Ter acesso à internet durante uma viagem ao exterior pode ser complicado, lento, limitado e caro. Mesmo nos Estados Unidos e Europa, a cobertura rápida e confiável em todos os lugares não é certa, e você pode ficar sem rede ao sair das áreas centrais de algumas cidades, ou até mesmo de alguns países… (ficamos com nosso chip de dados sem funcionar durante uns dias no interior da Turquia 😑)
Felizmente, existem muitos aplicativos de viagens que não precisam de conexão de dados em tempo real. Em vez disso, eles podem ser sincronizados via Wi-Fi com antecedência e, em seguida, usados no modo off-line durante sua movimentação, economizando dinheiro e frustração durante suas viagens.
Aqui estão 5 dos exemplos mais úteis e existem muitos outros, dependendo de suas necessidades. Todos que indicamos estão disponíveis para iOS e Android.
Google Maps
O Google Maps tem uma história variada quando se trata de recursos off-line, mas as versões recentes trouxeram suporte para áreas salvas ilimitadas e adicionaram navegação off-line.
É fácil escolher vilas, cidades ou regiões, sincronizá-las com seu telefone e obter instruções de direção, mesmo sem nenhuma rede. No entanto, infelizmente, você não receberá rotas de bicicleta, transporte público ou a pé sem uma conexão, mas ainda poderá ver onde está no mapa em tempo real.
Para aprender a usar o Google Maps, não deixe de ver nosso vídeo:
XE Currency
XE Currency é nosso aplicativo preferido para fazer conversões de moeda de forma rápida e fácil. Antes de sair, adicione as moedas que provavelmente usará ao banco de dados do aplicativo; então você usa o aplicativo gratuito off-line em qualquer lugar que quiser.
Ele converte instantaneamente de uma moeda selecionada para todas as outras que você salvou, levando alguns segundos no máximo. Isso o torna ideal quando você sai para fazer compras ou quando está na casa de câmbio, para garantir que uma taxa de câmbio razoável seja oferecida a você.
No entanto, é importante ter em mente que o aplicativo XE Currency só é atualizado quando conectado à internet, e as taxas de câmbio podem mudar durante a viagem. Certifique-se de atualizar o aplicativo quando tiver a chance de ficar online para evitar confusão.
Google Tradutor
Quando se trata de tradução, o Google Translate é de longe a melhor opção. Ambas as versões iOS e Android permitem que você baixe mais de 50 pacotes de idiomas diferentes, permitindo a tradução rápida de palavras e frases.
Enquanto estiver off-line, você pode digitar as palavras que deseja traduzir ou apenas apontar a câmera do telefone para um menu, placa ou outro material impresso. Se você estiver viajando para um lugar onde não fala o idioma, é um salva-vidas absoluto em muitas situações – especialmente quando você se sente perdido.
Para aprender a usar todos os recursos do Google Tradutor em sua viagem, veja nosso vídeo:
TripAdvisor
É muito difícil evitar o TripAdvisor ao planejar férias – ele é um dos aplicativos de viagem líder em avaliações de restaurantes, acomodações e atrações. Normalmente você o encontrará em uma pesquisa do Google, mas se quiser acesso off-line, vale a pena baixar o aplicativo também.
Ele funciona da mesma forma que o site, mas também permite que você baixe comentários, mapas e seus locais salvos para mais de 300 cidades populares em todo
Tripit
O Tripit existe há anos e ainda é a melhor maneira de gerenciar seu itinerário com ou sem conexão de dados. Ele é um dos aplicativos de viagem mais completos, que pode monitorar seu e-mail em busca de reservas e atualizações de viagens – ou você pode encaminhar confirmações manualmente, se preferir – e o aplicativo continuará a sincronizar as atualizações mais recentes sempre que houver uma conexão com a Internet.
Hotéis, voos, aluguel de carros e muito mais são armazenados em um só lugar, e o serviço cria automaticamente um itinerário detalhado para você. O aplicativo Tripit básico é gratuito, mas também há uma versão Pro disponível com alguns recursos extras.