Fernando de Noronha é um arquipélago vulcânico a cerca de 350 quilômetros da costa nordeste do Brasil. Seu nome vem de sua maior ilha, um parque marinho nacional protegido e um santuário ecológico com uma costa recortada e diversos ecossistemas.
É conhecida por suas praias belíssimas, bem como mergulho e snorkel. Tartarugas marinhas, raias, golfinhos e tubarões de recife também nadam em suas águas mornas e claras.
De beleza indescritível, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, é formado por picos vulcânicos de uma cadeia montanhosa submersa. Quase 70% da ilha principal de Fernando de Noronha, 21 ilhas menores e ilhotas do arquipélago, bem como a maioria das águas adjacentes até 50 metros de profundidade fazem parte da propriedade. A Reserva Biológica Atol das Rocas, único atol do Atlântico Sul, está localizada a cerca de 150 km a oeste de Fernando de Noronha.
A ilha também abriga uma das maiores colônias de reprodução de aves marinhas do Atlântico Sul.
História de Fernando de Noronha
Durante seus 500 anos de história, Fernando de Noronha foi temporariamente ocupada pelos holandeses (século XVII), franceses (século XVIII) antes de Portugal estabelecer o domínio em 1737. Eles construíram um extenso sistema de defesa de 10 fortes. A maior e mais bem conservada fortaleza é Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha.
A ilha também serviu como prisão e base do Exército dos EUA. Hoje a população é de cerca de 5.000 habitantes e a principal indústria é o turismo.
Como um santuário ecológico único, Fernando de Noronha é um Patrimônio Mundial da UNESCO, e grande parte da área é um Parque Nacional Marinho. E tem as praias mais maravilhosas. Três delas (Sancho, Porcos e Leão) figuram regularmente na lista das melhores praias do Brasil.
Meio Ambiente
A ilha de Fernando de Noronha é considerada um paraíso em todo planeta, com premiações do TripAdvisor e da revista Travler da Conde Nast, que classificou a praia do Sancho como a mais bonita do mundo em quatro ocasiões (título nos anos 2014, 2015, 2017, 2022). O arquipélago é um santuário ecológico, berço de diversas espécies da fauna e flora do país, sinônimo de belezas naturais imensuráveis.
Outro ponto diferenciado do arquipélago é sua consonância com as práticas de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG). Em Noronha, uma ilha que é totalmente sustentável e com viés socioambiental, diversas ações são colocadas em prática.
Uma delas é a prática da coleta seletiva com cronograma de recolhimento de resíduos domiciliares, volumosos e poda residencial, com a finalidade de manter a ilha sem qualquer material poluente.
Noronha plástico zero
Já o Noronha Plástico Zero entrou em vigor no dia 11 de abril de 2019. O programa tem como meta proporcionar proteção e preservação ao meio ambiente, além de zerar a produção de resíduos plásticos e similares de uso único na ilha, proibindo a entrada, comercialização e utilização de garrafas plásticas de bebidas abaixo de 500 ml, canudos, talheres, pratos, copos e sacolas plásticas, além de marmitas de isopor, plástico e similares.
Noronha carbono zero
O Noronha Carbono Zero é outra medida que limita a entrada de carros a combustão no arquipélago até 2023. Após esse ano, não será mais permitida a presença de nenhum veículo movido com combustível de origem fóssil na ilha.
Fernando de Noronha também está investindo em usinas solares, para contribuir com a descarbonização. Esse projeto tem objetivo de gerar energia solar para todos os habitantes, hotéis, pousadas e comércios da ilha, com apoio do projeto Trilha Verde da Neoenergia.
Outra ação de ESG que Fernando de Noronha está implementando é o primeiro laboratório de primeiro laboratório de Economia Circular do Brasil que vai centralizar a coleta de latas de alumínio. O Ball Corporation tem a expectativa de reciclar 50 toneladas de alumínio no primeiro ano.
Projeto onda sustentável
E por fim, o projeto Onda Sustentável vai promover ações e eventos voltados para a sustentabilidade, conscientizando os moradores e turistas sobre o futuro do arquipélago e do planeta como um todo.
A Associação de Pousadas de Fernando de Noronha, que conta com 33 pousadas associadas, é uma das maiores incentivadoras do programa, e reforça a importância da prática benéfica do ESG na ilha, com viés sustentável, além de ser um indutor de valorização da região em todo mundo.
Importante saber antes de ir a Fernando de Noronha
Sendo uma pequena ilha com recursos hídricos limitados e um ecossistema frágil, há um número máximo de cerca de 500 visitantes permitidos na ilha. Os visitantes também pagam uma Taxa de Preservação Ambiental que aumenta progressivamente com a duração da visita.
O relativo isolamento do continente, os limites de visitantes e a preservação fazem de Fernando de Noronha um destino caro.
Algumas praias fecham dependendo dos meses
Durante alguns meses – em particular na época de desova das tartarugas – algumas praias ficam perto dos visitantes ou o acesso torna-se fortemente restrito. Entre janeiro e junho, a Praia do Leão – uma das praias mais bonitas da ilha – fecha do final da tarde até o início da manhã para permitir que as tartarugas nidifiquem em paz, portanto, verifique em seu hotel se alguma das praias tem restrições antes de sair . No entanto, mesmo que uma praia esteja fechada, existem dezenas de outras para explorar, para que você não perca.
Como Chegar ao Arquipélago de Fernando de Noronha
O tempo de voo é de 1h40 partindo de Recife (540 km) e 1h10 partindo de Natal (350 km).
O arquipélago é composto por 21 ilhas. Apenas a maior delas é habitada, e a visita às outras ilhas requer autorização especial da autoridade ambiental, por serem áreas protegidas de um Parque Marítimo Nacional.
Há uma estrada que circunda a ilha principal e conecta muitas de suas atrações. É possível alugar um carro ou um buggy ou uma moto para aproveitar a ilha. A maneira mais fácil de se locomover é de ônibus, que vai e volta pela estrada principal do Porto de um lado da ilha até a Praia do Sueste do outro.
Dica: Você também pode participar deste Passeio de catamarã pelo Arquipélago de Fernando de Noronha com almoço incluso.
Onde se Hospedar em Fernando de Noronha
Categoria Luxo
Categoria Médio
Categoria Simples
Pesquise mais hospedagem em Fernando de Noronha
Booking.comO que fazer em Fernando de Noronha
Observação de golfinhos
Centenas de golfinhos se reúnem todas as manhãs na mesma baía protegida e podem ser observados das falésias acima. As águas ao redor da ilha são evidentemente o local de reprodução de golfinhos mais importante do mundo. A baía é oficialmente conhecida como Baía dos Porcos, mas com o tempo passou a ser conhecida como Baía dos Golfinhos.
Porto de Santo Antônio
Esta vila no extremo leste de Fernando de Noronha é o único porto da ilha e local de seu único posto de gasolina. A partir daqui, pequenos barcos levam os visitantes a passeios pela costa da ilha. Os barcos levam você ao longo da costa norte em direção à Ponta da Sapata, passando por uma sucessão de praias e contornando a ilha até o Mar de Fora.
Visite o Projeto Tamar
O Projeto Tamar é uma organização ambiental brasileira focada na conservação de tartarugas. Vale a pena visitar o centro para saber mais sobre o que está colocando as tartarugas em perigo e o que está sendo feito para protegê-las. Durante a época de incubação (dezembro a junho), você pode observar as tartarugas recém-nascidas correndo em direção ao mar.
Vá para as praias
A Baía do Sueste é uma linda praia em forma de crescente com alguns bons mergulhos com snorkel . É perfeito para crianças, graças às suas grandes áreas rasas e ausência total de ondas. A praia conta com lanchonete e banheiros.
A Baía do Sancho é uma das praias mais bonitas de todo o Brasil. O acesso é feito por uma série de escadas de ferro de aparência precária aparafusadas em fendas que de alguma forma descem por 30 m de penhascos vermelhos. A praia apresenta uma adorável areia tingida de vermelho, falésias com ninhos de aves marinhas e águas azuis cristalinas, perfeitas para mergulho com snorkel.
A Praia do Atalaia é uma praia única na orla externa de Noronha. Uma espessa plataforma de rocha vulcânica se estende até a metade da linha de surf, fornecendo um baluarte para algumas piscinas naturais tranquilas onde peixes tropicais ficam presos na maré baixa. Apenas 30 pessoas são permitidas por dia, e nenhum protetor solar pode ser usado quando você nadar nas piscinas. O acesso é feito por meio de postos fiscalizados pelo IBAMA, seja pela trilha da Vila do Trinta ou pela estrada da Baía do Sueste.
Veja os locais históricos
Apesar de ser um hotspot de ecoturismo hoje, Noronha já foi uma base militar. Uma trilha a pé na Vila dos Remédios passa por alguns dos locais históricos remanescentes, incluindo o Palácio de São Miguel, a Igreja e Forte de Nossa Senhora dos Remédios, o Memorial de Noronha (um museu histórico) e alguns vestígios de fortes.
Mergulhe
Com águas mornas o ano todo e excelente visibilidade, Fernando de Noronha é considerado um dos melhores pontos de mergulho da América do Sul. Você pode mergulhar em uma caverna subaquática no Buraco do Inferno, ver a parede rochosa de esponjas na Caverna da Sapata ou aprender a mergulhar no Morro de Fora.
Faça trilhas
Há também muitas trilhas diferentes para escolher , mas algumas restrições se aplicam. As trilhas da Reserva Marinha Nacional (Parnamar/FN) só podem ser visitadas com autorização e com guias credenciados. As trilhas dentro da Área de Preservação Ambiental (Apa/FN) têm acesso gratuito.
Passeios e tours em Fernando de Noronha
O que levar para o Arquipélago de Fernando de Noronha
A verdade é que, como há tanta coisa para fazer em Fernando de Noronha, o que você tem que levar depende muito do que você vai fazer quando estiver lá. Dito isto, aqui está uma lista de itens essenciais que você precisará trazer:
- Protetor solar
- Repelente de insetos e mosquitos
- Roupa de banho (biquíni, maiô, sunga)
- Chapéus ou bonés
- Roupas confortáveis e frescas (Veja: 9 Peças/10 Looks para uma mala de verão)
- Sapatos fechados adequados para trilhas, bem como sandálias e chinelos
- óculos de sol
- toalhas de praia
- Carregadores para todos os eletrônicos
Visitar o Arquipélago de Fernando de Noronha sem dúvida deve estar na sua lista de lugares imperdíveis! Você não apenas terá muito para ver e experimentar, mas também poderá criar memórias que guardará para sempre.
Respostas de 2
Este foi o quarto artigo que acabei ler e esse foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
Lucky Patcher Apk
Que bom que foi útil!