A poucos quilômetros da movimentada São Paulo, encontram-se muitos lugares de beleza natural deslumbrante – com atividades de lazer, culinária, cultura ou alta adrenalina – que o manterão em sintonia com a natureza. Se você quer fugir das ruas movimentadas da cidade, experimente estes excelentes destinos para fazer um bate e volta de São Paulo, onde você pode passar o dia, desfrutar do ar puro e recuperar as energias.
Não deixe de ler também o nosso post Cidades no Interior de SP para Passar o Fim de Semana.
Passeio de Balão em Boituva
Conhecida como a capital do skydive do Brasil, Boituva tem recebido bastante destaque na imprensa por suas viagens de balão pela região. Para quem tem medo de altura, Boituva ainda é um belo lugar para se visitar, com suas colinas e belas paisagens. Os passeios de balão duram de 30 a 50 minutos e geralmente é necessário confirmar a viagem na noite anterior, devido às mudanças nas condições climáticas. Se preferir fazer skydive, existe um centro especializado na modalidade com instrutores credenciados. A cidade possui o único “aeroporto” totalmente dedicado ao paraquedismo e parapente do Brasil.
Salto
A Estância Turística de Salto, situada a cerca de 100km da capital, essa pequena cidade é considerada uma Estância Turística por ser rica em história e natureza, com o Rio Tietê como um dos seus protagonistas. Na cidade encontra-se a maior queda d’água do Tietê, além de parques de natureza incríveis e da deliciosa empada frita, considerada patrimônio da cidade.
Post relacionado: Estância Turística de Salto/SP
Guarujá
Das inúmeras praias do litoral paulista, Guarujá é a mais escolhida pelos turistas paulistas que desejam passar um dia na praia. A cerca de duas horas da capital, a orla oferece uma grande variedade de restaurantes e bares que lotam rapidamente à tarde. A areia branca e as águas relativamente calmas atraem tanto os banhistas como quem procura a prática de esportes náuticos.
Socorro
A cidade de Socorro fica a apenas 130 quilômetros de São Paulo e oferece muitas atividades interessantes para quem busca aventura. Além de opções de canoagem, tirolesa e montanhismo, um dos atrativos mais interessantes é a Gruta do Anjo, antiga caverna de exploração de minerais. Você pode alugar pedalinhos para entrar na caverna e explorar os arredores.
Tirolesa em Pedra Bela
A apenas uma hora e meia de São Paulo, a Pedra Bela é de tirar o fôlego, ainda mais se você resolver saltar a tirolesa, que diga-se de passagem, não é para todos – você precisa estar fisicamente apto para escalar a montanha e ver a pequena igreja, situada no topo de uma das maiores pedras da região.
A tirolesa de Pedra Bela é considerada a mais longa da América Latina, com 1.900 metros.
Templo Zu Lai em Cotia
Para quem quer passar um dia mais reflexivo, o Templo Zu Lai, localizado a menos de 30 minutos de São Paulo, é o lugar certo. É o maior templo budista da América do Sul, com belos jardins e vale uma visita mesmo para aqueles que não tem interesse em meditação.
Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o budismo, indicamos o livro: A Tradição do Budismo: História, Filosofia, Literatura, Ensinamentos e Práticas.
Rota dos Vinhos em São Roque
Apesar de não serem tão famosos quanto o vinho produzido na região Sul do Brasil, as castas processadas em São Roque são tão apreciadas pelos paulistanos que a cidade criou uma rota do vinho com 31 estabelecimentos abertos para visitação e degustação. Entre janeiro e fevereiro, essas vinícolas permitem que os visitantes saiam às vinhas, colham as próprias uvas e “produzam” o seu vinho à moda antiga: esmagando as uvas com os pés descalços. Em outubro as vinícolas oferecem um festival de degustação de vinhos junto com a produção de alcachofras da região.
Post relacionado: Rota do Vinho em São Roque – SP
Embu das Artes
Refúgio de pintores, escultores, escritores e músicos que fugiram da barulhenta e movimentada cidade de São Paulo, Embu das Artes é hoje um mega complexo de artes e ofícios, onde você encontra de tudo, desde cerâmica a tecidos feitos à mão, leituras de poesia, escritores vendendo seus livros nas esquinas e músicos tocando jazz e blues nas portas. É uma vasta seleção de artesãos de todo o Brasil, com seus ateliês abertos à visitação.
Uma resposta
Quero saber pra ir a campos do Jordão dia dia 25 fazer reserva