Sempre que falamos sobre Airbnb, alguém nos pergunta se já tivemos algum tipo de problemas, e apesar de (ainda bem) nada de ruim ter acontecido conosco, achamos importante dar algumas dicas do que fazer caso algum imprevisto aconteça:
É possível contestar uma revisão ruim de um anfitrião
O sistema de revisão do Airbnb permite que uma revisão fique pendente por duas semanas. Isso lhe dá a oportunidade de escrever sua versão da história. Se responder a uma crítica negativa, explique o seu lado da história de uma forma madura, não tente insultar o anfitrião.
Isso também significa que durante duas semanas você pode receber outra revisão do seu anfitrião.
Anfitrião não está respondendo após a reserva
A maioria dos anfitriões do Airbnb definitivamente se preocupam com os convidados e sua potencial crítica negativa. Então, o mais provável é que eles tenham uma boa razão para não estarem respondendo. Seja compreensivo nas primeiras tentativas.
Em primeiro lugar, tente entrar em contato com o host pelo site do Airbnb para que você tenha provas do esforço.
Depois disso, você precisa entrar em contato com o centro de suporte do Airbnb através do número de contato no país que você está visitando.
O centro do Airbnb tentará entrar em contato com o host. Se isso falhar, o Airbnb tentará resolvê-lo ajudando a encontrar outro local para ficar ou um reembolso.
Solicitar um reembolso ao meu anfitrião por um problema que encontrei no espaço dele?
Se você teve algum problema no lugar em que você ficou (por exemplo, o Wi-Fi não funcionou), você pode solicitar um reembolso parcial ao seu anfitrião através da nossa Central de Resoluções.
Se você e seu anfitrião não conseguirem entrar em acordo dentro de 72 horas, você verá a opção de pedir a mediação do Airbnb para ajudá-los.
Observação: você tem até 60 dias depois da data de checkout da sua reserva para enviar um pedido na Central de Resoluções.
Se algo estiver faltando ou as coisas não forem como eu esperava na hora do check-in
Se você perceber que algo está faltando, não está funcionando ou não está de acordo com o esperado, siga os seguintes passos:
Entre em contato com seu anfitrião: dar ao seu anfitrião a chance de corrigir um problema é a maneira mais rápida de garantir que você conseguirá o que precisa. Em seguida, você pode continuar com sua reserva como planejado.
Se ainda assim o problema persistir, você pode pedir ajuda ao Airbnb. Certifique-se de fotografar ou documentar seu problema, pois isso ajudará o Airbnb a entender o que você está enfrentando.
Como lidar com desentendimentos após uma reserva
Desentendimentos podem ser resolvidos com facilidade se abordados corretamente.
Questões financeiras
Caso precise solicitar ou enviar dinheiro devido a uma estadia no Airbnb, utilize a Central de Resoluções até 60 dias após o checkout. Se enviar uma solicitação, inclua fotos ou outras evidências que justifiquem seu pedido.
Se a sua estadia for em um hotel, a Central de Resoluções pode não estar disponível. Nesses casos, é necessário resolver os problemas diretamente com o hotel. Mas você pode entrar em contato com o Airbnb para mediar questões quando necessário.
Questões com avaliações
Para responder a uma avaliação e oferecer sua perspectiva ou fazer uma observação, escreva uma resposta dentro de 30 dias após a publicação. Sua resposta será exibida abaixo da avaliação e visível para toda a comunidade do Airbnb. Caso a avaliação viole as políticas do Airbnb, é possível fazer uma denúncia.
O que fazer quando eu esquecer algo na acomodação?
Se você esqueceu algo no local onde se hospedou, entre em contato diretamente com o anfitrião para pedir ajuda.
Caso precise que um item seja enviado para você, pode usar a Central de Resoluções para enviar o dinheiro ao anfitrião e cobrir os custos de envio.
Quando estivemos em São Petersburgo, eu esqueci meus óculos no apartamento e a anfitriã rapidamente postou pelos correios até Moscou, onde estávamos hospedados.