e normalmente há uma cozinha para você usar. Uma vez que você se acostuma a dormir com uma multidão, eles não são ruins e você não pode bater o preço.

Na maioria das cidades também há opções para ficar em quartos de ‘hotel’ mais tradicionais com banheiros privativos, como uma pensão, um hostel, casa rural ou hotel de alto padrão ou prédio histórico. Basicamente, um hostel e uma pensão são a mesma coisa – um quarto de hotel econômico (alguns têm banheiros compartilhados) que normalmente é de propriedade privada e pequeno. Um hotel é propriedade de uma empresa maior e opera no sistema de 5 estrelas, o que também significa que são um pouco mais caros.

Você pode reservar muitas hospedagens no Caminho de Santiago pelo Booking.com.

Booking.com

Como evitar se perder no Caminho

Há 800 anos, Santa Francisca fazia uma peregrinação do Caminho a Santiago de Compostela. Ele não se perdeu, e nem você. Bem, é fácil sair um pouco do curso, mas é muito difícil se perder profundamente no Caminho.

A marcação do caminho com os desenhos de conchas, como já mencionado, é particularmente evidente nas rotas mais antigas e populares, como as Franceses, Portuguesas, Primitivas e Inglesas.

rotas caminho compostela conchas

O Caminho está bem marcado com uma série de marcadores. Eles variam dependendo da região, mas serão uma mistura de: postes de concreto com setas amarelas e símbolos de conchas, setas pintadas com spray, símbolos de conchas embutidos na calçada ou pavimento, placas de rua azuis e amarelas e um pouco de arte de rua e escultura.

O símbolo da concha caracteriza um milagre realizado por São Tiago, mas também é uma metáfora para as muitas rotas do Caminho que convergem em Santiago. Assim, o ponto no ápice do símbolo da concha também “aponta” você na direção correta.

Por isso, se ficar atento, encontrará o Caminho enquanto percorre o Caminho de Santiago. Os habitantes locais também são muito simpáticos em apontar você na direção certa se você tiver um olhar sem noção em seu rosto.

Refeições durante a peregrinação

A cultura das refeições na Espanha é bem diferente da maior parte do mundo, com almoços tardios e jantares ainda mais tardios. O horário de funcionamento também varia. Por exemplo, quase tudo fecha aos domingos e a cozinha só abre para o jantar por volta das 20h. No entanto, o Caminho está configurado para o dia a dia do peregrino, pelo que deverá conseguir encontrar refeições nos horários a que está habituado. 

Aqui está o que você pode esperar para o café da manhã, almoço, jantar e lanches ao longo do Caminho:

Café da manhã

O café da manhã ao longo do Caminho consiste em café, suco de laranja e uma torrada (com azeite, compota ou fiambre) ou um salgado num bar. 

Almoço

Alguns bares oferecem sanduíches de presunto ou  tortilla espanhola  (omeletes de batata e ovo). Dependendo da cidade, você pode encontrar uma refeição mais substancial para o almoço, mas o almoço costuma ser a refeição mais difícil de encontrar por conta do horário. 

Mercearias em cidades menores podem estar fechadas para a sesta entre 14h às 16h e os bares podem estar servindo o almoço.  Se você estiver em uma cidade maior, desfrute de um almoço tardio às 14h em um restaurante ao ar livre.

Jantar

Os peregrinos costumam comer em restaurantes de peregrinos (que geralmente estão conectados a um ou mais albergues da cidade). O jantar de um peregrino ou menu del peregrino consiste em três pratos – um aperitivo (sopa, salada), um prato principal (costeleta de porco, frango) e uma sobremesa. Vinho e pão também estão inclusos. Você também pode pedir fora do menu. 

Nas cidades maiores, você pode sair para comer tapas (petiscos e porções). Dependendo da região, as especialidades e o preço variam. 

Se o seu albergue tiver cozinha, você pode optar por cozinhar e comer no local. Muitos peregrinos gostam de fazer isso para economizar dinheiro, comer algo feito em casa e compartilhar as refeições com outros peregrinos.

Lanches e Bebidas

É uma boa ideia comprar e levar consigo nozes, frutas, iogurte ou outros lanches para se abastecer ao longo do dia. O pão é servido em quase todas as refeições. Em cidades maiores, você pode receber uma tapa grátis ao comprar uma bebida – normalmente um pratinho com azeitonas, ou torradas, algo simples. O vinho é farto, delicioso e barato.

Se você é vegano ou vegetariano, pode precisar cozinhar suas próprias refeições com frequência. Dito isso, há vários restaurantes veganos ou vegetarianos nas cidades maiores. Mesmo que você não seja vegetariano, provavelmente desejará alguns vegetais. Uma ótima maneira de comer vegetais é comer as refeições comunitárias nos albergues. Fique de olho naqueles que oferecem jantar vegetariano. Grandes redes de supermercados também vendem saladas pré-embaladas.

Quais os custos pelo Caminho de Santiago de Compostela

Transporte

Basicamente você caminhará durante todo o trajeto. Você pode querer transportar sua mochila por cerca de 3-5 € . Se você optar por pegar um ônibus ou trem ao longo de partes do Caminho, os preços são mínimos. Observe que não é possível ir de ônibus para todas as paradas do Caminho, pois muitas paradas estão em pequenas aldeias sem acesso de ônibus. 

Hospedagem

Você pode esperar pagar entre 10 €  a 30 €  por cama em quarto compartilhado. A forma mais barata de percorrer o Caminho é ficar hospedado  em albergues públicos, que  começam nos 10 €  por noite. Existem também alguns  donativos, ou albergues “pague quanto puder”, administrados por várias entidades religiosas e não religiosas. No entanto, o valor sugerido é de pelo menos 5€  para estes. Quartos duplos privados normalmente variam entre 30-50 €. 

Compras

Como você estará carregando seus pertences, provavelmente não fará muitas compras. No entanto, existem lojas de souvenirs com preços razoáveis. Também existem lojas de esportes nas cidades médias e grandes com alguns equipamentos mais caros. A maior parte de suas compras provavelmente será de mantimentos, que são baratos na Espanha. No entanto, as lojas menores são mais caras que os supermercados da cidade. Você provavelmente também fará viagens à farmácia, onde os preços costumam ser OK.

Comida

Você pode facilmente parar para tomar um café com torrada por cerca de 5 €.  Para o jantar, muitos  albergues  servem um menu de peregrino, que normalmente custa cerca de 12 € . Esta é uma refeição de preço fixo com três pratos. Você também pode pedir outros pratos por preços mais altos.

Lavanderia

A lavagem à mão e a secagem no varal são gratuitas nos albergues, mas máquinas de lavar e secadoras estão disponíveis, por cerca de 3-4 €  por lavagem e 2-4 €  por carga de secadora.

Transporte de Mochila

Caso não consiga carregar sua mochila, há uma série de empresas que vão buscar e entregar sua mochila no  albergue de sua preferência . Este serviço custa cerca de 7 €  por dia.

É bom saber antes de ir:

Uma concha é o sinal oficial da peregrinação junto com uma seta amarela, então você verá muitas delas no caminho para Compostela.

O Túmulo do Apóstolo Tiago está aberto todos os dias das 7 da manhã às 9 da noite. Não há pausa (siesta) durante a tarde e você também pode visitar enquanto a missa está acontecendo.

O acesso ao túmulo é feito pela Puerta Santa (Porta Santa) no lado leste da catedral (na Praça da Quintana de Vivos) e também é lá onde você provavelmente verá outra fila para a catedral que fica na o lado sul (Praça de Praterias).

Há 4 missas durante o dia na catedral: 7h30, 9h30, 12h00 e 19h30.

Observe que durante esses horários o local fica extremamente movimentado e é mais provável que você precise fazer fila para entrar. Isso significa que apenas uma fração das pessoas poderá assistir à missa. Se você quiser assistir à missa do meio-dia, talvez seja necessário entrar na fila às 10h, se não antes.

Credencial do Peregrino

A Credencial do Peregrino é o documento dado aos peregrinos na Idade Média como salvo-conduto. Hoje existe um modelo de credencial oficial distribuído e aceito pelo Departamento de Peregrinação da Diocese de Santiago. Pode ser obtido solicitando-o pessoalmente no Posto de Acolhimento do Peregrino ou em outras instituições autorizadas pela Catedral de Santiago para a sua distribuição, como paróquias, Associações de Amigos do Caminho de Santiago, albergues de peregrinos, confrarias, etc.

Na Espanha e fora de Espanha, algumas associações relacionadas com a peregrinação foram autorizadas a distribuir as suas próprias credenciais com referência ao objetivo da peregrinação na Catedral de Santiago. 

A credencial do Peregrino deve ser carimbada pelo menos duas vezes por dia nos últimos 100 km (para os peregrinos a pé ou a cavalo) ou nos últimos 200 km (para os peregrinos ciclistas).

A única credencial oficial e válida é a emitida pelo Escritório do Peregrino (credencialesperegrinos@catedraldesantiago.es, ou oficinadelperegrino@catedraldesantiago.es)

No Brasil você pode conseguir a credencial do peregrino em alguns pontos oficiais, que você encontra nesta lista.

Obtenção da Compostela

O peregrino que chega a Santiago pode ganhar a recompensa da Compostela, um diploma emitido pela Oficina del Peregrino para certificar que a rota foi realizada com sentido cristão. A Compostela é obtida pelos peregrinos que fizerem os últimos 100km a pé ou de cavalo, ou os 200 últimos quilômetros percorridos em bicicleta. Em ambos casos deve levar-se a credencial de peregrino com um ou mais carimbos diários dos albergues ou das paróquias percorridas por qualquer uma das seguintes rotas.

Os peregrinos que chegam a Santiago de Compostela depois de terminarem o Caminho de Santiago devem dirigir-se à Rúa Carretas, 33, onde se encontra o “Escritório do Peregrino” da Oficina de Acogida de Pelegrino. Lá, o selo final do Caminho é carimbado. É também o local onde se obtém o certificado oficial da peregrinação conhecida como Compostela.

Observação: em horários de muito movimento, você pode não receber o certificado no mesmo dia.

Outras regras sobre a compostela a ter em conta:

A Compostela só é concedida ao peregrino pessoalmente e individualmente. Não é emitido por conta de terceiros, assim como não é possível tratá-lo por telefone ou comunicação telemática.

O Caminho pode ser feito por etapas, desde que ordenadas cronologicamente e geograficamente. No entanto, se for percorrida apenas a distância mínima exigida (últimos 100 ou 200 km), deve sempre ser carimbada no início e no final de cada etapa, incluindo a data correspondente, para que se possa verificar que o peregrino retomou o Caminho no mesmo local onde havia parado.

O objetivo do Caminho é o Túmulo do Apóstolo na cidade de Santiago de Compostela, portanto, é uma peregrinação nesse sentido. Quando se realiza a peregrinação, escolhe-se um caminho oficial e a peregrinação realiza-se pelo mesmo percurso escolhido, sem alternância ou mistura dos percursos de peregrinação.

Com o Registo de Peregrino preenchido, obtém-se um bilhete com número de volta para recolher a Compostela. Este bilhete é impresso com um código QR que permite saber o estado do tempo de espera em tempo real.

A Compostela é um documento gratuito.

Dicas para iniciantes no Caminho de Santiago – Perguntas Frequentes

Planejamento

Antes de iniciar sua caminhada, faça um planejamento cuidadoso. Estude e decida qual rota você deseja seguir, pesquise sobre as distâncias, os pontos de interesse ao longo do caminho e os melhores períodos para viajar, levando em consideração as condições climáticas.

Equipamento adequado

Certifique-se de ter um calçado confortável e adequado para caminhadas longas, roupas leves e resistentes, além de uma mochila ergonômica que não sobrecarregue suas costas. Lembre-se de levar também protetor solar, chapéu, capa de chuva, lanterna e uma garrafa de água.

Se quiser comprar itens úteis para sua viagem, visite nossa loja na Amazon.

Ajuste para os horários das refeições espanholas

Se você vem de fora da Espanha, é provável que não esteja familiarizado com os horários das refeições espanholas.

Na Espanha, as pessoas geralmente almoçam entre 14h e 16h e jantam entre 20h e 22h. Fora desse horário, muitos restaurantes não têm cozinha aberta.

Tenha isso em mente ao planejar quando e onde você vai comer. De qualquer forma, sempre tenha lanches à mão.

Documente sua jornada

Mesmo que você não seja um escritor, você deve fazer um esforço para escrever um diário da sua jornada pelo Caminho de Santiago de Compostela. Talvez no início você não saiba o que o Caminho significa para você, mas com o passar dos dias ou até mesmo muito depois da sua jornada, ler seu diário possa te trazer sentimentos.

Se estiver cansado demais para escrever, considere gravar uma nota de voz todos os dias em seu telefone. Você pode transcrevê-lo mais tarde. Outras ótimas maneiras de documentar sua jornada são vídeos e fotos.

Esteja preparado para dias ruins

Chuva, frio, calor, bolhas nos pés, cansaço, talvez fome… mesmo antes de começar o Cainho de Compostela, passe um tempo pensando em como você irá lidar com as adversidades na trilha.

Se você acha que pode atravessar dois países sem que uma única coisa ruim aconteça, você está se enganando. É importante reconhecer que haverá dias ruins para que você não fique surpreso e esteja preparado quando eles acontecerem.

Bom, e se eles não acontecerem, melhor ainda!

Devo pré-reservar minha hospedagem?

É aconselhável pré-reservar a primeira noite no seu ponto de partida. Isso lhe dará paz de espírito e suavizará qualquer nervosismo e jet lag. Além disso, como todos os caminhos levam a Santiago de Compostela, lá fica muito movimentado. Portanto, é aconselhável também pré-reservar sua ospedagem em Santiago assim que souber quando chegará na cidade.

Mas além disso, existem duas coisas a se pensar quando planejamos as hospedagens no Caminho de Santiago. Algumas pessoas gostam da garantia de saber que têm uma cama para passar a noite (principalmente se não quiserem fazer os albergues e preferirem hospedagem particular).

Outros gostam da flexibilidade de poder usar a mente e o corpo como guia.

Ouça seu corpo

Lembre-se: Este é o seu Caminho. Seu ritmo é muito importante para ter uma boa experiência – mental e física.

Se você quiser fazer um longo almoço, desviar para uma linda capela, fazer um dia super curto ou parar e cheirar as rosas, então você deve ouvir a si mesmo.

É fisicamente difícil de fazer?

Na verdade, não. Certamente há tempos difíceis, e você pode ser pego pelos elementos – mas esta não é uma caminhada técnica, é mais sobre resistência do que sobre demandas físicas extenuantes. No entanto, a resistência não é fácil e levantar-se e caminhar (não importa o quão plana seja a trilha) todos os dias – dia após dia durante 5 semanas tem um preço para seus pés e costas.

Conecte-se à espiritualidade

Mesmo que você não tenha uma motivação religiosa, o Caminho de Santiago de Compostela oferece uma oportunidade única de se conectar consigo mesmo, refletir sobre sua vida e encontrar um senso de paz interior. Aproveite os momentos de solidão para meditar, apreciar a natureza e buscar essa conexão espiritual.

Celebre sua chegada

Ao final da sua jornada, ao chegar à majestosa Catedral de Santiago de Compostela, celebre sua conquista. Participe da tradicional cerimônia do “Pilgrim Mass” e abrace a estátua do apóstolo São Tiago. Aproveite para explorar a cidade, conhecer a rica história e desfrutar da deliciosa gastronomia local.

Dicas para se manter seguro no caminho

A Espanha é um país seguro e amigável. Mas como em qualquer cidade do mundo, merda pode acontecer. Há relatos de pequenos crimes, assédio sexual e furtos.

Mas o crime não deve ser sua única preocupação de segurança. O tráfego diário e os perigos de tropeçar também são algo para prestar atenção. Aqui estão algumas dicas durante a caminhada no Caminho:

Use um apito. Tenha um apito preso à alça da mochila. Isso ajuda a se proteger contra cães, caras assustadores e pode ser um alerta para os outros se você se machucar.

Caminhe em direção ao tráfego dos carros. Existem trechos do Caminho que o forçarão a entrar em uma estrada, às vezes sem muito acostamento. Quando isso acontecer, você deve sempre andar em direção ao tráfego que se aproxima, para que possa ver o que está vindo em sua direção.

Dicas para se manter saudável no Caminho

Mesmo que o Caminho seja um passeio lento pela Espanha, é um longo passeio lento. Aqui estão algumas dicas para manter sua saúde sob controle:

Teste seus sapatos. Os pés levam uma surra no Caminho e você quer ter certeza de que sua combinação de sapato e meia irá tratá-lo bem. Teste variações de meias e tênis ou botas antes da caminhada. Aliás, faça tais testes bem antes, não cometa o erro de ir para o Caminho de Compostela com sapatos novos.

Cuide das bolhas imediatamente. Leve um pequeno kit de primeiros socorros com bandagens, curativos e fita adesiva. No instante em que você sentir uma bolha, pare imediatamente e trate-a.

Desenvolva uma rotina de alongamento. Isso pode ajudá-lo a manter a dor nas costas, dores nas canelas e músculos doloridos sob controle.

Preste muita atenção à sua alimentação. Certifique-se de obter a mistura certa de proteínas (para construir músculos) e carboidratos (para alimentar sua caminhada).

Não tenha medo de visitar uma clínica médica se sentir que tem uma lesão mais grave ou uma situação médica. As clínicas são simpáticas e baratas.

Seguro viagem para caminhada

Caminhar como qualquer outra atividade ao ar livre envolve o risco de se machucar ou perder alguns equipamentos. Além de ser obrigatório para entrar na Europa, recomenda-se ter um seguro de viagem para o Caminho de Santiago.

Embora o Caminho não seja uma caminhada de alta altitude por áreas remotas, ainda é uma experiência fisicamente desafiadora e as lesões são bastante frequentes. Certifique-se de que poderá obter assistência médica sempre que precisar. Torna a caminhada menos estressante quando você sabe que está coberto em caso de emergências imprevisíveis.

O que levar na peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela

Uma regra geral era que sua mochila não deveria ter mais de 10% do seu peso corporal. Pense nas roupas de maneira sábia.

  • Mochila – Uma boa mochila com uma faixa na cintura que transfere todo o peso para os quadris em vez dos ombros. Esta é a decisão mais importante que você vai tomar.
  • Bastões de caminhada – são opcionais, mas muitos os usam. Realmente ajuda para as superfícies irregulares. Muitos dias as caminhadas serão em terrenos bastante rochosos / cobertos de pedregulhos. Será bom ter um pouco de equilíbrio extra.
  • Meias de compressão – essas meias podem ajudar seus músculos a se recuperarem mais rápido!
  • Roupas de Dry fit – para lavar a roupa e secar as coisas durante a noite (porque você não quer carregar muitas roupas!), você precisa usar quase tudo de dry fit ou roupas de secagem rápida.
  • Chapéu ou boné adequado – boné com cobertura traseira ou um chapéu com aba grande o suficiente para cobrir também a parte de trás do pescoço.
  • Calçados – Sandálias confortáveis ​​para usar nas hospedagens, mas também devem ser aquelas que você pode usar de vez em quando se suas botas/sapatos estiverem incomodando. Você também pode fazer a caminhada de tênis de corrida. No entanto, há dias em que o tempo está ruim em que os tênis podem ser frustrantes. Quando chove, você pode ter problemas em manter seus pés secos, então botas de caminhada podem ser uma excelente opção – mas saiba que o nível de caminhada não é duro – na maioria das vezes você está em superfícies planas e não está atravessando rios e botas de caminhada são francamente um exagero.

Outros itens que podem ser muito úteis:

  • Kit de primeiros socorros
  • Capa de chuva para você e para sua mochila
  • Protetor solar
  • Câmera/Telefone
  • Óculos escuros
  • Lanterna de cabeça
  • Sacos plásticos ziploc (são como ouro – você nunca sabe quando precisará deles)
  • Lenços Umedecidos
  • Lanches (frutas, mix de trilhas, barras, atum, etc)
  • Garrafa de água

Melhores aplicativos para o Caminho de Santiago de Compostela

Há um número surpreendente de aplicativos do Caminho de Santiago, mas nem todos são de alta qualidade ou úteis. Estamos aqui para ajudá-lo a descobrir os melhores aplicativos de Camino para planejar e navegar em sua peregrinação.

Wise Pilgrim

aplicativo caminho santiago compostela

Os aplicativos Wise Pilgrim são os favoritos dos peregrinos e são anunciados como os aplicativos “originais e únicos” para o Caminho. Os desenvolvedores também trabalham duro para manter os aplicativos atualizados, uma obrigação para as condições em constante evolução ao longo do Caminho.

A primeira coisa que você notará ao baixar um aplicativo Wise Pilgrim é seu layout claro e impressionante. Dividido por região e depois por cidades, é fácil olhar e começar a planejar seus estágios preferidos imediatamente.

Em vez de fornecer uma visão geral de todo o estágio, como os guias, os aplicativos Wise Pilgrim são realmente bons para explicar o que esperar em cada cidade ou vila – incluindo albergues , cafés e outros serviços. 

No que se refere aos mapas, existem mapas de elevação e distâncias fáceis de ler. Você também encontrará instruções sobre como baixar mapas off-line.

Quando se trata de acomodação, o Wise Pilgrim fornece detalhes sobre quantas camas, preços e comodidades estão disponíveis, bem como informações de reserva. 

Outra coisa interessante é a capacidade de ler e deixar comentários sobre as acomodações (e outros estabelecimentos).

Embora o aplicativo forneça descrições de cada pequena parada ao longo do caminho, não há muitas informações práticas, culturais ou históricas para consultar durante o planejamento.

Baixe na App Store ou Google Play

Buen Camino

app caminho compostela

Sem dúvida, o aplicativo Buen Camino é um dos aplicativos do Caminho de Santiago mais conhecidos. E por uma boa razão – este aplicativo é gratuito, oferece mapas interativos úteis e oferece uma boa descrição do que esperar ao longo da rota a cada dia.

A melhor coisa sobre este aplicativo é a capacidade de ver a lista de cidades e as distâncias entre elas. Isso torna super fácil planejar a distância que você gostaria de caminhar a cada dia. Você também pode salvar sua própria rota personalizada, o que é útil tanto para planejamento antecipado quanto para retrospectiva de sua jornada (é tão fácil esquecer os detalhes).

No que diz respeito aos mapas, os mapas de elevação neste aplicativo não são os mais precisos ou fáceis de ler. Eles lhe darão uma ideia geral do que esperar.

Quando se trata de acomodação, o Buen Camino é super detalhado quando se trata de citar o número de camas, preços e comodidades. Você também pode ver as avaliações de outros peregrinos em cada albergue (além de adicionar suas próprias avaliações).

Há também informações práticas, históricas e específicas da região, exatamente como você encontraria em um guia impresso.

É claro que uma grande vantagem é que este aplicativo é gratuito, então não há razão para não experimentá-lo!

Depois de obter o aplicativo, você pode baixar sua rota preferida .

Baixe na App Store ou Google Play

Jacostamp

jacostamp santiago

O aplicativo Jacostamp é um aplicativo Camino novo e um tanto contestado. Esta credencial digital permite encontrar e recolher selos digitais ao longo do Caminho de Santiago.

Mas não se preocupe, não se destina a substituir o seu passaporte de peregrino de papel, ou credencial. É simplesmente um lugar para você coletar digitalmente suas memórias – com os selos Camino que todos conhecemos e amamos!

Ao fazer login, basta se inscrever e permitir o acesso à sua localização. Depois, no mapa, poderá ver os vários carimbos (em albergues , cafés, igrejas, etc.) que estão disponíveis ao longo do Caminho que pretende percorrer.

Você também pode filtrar por cidades ou por etapas. Em seguida, basta tocar para ver quais selos estão disponíveis. Marque que você esteve lá e os carimbos registrarão automaticamente a data e a hora e serão enviados para o seu perfil, ou seja, sua credencial digital. Você também pode compartilhar os selos nas redes sociais, se desejar.

Ao clicar nos selos, você também encontrará algumas informações sobre o estabelecimento onde o selo está localizado.

Novamente, isso não pretende substituir seu passaporte. Mas pode ser uma maneira divertida de documentar sua jornada . Eu sei que gostaria de me lembrar de todas as pequenas paradas ao longo do meu primeiro Caminho!

Baixe na App Store ou Google Play

Conclusão

O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota mágica, que combina história, espiritualidade, cultura e aventura. Sua origem religiosa, sua influência cultural ao longo dos séculos e sua redescoberta moderna o tornam um destino singular para todos os que estão dispostos a embarcar nessa jornada.

Seja você um peregrino religioso em busca de conexão espiritual, um viajante curioso interessado em explorar a história e a cultura europeia ou um aventureiro em busca de desafios pessoais, então o Caminho de Santiago de Compostela promete uma experiência enriquecedora e transformadora.

Prepare sua mochila, calce suas botas e embarque nessa aventura de milênios. Deixe-se encantar pelas paisagens deslumbrantes, pelos encontros inspiradores e pelo profundo senso de realização que acompanha cada passo dado em direção a Santiago de Compostela. Afinal, o Caminho está esperando por você, com suas histórias, mistérios e um mundo de descobertas à sua espera.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *