Básico
Capital: Berna
Língua: Francês e Alemão
Moeda: Franco Suíço
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 3 meses, a partir da saída do espaço Schengen.
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Segurança:
- ✅Viajar com precauções normais de segurança
- Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Requisitos de entrada
Mesmo isentos de visto, cidadãos brasileiros que vão viajar para a Suíça devem ser portadores de passaporte com validade superior a três meses a contar da data prevista para a partida do Espaço Schengen. Os seguintes documentos podem também ser exigidos pelas autoridades de imigração:
- – Passagem de saída do país;
- – reserva de hotel ou carta-convite (em um dos idiomas oficiais da Suíça) da pessoa residente na Suíça, quando se tratar de uma visita a convite.
- – Comprovante de meios financeiros suficientes para o período de permanência.
- – Seguro médico internacional.
Hospedagem
Booking.comSegurança pública
A Suíça não oferece riscos específicos de segurança para cidadãos brasileiros. As cidades suíças são confortáveis, organizadas, limpas, seguras e bem policiadas.
Nos grandes centros urbanos, a exemplo de Zurique, Genebra, Berna, a Basileia, Lausanne e Lugano, os estrangeiros devem tomar as precauções de praxe para qualquer viagem internacional no sentido de proteger-se de eventuais furtos, principalmente nas estações de trem, nos sistemas públicos de transportes, nas áreas de diversão noturna e nas ruas onde se exerce a prostituição legal.
Se você vai viajar para a Suíça, deve-se prestar atenção para atravessar os trilhos de bondes, que têm freios menos potentes do que os veículos automotores.
No verão, banhos e natação em lagos urbanos e, mais raramente, em rios urbanos, são permitidos, devendo ser obedecidas as regras de segurança básica e dada a preferência aos banhos organizados com serviço de salva-vidas.
Clima
As estações do ano são bem marcadas. Os verões são bastante quentes e neva nos invernos, principalmente, nos alpes. Esses apresentam clima mais frio que o das regiões mais baixas e são muito procurados para a prática de esportes de inverno.
Gastronomia
A gastronomia suíça está voltada para os hábitos de montanha, como reflexo do rigor invernal nos Alpes.
Os pratos típicos da Suíça são o “fondue” (queijo derretido para comer com nacos de pão), a “raclette” (queijo aquecido para comer com frios, cebolas e pepinos em conserva e batatas) e o “rösti” (batatas raladas e cozidas de forma compacta em caçarolas, com toucinho defumado e outros ingredientes).
Há queijos de qualidade e frios com várias denominações de origem controlada dos diversos cantões e regiões, a exemplo do Gruyère, do Emmental, do Appenzell e da Carne dos Grisões.
Os vinhos suíços são produzidos principalmente na Suíça Romanda, a exemplo do cantão do Valais e do cantão de Vaud, onde estão os centenários vinhedos de Lavaux, classificados como patrimônio da humanidade pela UNESCO.