Embora possa parecer assustador visitar um cemitério local durante as férias, o cemitério da Recoleta é simplesmente um daqueles locais imperdíveis quando você visita a cidade de Buenos Aires na Argentina.
Não é a toa que este local entrou no nosso post de 5 Lugares Imperdíveis em Buenos Aires.
Claro, há muitas coisas para ver e fazer em Buenos Aires, mas este é um lugar que eu sempre irei recomendar! Adoro a perspectiva cultural e histórica que esse lugar oferece aos velhos tempos de Buenos Aires.
Já comentamos sobre o valor cultural de se fazer Turismo em Cemitérios e como adotamos essas visitas desde 2010.
O Cemitério La Recoleta foi nomeado o cemitério mais bonito do mundo! E honestamente, não sei se isso é verdade, pois depende muito de como cada pessoa vê beleza nesses locais. Pessoalmente já visitamos outros tão belos quanto e absurdamente diferentes deste.
Se você estiver passeando pela zona norte da cidade, indicamos fazer a Excursão de Bicicleta no Circuito Norte de Buenos Aires que visita o bairro da Recoleta e Palermo.
História
Um a um, ao passar por cada mausoléu, cripta, estátua, pedra ou gruta, você pode aprender um pouco sobre o passado da Argentina. Há literalmente centenas de pessoas, incluindo celebridades, médicos, presidentes, generais, atores, escritores, padres, músicos e até a primeira-dama da Argentina Maria Eva Duarte de Peron, enterrada neste extraordinário cemitério.
Ir a La Recoleta ajuda você a colocar Buenos Aires em perspectiva, enquanto aprende sobre a extensa história européia da Argentina e vê os diferentes estilos arquitetônicos encontrados em toda a cidade. Estilos como Art Deco, Art Nouveau, Barroco e Neogótico.
O Cemitério La Recoleta é um labirinto e uma mistura desses estilos, além dos ossos daqueles que foram repousados aqui. Visitar esta “cidade dos mortos” também mostrará como os ricos e famosos foram homenageados há cem anos ou mais.
Construído e fundado em 1732 pelos monges franciscanos de Nossa Senhora do Pilar, este cemitério tornou-se o primeiro cemitério público em Buenos Aires em 1822.
Andar por cada “rua” ou curva permite ver uma arquitetura magnífica do final do século XIX ao início dos anos 1940. Todos os mausoléus são feitos principalmente de materiais importados no final do século XIX da Itália e da França. Os detalhes de cada cripta são muito interessantes pois podem ser de mármore, vidro, portas, esculturas, portões de ferro forjado, janelas, cruzes e até símbolos de outras religiões além do cristianismo.
Famosos enterrados no Cemitério da Recoleta
Ao passear por este cemitério, existem certos túmulos que você deve visitar também, incluindo:
Primeira-dama Eva Peron ou Evita Peron
Obviamente, o local mais popular do cemitério é o túmulo da primeira-dama Maria Eva Duarte de Peron. Ela era a esposa do Presidente Juan Peron. Na tenra idade de 33 anos, a notável Evan Peron foi colocada para descansar neste cemitério.
Ela defendeu o direito de voto das mulheres, ajudando os pobres, os direitos sindicais e os cuidados com a saúde dos habitantes locais. E ainda hoje, ela continua a ter milhares de fãs que fazem uma peregrinação ao seu túmulo todos os anos. Embora sua vida tenha sido muito curta, ela é elogiada e lembrada nesta cidade e é o mausoléu mais visitado de La Recoleta.
Embora seu corpo tenha sido removido antes por um golpe militar, sua localização ficou desconhecida durante mais de 16 anos. Em 1971, os militares revelaram que seu corpo havia sido enterrado em uma cripta em Milão, Itália, sob o nome de Maria Maggie. Desde então, ela voltou para Buenos Aires e, finalmente, foi sepultada no cemitério de La Recoleta. De fato, o governo argentino tomou grandes medidas para garantir que sua cripta estivesse segura. Seu túmulo tem um alçapão que leva a um compartimento abaixo do solo. Então, embaixo, há um segundo alçapão. É aí que o corpo dela repousa hoje.
Luis Angel Firpo
O boxeador mais famoso da América Latina na década de 1920 foi o Sr. Luis Firpo. Ele foi enterrado no cemitério de La Recoleta também. Seu local de enterro apresenta uma estátua em tamanho real dele (completamente de uniforme), enquanto ele “guarda” seu próprio mausoléu.
David Alleno
Alleno trabalhou no cemitério antes de cometer suicídio. Infelizmente, ele trabalhou sua vida inteira apenas para ganhar dinheiro suficiente para conseguir comprar um lugar para seu corpo depois que ele morreu. Diz a lenda que ele comprou sua própria lápide e a gravou antes de sua morte (incluindo o dia da morte, dia em que ele se suicidaria). Algumas pessoas alegam ver seu fantasma à noite!
Site Oficial
https://turismo.buenosaires.gob.ar/es/otros-establecimientos/cementerio-de-la-recoleta
Preços
💲 Entrada Gratuita
Horários
Todos os dias das 7h30 às 17h30
Endereço e Como chegar
Junín 1760, C1113 CABA, Argentina
Ônibus: 101