Estávamos vendo um programa chamado o Mundo Visto do Céu mostrando cidades da Bélgica quando vimos Dinant pela primeira vez, lá por 2012…
Era uma cidadezinha da Bélgica incrivelmente bonita, mas que achávamos que nunca iríamos conhecer. Vimos o programa comentando como essas cidades mais longe da capital são pouco turísticas.
Em 2014 decidimos passar as férias na Holanda e na Bélgica e naquele momento, sabíamos que teríamos que visitar esta cidade e ver sua beleza impressionante de perto, mas ainda assim parecia algo muito distante.
Estando lá decidimos alugar um carro e ir em direção a nossa tão sonhada Dinant.
E uma vez que eu vimos a cidade com nossos próprios olhos… não ficamos desapontados. Era exatamente como imaginávamos: era charmosa pitoresca, e menor do que imaginávamos.
Se você quiser se hospedar em Dinant, pesquise antecipadamente no Booking.com pois a cidade é pequena e conta com poucas hospedagens.
Como chegar a Dinant
Trem
De Namur (também conhecemos e é linda!), você pode chegar facilmente a Dinant em cerca de 1 hora e a parada está convenientemente localizada no outro lado do rio, a apenas 5 minutos a pé do centro da cidade.
Carro
Foi assim que chegamos a Dinant e, graças ao excelente sistema de rodovias da Bélgica, foi muito fácil. Basta seguir a auto-estrada A4 e você encontrará facilmente sinais que o levarão a Dinant. Se você está em Bruxelas, fica cerca de uma hora de carro.
Avião
Os aeroportos mais próximos são Bruxelas, Charleroi (Aeroporto Bruxelas Sul Charleroi) e Liège.
Excursão
Se você preferir, há excursão de 1 Dia Luxemburgo e Dinant saindo de Bruxelas. Você consegue ver 2 locais diferentes em apenas 1 dia e não tem que se preocupar com traslado.
5 Coisas para Fazer em Dinant
Igreja Notre Dame de Dinant
Dito ser o marco de Dinant, esta Igreja Colegiada de Nossa Senhora é uma catedral gótica do século XIII que possui uma icônica torre sineira em forma de pêra do século XVI.
É realmente uma estrutura adorável que completa perfeitamente a visão do penhasco atrás dela, onde fica a cidadela da cidade.
Cidadela de Dinant
Construída em 1815, esta fortaleza tem vista para a cidade de Dinant e faz parte dos chamados ‘Meuse Citadels’ (com as outras duas localizadas em Huy e Namur). Para subir você pode ir pelos 405 degraus ou pegar o teleférico que custa cerca de 10 euros. Vale a pena visitar este lugar, pois ele não possui apenas um Museu das Armas, mas também o recompensará com uma excelente vista aérea de Dinant!
Caminhe ou navegue pelo rio Meuse
O rio Meuse é um grande rio europeu que nasce da França, fluindo pela Bélgica e pela Holanda até chegar ao mar do Norte.
Você pode optar por caminhar ou descansar ao lado do Meuse, ou pode desfrutar de um cruzeiro para apreciar todas as paisagens de tirar o fôlego.
Caminhamos muito pela beira do rio e comemos hambúrguer e deliciosas batatas fritas com molhos variados.
Ponte Charles de Gaulle
A ponte principal em Dinant é chamada de Charles De Gaulle para comemorar a presença do próprio Charles de Gaulle – um ex-presidente da República Francesa – quando foi baleado na perna durante a grande batalha em Dinant em agosto de 1914.
Agora não é difícil encontrar essa ponte, porque hoje ela está decorada com saxofones descolados, projetados individualmente com cada um dos membros da União Européia em mente. Isso foi feito em homenagem a Adolphe Sax, o inventor do saxofone que nasceu em Dinant.
Castelo de Freÿr
Dito ser uma mini versão do Versailles da França, este castelo é um dos locais mais magníficos da Bélgica e é mesmo um dos principais patrimônios da Valônia! Aninhado na margem esquerda do rio Meuse entre Waulsort e Dinant, este castelo é certamente impressionante, não só pela sua arquitetura, mas também pelo seu jardim com terraço que é tão maravilhosamente projetado.
Para aproveitar ainda mais, faça um City Walking Tour com visita a famosa rocha Rocher Bayard.
Veja também
O que Você Precisa Saber Antes de Visitar a Bélgica