Básico
Capital: Manila
Língua: Filipino e Inglês
Moeda: Peso Filipino
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade de 6 meses
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, dispensa de visto, por até 59 dias.
Vacinações: É exigido comprovante de vacina contra febre amarela.
Segurança:
- Viajar com precauções normais de segurança
- ✅ Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Requisitos de entrada para quem vai viajar para as Filipinas
Para entrada em território filipino, o passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade.
Além disso, é exigida de brasileiros, residentes ou não no Brasil, a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), em que conste imunização válida para a febre amarela.
– Seguro médico internacional.
Hospedagem
Booking.comCatástrofes naturais
O arquipélago se localiza numa região sísmica, registrando-se pequenos, embora frequentes, tremores de terra. É assolado sazonalmente (junho a novembro) por tufões, que são amplamente divulgados com antecedência. É extremamente recomendável que os turistas sigam, onde estiverem, as instruções dos responsáveis locais para evacuação de áreas. Para maiores informações, visitar o endereço eletrônico da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísico e Astronômico das Filipinas: http://www.pagasa.dost.gov.ph/.
Furacões
Caso algum furacão se aproxime, as autoridades deverão emitir alerta antecipado. É importante, nessas situações, identificar abrigos temporários; ter à mão casacos e roupas impermeáveis; guardar documentos (carteira de identidade, passaporte, etc.) em bolsas plásticas e procurar afastar-se de zonas costeiras.
Durante o furacão, deve-se desconectar os serviços básicos de luz, água e gás; não acender velas, isqueiros, fósforos (mas pode-se usar lanterna); ficar afastado de portas e janelas; buscar abrigo em locais com paredes mais seguras e de dimensões menores (como banheiros, por exemplo); e procurar afastar-se de rios, lagos e do mar.
Após a passagem do furacão, deve-se verificar se o prédio em que se buscou abrigo sofreu danos significativos. Em caso afirmativo, deve-se abandoná-lo até que as reparações sejam feitas.
Terremotos
No caso de terremotos, pede-se que as pessoas procurem manter a calma e não corram, afastem-se das janelas de vidro, posicionem-se ao lado de colunas ou das quinas das paredes se estiverem dentro de casas ou prédios, procurem abaixar-se e proteger a cabeça, por exemplo, sob mesas ou sob vãos de portas.
Passado o tremor, se houver feridos, deve-se pedir auxílio aos corpos de socorro, evitar ficar perto de postes, cabos elétricos ou árvores, seguir rotas de evacuação e procurar usar o telefone somente em casos de emergência.
Vulcões
As autoridades avisarão com antecedência caso detectem atividade vulcânica com potencial de risco para a população. Deve-se seguir as recomendações caso hajam alertas. Em caso de erupção, as autoridades também darão instruções. Havendo evacuação de alguma área, não se deve voltar ao local, mesmo depois de passada a erupção, até que haja autorização das autoridades locais para tanto.
Tsunamis
A baixa altitude das ilhas torna sensível a subida do nível do mar. Além disso, há riscos de tsunamis no país. Ao viajar para as Filipinas, recomenda-se que cidadãos brasileiros permaneçam atentos aos comunicados emitidos pelas agências locais de meteorologia e sismologia quanto à incidência de desastres naturais. Em caso de ocorrência de tsunamis, cidadãos brasileiros devem seguir cuidadosamente as orientações de segurança das autoridades locais contatando, sempre que possível, alguma Embaixada ou Consulado do Brasil, que avaliará a possibilidade de evacuação.
Intoxicação alimentar
Durante a estadia no país, deve-se lavar as mãos constantemente. Recomenda-se lavar frutas e verduras com água engarrafada e gotas de água sanitária, e evitar o consumo de alimentos crus servidos em mercados públicos e na rua. A probabilidade de intoxicação alimentar no país, devido à ausência de cuidados básicos de higiene no manuseio de frutas e demais tipos de alimentos, é alta.
Cidadãos brasileiros que pretendem viajar para as Filipinas devem levar ao país antiácidos e remédios para diarreia e dores estomacais.
Parasitas
O visitante no país estará vulnerável a bactérias e protozoários causadores de diarreia e cólera. Devido aos abundantes casos de cólera e diarreia enfrentados pelas autoridades de saúde locais, recomenda-se ao turista brasileiro muito cuidado com o consumo de alimentos, água e contatos direto com as pessoas.