Em meados do século XVII, Pedro Vaz de Barros, fundador da cidade de São Roque, ficou entusiasmado com as terras da região e, juntamente com os moradores, decidiu investir na plantação de uvas e na produção de vinho.
No interior do estado de São Paulo, a cerca 70km da capital, a cidade é conhecida também como “A Terra do Vinho”, onde fica a Rota do Vinho.
A cidade do interior é uma excelente escolha para fazer um bate e volta saindo de São Paulo.
O Roteiro do Vinho em São Roque é composto por mais de 30 estabelecimentos entre vinícolas, adegas, restaurantes, fazendas e pousadas.
Durante sua visita na rota do vinho, é possível degustar deliciosos vinhos, sucos, queijos, salames, licores e cachaças, além também de encontrar as deliciosas alcachofras que são usadas para produzir patê, pastel, e muitos outros pratos.
Enoturismo, Gastronomia e Lazer
O Roteiro do Vinho de São Roque é uma oportunidade de vivenciar a história e tradição através das adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada.
O Roteiro do Vinho é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima.
Você pode ir com seu carro por toda a rota e ir parando em vinícolas, lojas e restaurantes para degustar bons vinhos, deliciosos produtos típicos, e passar momentos de lazer nas fazendas, pesqueiros, ranchos e pousadas.
As entradas nas vinícolas são gratuitas e as degustações simples também, porém você pode escolher fazer alguma degustação de vinhos dirigida, estas sim são cobradas à parte.
Ainda na cidade você pode visitar as produções de alcachofras e hortaliças que levadas pelos imigrantes europeus, encontraram em São roque, um clima ideal para desenvolver suas plantações.
Para saber mais e ter acesso a todos os estabelecimentos que fazem parte da Rota do Vinho de São Roque, verifique o site oficial.
Roteiro do Vinho em todas as estações do ano
São Roque é uma cidade incrível durante todo o ano e você pode aproveitar a rota do vinho em todas as estações:
Na primavera é o momento ideal para contemplar a beleza inconfundível da flor de alcachofra, período que antecede sua colheita.
No verão, entre os meses de janeiro e fevereiro, é a hora da colheita da uva.
No outono as árvores de plátanos dão seu show em toda a cidade.
Já no inverno, é uma oportunidade para curtir o friozinho da cidade e todo o charme espalhado no ar, além de tomar um vinho em frente a uma lareira.