Os aluguéis por temporada oferecem muitos benefícios potenciais em comparação com os quartos de hotel, incluindo preços mais baixos, mais comodidades e um toque mais pessoal. No entanto, saber qual plataforma de aluguel por temporada oferece a melhor experiência geral aos viajantes é outra questão.
Hoje vamos comparar duas plataformas populares de aluguel por temporada – Airbnb e Vrbo – de acordo com vários critérios.
Descobrimos que o Airbnb oferece uma experiência geral melhor para a maioria dos viajantes, mas a escolha certa dependerá das suas preferências de viagem.
Nós já fizemos posts bem completos sobre o Vrbo e também sobre o Airbnb que você pode ler para conhecer mais sobre as duas plataformas, mas vamos já citar os prós de reservar sua hospedagem em cada uma delas:
Prós do Airbnb
- Variedade de acomodações: O Airbnb oferece uma ampla gama de opções de acomodação, desde acomodações econômicas até propriedades de luxo.
- Avaliações e comentários: Os viajantes podem ler avaliações de outros hóspedes para tomar decisões informadas sobre onde ficar.
- Experiências locais: Além de acomodações, o Airbnb também oferece experiências locais exclusivas, como aulas de culinária e passeios turísticos.
- Programa de Superhost: Os anfitriões que oferecem uma experiência excepcional podem se tornar Superhosts e desfrutar de benefícios adicionais.
Prós do Vrbo
- Casas de férias: O Vrbo é conhecido por suas casas de férias, que são ideais para grupos maiores e estadias mais longas.
- Privacidade: Muitas propriedades Vrbo oferecem maior privacidade e espaço pessoal do que hotéis ou outros tipos de acomodação.
- Taxas transparentes: O Vrbo é conhecido por sua estrutura de preços transparente, com taxas que geralmente são claras desde o início.
- Reservas diretas: Os viajantes podem entrar em contato diretamente com os anfitriões para fazer perguntas ou personalizar sua estadia.
Tipo de acomodação
Vencedor: Airbnb
A maior diferença entre estas duas plataformas é o tipo de hospedagem que oferecem:
A Vrbo oferece apenas casas de temporada independentes. Geralmente não oferece espaços “compartilhados” como quartos privados ou opções mais inusitadas como campings.
O Airbnb oferece casas de férias independentes, bem como espaços compartilhados e até quartos de hotel. Embora tenha começado como um conceito de compartilhamento de casa, agora abriga diversos tipos de acomodações.
Ou seja, se você procura uma casa para alugar para uma reunião familiar, tanto o Airbnb quanto o Vrbo são boas escolhas. Mas se você procura um espaço compartilhado mais barato ou algo menos típico, opte pelo Airbnb.
Se você teve azar com aluguéis de temporada no passado, você pode considerar pesquisar propriedades “Airbnb Plus” nos filtros, que foram avaliadas pessoalmente quanto à qualidade.
Funcionalidade da pesquisa
Vencedor: Vrbo
Tanto o Airbnb quanto o Vrbo oferecem ferramentas de pesquisa intuitivas e semelhantes.
A página do Airbnb certamente parece melhor e inclui alguns elementos visuais interessantes no mapa, como preços e locais notáveis. O mapa da Vrbo parece um pouco desatualizado em comparação.
No entanto, deixando de lado a estética, o Vrbo oferece funcionalidades de filtragem e classificação muito melhores do que o Airbnb.
Por exemplo, o Vrbo permite filtrar por avaliações de usuários, incluindo propriedades com classificação elevada em termos de limpeza e propriedades com classificação de 4 estrelas ou mais.
Os filtros do Vrbo também são mais intuitivos. O filtro “animais de estimação permitidos”, obrigatório para muitos viajantes, é exibido com destaque na tela de pesquisa inicial do Vrbo. Por outro lado, está enterrado nos menus do Airbnb sob as “regras da casa”.
No geral, o Airbnb limita seriamente a capacidade dos utilizadores de filtrar e pesquisar com base nestes critérios óbvios. Quer encontrar o imóvel mais bem avaliado ou mais barato na sua área de busca no Airbnb? Boa sorte. A plataforma não oferece nenhuma forma de pesquisar ou filtrar por classificação dos hóspedes, ou por preço, o que muitas vezes é a consideração mais importante para os viajantes.
Quantidade de Hospedagens
Vencedor: Airbnb
Este realmente não é contestável. O Airbnb ostentava 6,6 milhões de listagens ativas em dezembro de 2022 e, embora a Vrbo não publique esse número, é certamente menor. Pesquisar na mesma região com ambas as plataformas revela rapidamente a disparidade.
Por exemplo, uma pesquisa na Airbnb na pequena cidade de Gonçalves, Minas Gerais, revela 80 anúncios, enquanto uma pesquisa semelhante no Vrbo revela apenas 5 propriedades.
Isso não é um acaso. O Airbnb simplesmente domina em termos de número de anúncios disponíveis.
Processo de reserva
Vencedor: Airbnb
Ambos os serviços de aluguel por temporada são plataformas para reserva com um dono de propriedade. Ou seja, você não está reservando “um Airbnb”, mas sim reservando um aluguel “através do Airbnb”. Por isso, o processo de reserva pode parecer um pouco estranho para quem está acostumado a se hospedar em hotéis.
Para todas as propriedades Vrbo e algumas propriedades Airbnb, primeiro você envia um pedido de reserva, que inclui uma cotação de preço e uma mensagem ao anfitrião. O anfitrião então analisa a solicitação, incluindo seu perfil e possivelmente avaliações anteriores de outros anfitriões, e então a confirma ou nega. Em outras palavras, você deve aguardar a aprovação do anfitrião antes de sua reserva ser confirmada.
Se isso parece muito incômodo, o Airbnb oferece uma opção de “reserva instantânea” em algumas propriedades, que é exatamente o que parece.
Isso elimina um passo às vezes desagradável do processo de reserva e dá ao Airbnb uma vantagem nesta categoria.
Política de cancelamento
Vencedor: Airbnb
Tanto o Airbnb quanto o Vrbo permitem que o dono da propriedade defina os termos da reserva para cancelamentos e alterações. Como essas políticas variam de propriedade para propriedade, não há como determinar qual delas oferece mais flexibilidade em geral.
Contudo, a forma como estas políticas são explicadas, implementadas e apresentadas varia; novamente, o Airbnb tem uma ligeira vantagem.
O Airbnb permite que os anfitriões escolham entre diversas políticas de flexibilidade predefinidas, que vão de “flexível” a “restrita”. Cada política apresenta um cronograma codificado por cores para ajudar os hóspedes em potencial a entendê-la.
As políticas limitadas e as explicações claras do Airbnb eliminam parte da dor de cabeça ao decidir se deve reservar. É fácil saber quando você poderá receber um reembolso total ou potencialmente perder toda a taxa de reserva com base nas datas da reserva.
As políticas da Vrbo, por outro lado, não são tão claras ou simples. As políticas são semelhantes às do Airbnb, mas são um pouco mais difíceis de encontrar e comparar.
No entanto, o verdadeiro problema do Vrbo é que ele permite políticas “personalizadas”. Isso significa que um anfitrião pode definir regras diferentes das políticas típicas, então você – como convidado – deve ficar atento em cada opção para entendê-las.
Embora isso não signifique necessariamente que os aluguéis da Vrbo tenham políticas menos flexíveis do que propriedades semelhantes do Airbnb, significa que são mais difíceis de entender.
Descontos para estadias longas
Vencedor: Empate
Airbnb e Vrbo oferecem descontos para estadias de longa duração. Esses descontos podem fazer uma grande diferença ao ficar por uma semana ou mais, então nômades digitais e outras pessoas que desejam criar raízes temporárias podem economizar com ambos os sites de reservas.
Preços e taxas
Vencedor: Empate
É difícil comparar os preços globais entre estes dois serviços, uma vez que cada propriedade é única. Ambos cobram uma taxa de serviço além da taxa básica, que é como ganham dinheiro, mas comparamos as reservas entre plataformas e descobrimos que são aproximadamente semelhantes em média (cerca de 20% da taxa básica).
Embora o Airbnb e o Vrbo permitam que os anfitriões determinem se devem exigir depósitos de segurança reembolsáveis para os hóspedes, vimos muito mais desses depósitos nas propriedades do Vrbo quando pesquisamos.
As taxas de limpeza dão outro ponto a analisar, onde ambas as plataformas permitem que o anfitrião defina uma taxa para limpeza do imóvel. Alguns optam por não cobrar essa taxa.
Segurança
Vencedor geral: Empate
A segurança é uma consideração importante durante uma viagem, e reservar uma estadia no Airbnb ou Vrbo apresenta desafios de segurança diferentes de ficar em um hotel. Os anúncios realmente correspondem às fotos em termos de estado e limpeza? Os hosts são confiáveis?
Se você estiver hospedado em um hotel e o quarto não for do seu agrado, na maioria dos casos, você poderá facilmente mudar para outro quarto. Se você encontrar esse problema com o Airbnb ou o Vrbo e não se sentir confortável em ficar na acomodação pela qual pagou, você estará à mercê da plataforma e do anfitrião.
O Airbnb possui muitos recursos de segurança, incluindo avaliações do anfitrião, a capacidade de se comunicar com um anfitrião por meio da plataforma e verificações de antecedentes do anfitrião. Em cada reserva, o Airbnb inclui o AirCover, que oferece proteção contra cancelamentos do anfitrião, declarações falsas na listagem, problemas de check-in e um número de telefone de segurança 24 horas.
A Vrbo também oferece uma política de segurança que inclui garantia de descrição da propriedade, assistência de acesso à propriedade, proteção de pagamento e ajuda emergencial para remarcação. A empresa também oferece suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar a lidar com problemas como se um anfitrião não responder ou se o anfitrião reter seu depósito de danos.
Considerações finais sobre Vrbo vs. Airbnb
Vencedor geral: Airbnb
Existem muitos motivos para escolher o Airbnb para sua próxima pesquisa de aluguel por temporada. Possui milhões de hospedagens (literalmente), uma ampla variedade de tipos de acomodação e opções inteligentes de reserva e flexibilidade.
A Vrbo posicionou-se como uma marca “familiar” e o seu aluguer de casas inteiras certamente se enquadra nesse objetivo. Mas, além de algumas ferramentas superiores de classificação e filtro, é difícil argumentar que qualquer pessoa, incluindo famílias, deva priorizar o Vrbo.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer as diferenças entre o Airbnb e o Vrbo. Se você ainda está indeciso, sugerimos experimentar ambos os serviços em suas próximas viagens para ver qual atende melhor às suas necessidades.
Independentemente da sua escolha, lembre-se de ler avaliações, comunicar-se com os anfitriões e planejar com antecedência para garantir uma estadia agradável.