Durante anos de blog, eu tinha o mesmo objetivo todo mês de janeiro: começar a blogar regularmente. Janeiro sempre começava bem e eu publicava pelo menos três vezes por semana. Então em fevereiro ia diminuindo e no fim do ano o blog só tinha uma atualização no mês…
As coisas finalmente mudaram quando criei um calendário editorial para o blog e redes sociais. Os calendários editoriais são usados no mundo editorial formal (jornais e revistas). Eles facilitam o controle de sua programação de posts, idéias de postagem futuras e feriados que podem influenciar os tópicos do seu blog.
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O que é um calendário editorial?
Um calendário editorial de blog é mais do que apenas um calendário. Ajuda a desenvolver uma estratégia para o blog. Ele permite que você defina tópicos e realmente faça. Seu blog começa a funcionar e seu trabalho de postagem passa a ser mais natural.
Por que você precisa de um calendário para planejar conteúdo para o blog?
Se você acompanha este blog há algum tempo, já deve ter percebido que toda segunda feira falamos sobre blog, trabalho online ou nomadismo. Nas sextas postamos roteiros de viagem. E isso acontece porque faz parte do nosso calendário.
Eu ainda costumo usar um planner físico para organizar o conteúdo do blog. Se isso funcionar para você, está ótimo! Recentemente, criei um calendário editorial online simples, mas não me adaptei.
Há também ferramentas online prontas, como o Trello e o Todoist.
Postar consistentemente é uma ótima maneira de ganhar e manter seus seguidores, porque mostra a possíveis seguidores e clientes que você vai agregar valor ao feed deles. Quanto mais consistente você for, mais seu público compreenderá o que esperar de você.
Quando você planeja com antecedência, você é capaz de dar a si mesmo bastante tempo e espaço para criar conteúdo que seja significativo para seu público. Em vez de se apressar em criar algo para postar e a legenda perfeita no momento em que você gostaria que algo fosse ao ar, planejar com antecedência permite criar conteúdo de qualidade que manterá seu público querendo mais.
Aqui estão as razões pelas quais você precisa de um calendário editorial de conteúdo:
- Todas as suas idéias, pontos-chave, datas e listas de tarefas estão juntas – é muito menos provável que você esqueça coisas.
- Pense facilmente em novos posts de acordo com a lista que já tem.
- Ter uma lista de temas ou possíveis posts futuros.
- Planeje o conteúdo sazonal com mais facilidade
- Você pode ver toda a sua programação com facilidade – planeje o conteúdo para uma semana, mês, ano!
- Entenda melhor o que você está realmente postando – muitos posts sobre um mesmo assunto? Não posta sobre uma categoria específica há algum tempo? Tudo isso é mais fácil de ser visualizado.
Como criar um calendário editorial do blog
Criar um calendário de conteúdo não é tão assustador quanto pode parecer. Você simplesmente precisa encontrar as ferramentas organizacionais que o ajudarão a planejar com antecedência e a executar esses planos. Quer você comece com uma caneta e papel ou comece a usar um aplicativo, é importante determinar em quais canais você publicará. Canais de publicação comuns são seu blog, páginas de destino em seu site, redes de mídia social e listas de e-mail.
Defina expectativas realistas
Claro, parece ótimo postar conteúdo otimizado para cada canal todos os dias, mas isso requer muito tempo e recursos para ser executado. Como uma empresa em crescimento, você precisará determinar onde seu esforço será mais bem empregado. Em vez disso, determine qual será a sua frequência de postagem e fique com ela. Seu público apreciará a consistência e aprenderá o que esperar de você.
Determine sua agenda
Descubra com que frequência você postará em seu blog. Seja realista aqui. É melhor publicar consistentemente duas vezes por mês do que publicar aleatoriamente todos os dias, uma semana, seguido de três meses sem postagens. Existem muitos blogs de sucesso que postam apenas uma vez por mês. Mas eles fazem isso de forma consistente. TODOS os MESES. Consistência é a chave.
Faça uma lista de idéias
Crie 10 idéias de posts para cada uma das categorias do seu blog. Pegue uma caneta e papel e anote tudo. Não se censure aqui. Anote tudo o que aparece em sua cabeça.
Observe que algumas idéias não precisam necessariamente ser exatamente no seu nicho. Por exemplo: por aqui nós postamos sobre viagens, mas falamos também sobre trabalho online. Porque? Porque se você conseguir trabalhar pela internet, pode se tornar um nômade digital (como nós) e então viajar pelo mundo (como nós!).
Depois de iniciar o brainstorming, as idéias de postagem no blog começam a aparecer em sua cabeça em momentos aleatórios – no chuveiro, enquanto você prepara o jantar, durante o trajeto matinal. Sempre anote as ideias no momento em que elas aparecem. Use o celular ou um caderninho para isso.
Identifique feriados e eventos especiais
Aqui você aproveita sazonalidades para criar conteúdos específicos para seu blog.
Anote feriados que possam influenciar seus posts. Por exemplo, posts sobre destinos para passar o Natal com a família, ou destinos românticos para passar o Natal, etc.
Faça o calendário editorial do seu blog
Agora vamos juntar tudo e fazer o calendário editorial do seu blog: Obtenha um calendário. Você pode usar um calendário on-line, calendário de parede, planilha, planner anual, post-its coloridos dispostos em linhas, o que for melhor para você.
Comece preenchendo o calendário com os feriados e suas postagens relacionadas no blog. Em seguida, comece a adicionar o título das postagens a partir da sua lista de idéias anterior. Tente misturar as categorias do blog e os tipos de postagens para adicionar variedade. Por exemplo, você pode ter um post sobre São Paulo, seguido por uma lista de praias do Rio, e no outro dia um post sobre um destino internacional.
Escreva seus posts
Você não achou que ia só ficar planejando, né? Depois de planejar, escreva pelo menos dois posts que acabou de planejar. A maioria das plataformas de blogs, como o Blogger e o WordPress, permite agendar postagens com antecedência. Programe essas duas postagens para serem publicadas nos dias marcados no seu calendário editorial.
Como aqui no World by 2 temos posts todos os dias, eu gosto de deixar postagens agendadas com 1 mês de antecedência (isso significa pensar, planejar e escrever pelo menos 20 posts). Isso me fornece estrutura suficiente para manter o bom funcionamento do blog, mas também flexibilidade suficiente para mudar as coisas quando necessário. Você encontrará um modo que funciona para você quanto mais você usa seu calendário editorial.
Verifique e atualize seu calendário editorial
Seu calendário editorial só funcionará se você o acompanhar. Verifique e atualize seu calendário editorial regularmente. Adicione novos eventos conforme eles surgirem. Faça um brainstorm de idéias de postagem para o blog e agende postagens conforme necessário.
Separe um tempo todas as semanas para escrever mais alguns posts. Alguns dias você sentirá vontade de escrever e outros não. Aproveite os dias em que você está inspirado e escreva várias postagens ao mesmo tempo.
Esperamos que você compreenda melhor como pode começar a planejar seu próprio calendário editorial para ajudá-lo a expandir seu blog. O marketing de conteúdo tem sido uma das maneiras principais de expandir nossos negócios e, sem um calendário editorial, definitivamente não ficaríamos no caminho certo.