As comidas típicas das Filipinas muitas vezes é ofuscada pela vizinha Tailândia, mas a cultura gastronômica das Filipinas é uma comida despretensiosa, sem frescuras e simplesmente deliciosa!
Abençoado com uma abundância de frutos do mar, frutas tropicais e cozinheiros criativos, há mais na comida filipina do que o incompreensível balut (embrião de pato).
As comidas típicas Filipinas são caracterizadas pela combinação de três sabores – doce, azedo e salgado. Em comparação com outros países do Sudeste Asiático, as especiarias e a pimenta não são tão proeminentes na cozinha tradicional filipina. Alho, gengibre, folhas de louro e pimenta preta são usados com mais frequência, enquanto a comida picante é comum apenas em duas regiões – Bicol e Mindanao.
Adobo
É o prato filipino que todo mundo conhece – o poderoso adobo . É feito cozinhando carne (geralmente frango, porco ou uma combinação de ambos) em molho de soja e vinagre, adicionando pimenta e folhas de louro para aquele sabor especial.
Sisig
Se você tivesse que experimentar apenas um prato nas Filipinas, um prato para representar a culinária filipina, eu provavelmente diria para você experimentar o sisig.
É um prato de comida de bar extremamente popular feito com cabeça de porco picada.
Para preparar, a cabeça do porco é cozida e depois grelhada antes de ser picada e temperada com vinagre e suco de calamansi. É servido com cebola picada e fígado de galinha em uma chapa de ferro fundido escaldante para evitar que a gordura esfrie.
Sinigang
Sinigang é uma sopa azeda que normalmente é feita com carne de porco e tamarindo, embora às vezes outras frutas azedas como goiaba, manga verde ou calamansi sejam usadas.
Tomate, alho, cebola e vários outros vegetais completam o ensopado.
Lechon
Um dos principais concorrentes entre os melhores pratos filipinos (ao lado do adobo) é talvez o famoso lechon. Afinal, é difícil superar um porco saboroso, totalmente assado, com pele perfeitamente crocante e carne suculenta.
Em sua viagem às Filipinas, Anthony Boudain afirmou que o lechon na ilha de Cebu era “o melhor porco de todos os tempos!”
Existem dois tipos gerais de lechon nas Filipinas – Luzon lechon (ou Manila lechon) e Visayas lechon (ou Cebu lechon).
Luzon lechon é preparado de forma simples. Geralmente é temperado apenas com sal e pimenta, tanto do sabor vem do molho de salsa ou fígado com o qual é servido. A salsa é feita com purê de fígado, vinagre, alho, cebola, farinha de rosca, açúcar mascavo, sal e pimenta.
Cebu lechon, por outro lado, é recheado com ervas e especiarias como capim-limão, folhas de louro, pimenta preta, alho, cebolinha e sal enquanto assar. Isso leva a um lechon muito mais saboroso que não precisa de nada em termos de molhos.
Balut
Balut é um dos pratos mais famosos – ou devo dizer infames – deste guia gastronômico. Mesmo que você nunca tenha comido comida filipina, é provável que pelo menos já tenha ouvido falar de balut.
Refere-se a um embrião de ovo de pato fertilizado que foi incubado por 14-21 dias, fervido e depois comido diretamente de sua casca.
Na realidade é mais uma comida para turistas se divertirem e nem tanto uma comida do dia a dia dos locais, mas por ser tão famosa (pela má fama) teria que aparecer aqui na nossa lista.
Veja também
- 5 Motivos para Visitar as Filipinas
- 10 Fatos Interessantes Sobre as Filipinas
- Comidas Típicas da Tailândia
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!