Inúmeras atrações, catedrais e igrejas católicas e ortodoxas sérvias se erguem sobre os telhados de terracota dos prédios antigos de Dubrovnik, e quando o turismo se torna cansativo, as praias de seixos e os mares quentes oferecem uma relaxante mudança.
A cidade murada croata de Dubrovnik fica em uma península que se projeta para o Mar Adriático, no extremo sul do país. Um dos destinos turísticos mais movimentados e populares da costa do Adriático, Dubrovnik tem um porto próspero e agora é um prestigiado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Atrações turísticas e passeios turísticos em Dubrovnik
Os viajantes para Dubrovnik nunca precisam se perguntar se haverá o suficiente para ver e fazer nesta cidade croata. De igrejas magníficas, mosteiros e a catedral, às atrações medievais da cidade, herança renascentista remanescente e seus muitos museus, há o suficiente para fascinar até mesmo o mais exigente fã de história.
Para turistas que preferem férias na praia, há uma série de praias de Dubrovnik disponíveis, que são ótimos lugares para nadar e tomar sol.
Passeios a pé pela Cidade Velha
Passeios guiados a pé são uma ótima maneira de se orientar nesta cidade.
Você pode fazer um passeio gratuito (os chamados Free Walking Tour) ou reservar uma excursão a pé pela Cidade Velha, onde visitará os principais pontos de referência da cidade e ouvirá histórias sobre como Dubrovnik se tornou uma das repúblicas mais prósperas e avançadas do mundo.
Placa (Stradun)
A Placa (ou Stradun) é a rua principal do centro histórico, destinada a pedestres, e forma o coração da cidade, com suas pequenas ruas pavimentadas em mármore e vielas que se abrem de ambos os lados.
Desenvolvido após um terremoto desastroso no século XVII que destruiu os palácios góticos e renascentistas da área, a Placa é hoje um ponto de encontro e um destino de compras para moradores e visitantes.
Igreja de Santo Inácio e Colégio Jesuíta (Crkva Svetog Ignacija i Isusovacki Koledz)
Esta espetacular igreja jesuíta é modelada na igreja-mãe da ordem em Roma, a Gesu. Acessado por uma escadaria barroca, o edifício é tão glorioso por dentro quanto por fora, com enormes colunas de mármore, belos painéis pintados e pisos de mármore multicoloridos.
A Igreja de Santo Inácio foi concluída em 1725 e está situada em uma praça elevada na fronteira sul da Cidade Velha. Durante os meses de verão, missas regulares são realizadas na igreja diariamente ao meio-dia, bem como as missas noturnas habituais.
Localizado ao lado da igreja está o Colégio Jesuíta, que fica no topo da escadaria que leva ao movimentado mercado Gunduliceva Poljana.
Catedral de Dubrovnik / Catedral da Assunção da Virgem (Katedrala Velike Gospe / Stolna Crkva Velike Gospe)
A atual Catedral da Assunção foi construída no século XVII (após o terremoto de 1667) e concluída em 1713, sendo a terceira neste local, com a mais antiga datando do século VII. Seu estilo barroco incorpora resquícios das duas igrejas anteriores e seu tesouro contém muitos relicários de ouro e prata, incluindo o crânio, braço e perna folheados a ouro de St. Blaise.
O destaque, no entanto, é a escultura em relevo (tríptico) “Assunção da Virgem” de Ticiano na abside. Missas diárias são realizadas todas as manhãs e no meio da tarde.
Palácio Sponza (Palaca Sponza)
Esta adorável mansão do século XVI, com sua bela fachada em arco, tem um pátio usado para exposições de arte e concertos, enquanto no interior há artefatos históricos conectados com o desenvolvimento da cidade ao longo dos séculos. Sua Sala Memorial dos Defensores é dedicada aos patriotas croatas que perderam suas vidas durante o cerco de sete meses da cidade em 1991/1992.
O Palácio Sponza liderou uma história particularmente interessante, sendo uma alfândega, bem como uma casa da moeda, um tesouro para o estado e até mesmo um banco. Os visitantes acharão a enorme coleção de manuscritos especialmente impressionante, juntamente com a grande arquitetura gótica e renascentista.
Sinagoga Judaica
Do lado de fora dos muros da cidade, subindo uma rua íngreme e uma escadaria, fica a segunda sinagoga mais antiga da Europa, localizada no primeiro e segundo andares de uma antiga casa da cidade. Um grande número de judeus chegou aqui depois de fugir da perseguição espanhola no século XV, e judeus italianos chegaram aqui no século XVI.
Acredita-se que a Sinagoga Judaica tenha sido fundada em meados do século XIV por uma pequena comunidade judaica local, embora tenha sido oficialmente fundada em 1408. Entre as principais atrações está uma preciosa Torá do século XV, vários artefatos religiosos, memorabilia da Segunda Guerra Mundial e inúmeros queimadores de incenso ornamentados.
Igreja de São Salvador (Crkva Svetog Spasa)
Construída na década de 1520, a Igreja de São Salvador é uma das poucas atrações históricas em Dubrovnik que permaneceu intocada pelo devastador terremoto de 1667. Embora bastante modesta em sua aparência, a igreja pode ser de interesse para os turistas, uma vez que esporadicamente realiza uma série de exposições e concertos.
Se você não puder entrar quando visitar, a fachada frontal ainda é muito agradável de ver, com seu topo incomum de três folhas e características renascentistas.
Igreja de São Brás (Cvkva Svetog Vlahe)
Um edifício atraente em frente à Praça Luza, a Igreja de St. Blaise é certamente uma das atrações mais grandiosas e fotografadas da cidade. A igreja em si foi construída em 1715, quando substituiu uma igreja existente danificada pelo terremoto. C
om uma elaborada arquitetura em estilo barroco e uma cúpula central, a igreja é certamente difícil de perder, fazendo com que os edifícios ao redor pareçam bastante simples e abandonados. Entre e você descobrirá uma estátua de prata dourada de St. Blaise (o santo padroeiro da cidade), que é conhecida por datar do século XV.
A estátua é retratada segurando uma maquete de Dubrovnik, mostrada antes da chegada daquele famoso terremoto do século XVII.
Marcos e monumentos de Dubrovnik
As espetaculares muralhas medievais que cercam o centro histórico de Dubrovnik são seus monumentos mais famosos, com suas torres e quatro fortes que protegeram a cidade de incursões venezianas e outras por centenas de anos. Uma caminhada ao redor das muralhas terminando na Fortaleza Lovrijenac do século XI é uma viagem de volta no tempo, para a história atribulada de Dubrovnik.
Poucos edifícios e marcos renascentistas realmente sobreviveram ao terremoto desastroso de 400 anos atrás, mas aqueles que permanecem permanecem em seu esplendor como um lembrete de glórias passadas. Suas substituições são talvez ainda mais imponentes.
Muralhas/fortes da cidade (Gradske Zidine)
As espetaculares muralhas medievais, fortalezas e portões do centro histórico de Dubrovnik são sua atração e marco mais poderosos, sendo construídos entre os séculos XIII e XVI. Emoldurando o centro histórico, as muralhas têm cerca de 25 metros de altura e até 6 metros de espessura, protegendo a cidade por literalmente séculos.
Os panoramas sobre a cidade e o mar são soberbos e há quatro fortalezas distanciadas ao redor das muralhas – a Fortaleza de St. John, o Forte Revelin, a Fortaleza Bokar e a magnífica Fortaleza Lovrijenac. A circunavegação de todo o circuito levará cerca de uma hora, mais se você levar seu tempo.
Porto Velho
O pitoresco porto antigo de Dubrovnik fica diretamente abaixo das enormes muralhas e fortalezas da cidade, apoiado pelos telhados vermelhos da Cidade Velha. Esta é uma das partes mais antigas desta cidade antiga e hoje em dia está lotada de cruzeiros particulares e iates reluzentes, bem como barcos de pesca locais.
A vista do porto (do mar em direção à cidade) é magnífica e vale a pena trazer sua câmera.
Palácio do Reitor (Knezev Dvor)
Este gracioso palácio veneziano-gótico foi construído ao sul da Praça Luza, onde substituiu dois palácios anteriores, ambos demolidos quando a pólvora armazenada em seus porões explodiu. Os reitores da cidade eram obrigados a viver no palácio durante seus mandatos, e a estrutura também abrigava escritórios do estado e masmorras.
O Palácio do Reitor data do final do século XV e é conhecido por sua fachada ornamental, escadaria majestosa e átrio com sua estátua do rico croata Miho Pracat (1522 a 1607). Os concertos que acontecem durante o Festival de Verão de Dubrovnik são realizados no pátio do palácio e sempre atraem uma multidão considerável.
Coluna Orlando
Esta estátua de pedra cinzelada e coluna representa o lendário herói literário, ‘Orlando Furioso’, e acredita-se que tenha sido modelada no sobrinho do imperador romano Carlos Magno. Erguida em 1419, a base da coluna era o local para anúncios públicos, avisos e punições.
Na lenda, o guerreiro heróico desafiou as tentativas sarracenas de conquistar Ragusa no século IX, e tem sido o representante dos lutadores pela liberdade desde então. A Coluna de Orlando é frequentemente usada como um lugar para se encontrar e é um bom ponto de referência para turistas.
Fontes de Onofrio
Existem duas Fontes de Onofrio na Cidade Velha – uma localizada em cada extremidade da Stradun nos portões da cidade – carinhosamente chamadas de Grande Onofrio e Pequeno Onofrio. Erguidas no século XV, seu propósito era fornecer uma fonte de água limpa para que os visitantes pudessem lavar os germes da peste antes de entrar na cidade.
A água gelada é fornecida pelo Rio Dubrovnik, a aproximadamente 11 km de distância, por meio de um aqueduto. As duas fontes têm cabeças finamente esculpidas, com a maior sendo simplesmente enorme, de formato circular e coberta com uma cúpula.
Torre do Sino da Cidade
O imponente campanário de pedra branca da Cidade Velha ergue-se dos telhados vermelhos do Mosteiro Dominicano na Praça Luza e este imponente marco é claramente visível de toda a cidade.
O sino foi fundido no início do século XVI pelo grande metalúrgico Ivan Krstitelj Rabljanin, que também fundiu o famoso canhão na Fortaleza de Lovrijenac. Mais abaixo na torre há um relógio do século XV, que ainda marca as horas hoje.
Fortaleza de São Lourenço (Forte Lovrijenac)
Iniciado no século XI, o Forte Lovrijenac paira sobre a Cidade Velha a partir de sua posição dominante, no topo de um enorme afloramento de pedra que se ergue do mar na ponta da península. Duas pontes levadiças levam ao interior deste importante marco local, com uma inscrição que diz – “Todo o ouro do mundo não pode comprar a liberdade“.
Seus enormes canhões libertaram a cidade da ameaça da ocupação veneziana entre os séculos XIV e XVII, enquanto suas paredes externas de 12 metros forneceram muita proteção. Hoje em dia, a adição de um palco no pátio tornou o forte famoso como um teatro de Shakespeare, bem como por suas ligações históricas com a cidade.
Praça Luza
No extremo leste da Stradun, na Cidade Velha, fica a movimentada Luza Square, perto do Porto Velho e da Fonte Little Onofrio. Antigamente um mercado movimentado, a praça é frequentemente usada como um ponto de encontro para moradores locais, juntamente com turistas, com sua fonte, Torre do Sino e a bela Igreja de St. Blaise, tudo contribuindo para o apelo geral.
A praça abriga o Festival de Verão anual de Dubrovnik e a procissão do dia do santo de St. Blaise todo mês de fevereiro, que termina aqui na igreja.
Portão Pile
Qualquer um que planeje explorar a cidade a pé descobrirá que o Portão Pile é um bom ponto de partida, estando localizado no extremo oeste da Placa (Stradun) e construído em 1537. A ponte levadiça em frente ao Portão Pile era levantada todas as noites, com o portão sendo trancado e a chave segurada por ninguém menos que o príncipe.
Ao passar pelo portão, observe a estátua de St. Blaise – o santo padroeiro da cidade, e o portão interno, que é ainda mais antigo e foi construído em 1460. Entrar na cidade dessa forma é muito emocionante, já que as fortificações ao redor escondem completamente os edifícios internos.
Praias e Esportes Aquáticos de Dubrovnik
De cada lado da península, lar da antiga cidade murada de Dubrovnik, há uma série de praias familiares atraentes, adequadas para banhos de sol, remo e natação. Muitos hotéis costeiros em Dubrovnik ficam de frente para a praia e tratam a areia/seixos como se fossem seus, embora em quase todos os casos sejam trechos públicos.
A maioria dessas praias croatas oferece uma experiência agradável, sendo banhadas pelo Mar Adriático e contando com uma escolha de instalações à beira-mar, como cafés, áreas de recreação infantil, lojas de presentes e, em alguns casos, piscinas.
As praias mais populares também oferecem uma variedade de esportes aquáticos, com todos os tipos de equipamentos disponíveis para aluguel e caiaques/canoas no mar em boa quantidade.
Informações gerais sobre as praias de Dubrovnik
A Riviera de Dubrovnik é composta por uma variedade real de praias, algumas das quais ostentam areia fina. Outras são feitas de pequenos seixos e rochas. A maioria das praias de seixos pode ser encontrada ao redor das baías, com os promontórios sendo um pouco mais rochosos.
A Praia de Banje é composta por pequenos seixos e fica a leste do Porto Velho. Banje é especialmente perto da ação e apresenta vistas incríveis da Cidade Velha, suas muralhas e a ilha costeira de Lokrum. Mais a leste de Dubrovnik fica a Praia de Sveti Jakov (St. James), que é especialmente atraente e um bom lugar para alugar jet skis.
As praias de areia de Lapad estão entre as melhores da cidade e ficam ao redor da Península de Lapad. Acessíveis por um charmoso caminho costeiro, essas lindas praias têm alguns restaurantes de frutos do mar, altamente adequados para assistir ao pôr do sol e jantar.
Muitas famílias que passam férias em Dubrovnik preferem a exótica Praia de Copacabana, na área de Babin Kuk (parte de Lapad), onde as águas rasas e os tobogãs infantis são atrações notáveis, junto com as oportunidades de windsurf e esqui aquático.