A Tailândia tem 6 bens inscritos como Patrimônio Mundial da UNESCO (pesquisa: ago/22) sendo 3culturais e 3 naturais, incluindo uma floresta e toda uma cidade!
Dá uma olhada na lista:
Patrimônio Cultural da Unesco da Tailândia
Cidade Histórica de Ayutthaya
Fundada em 1350, Ayutthaya tornou-se a segunda capital siamesa depois de Sukhothai. Foi destruído pelos birmaneses no século XVIII. As suas ruínas, caracterizadas pelos prang (torres relicárias) e gigantescos mosteiros, dão uma ideia do seu esplendor passado.
Sítio Arqueológico de Ban Chiang
Ban Chiang é considerado o assentamento pré-histórico mais importante até agora descoberto no Sudeste Asiático. Marca uma etapa importante na evolução cultural, social e tecnológica humana.
O local apresenta os primeiros indícios de agricultura na região e da fabricação e uso de metais.
Cidade Histórica de Sukhothai e Cidades Históricas Associadas
Sukhothai foi a capital do primeiro Reino do Sião nos séculos XIII e XIV. Tem uma série de belos monumentos, que ilustram os primórdios da arquitetura tailandesa. A grande civilização que se desenvolveu no Reino de Sukhothai absorveu numerosas influências e antigas tradições locais; a rápida assimilação de todos esses elementos forjou o que é conhecido como o ‘estilo Sukhothai’.
Patrimônio Natural da Unesco na Tailândia
Complexo Florestal Dong Phayayen-Khao Yai
O Complexo Florestal Dong Phayayen-Khao Yai se estende por 230km entre o Parque Nacional Ta Phraya, na fronteira com o Camboja, a leste, e o Parque Nacional Khao Yai, a oeste.
O local abriga mais de 800 espécies de fauna, incluindo 112 espécies de mamíferos (entre elas duas espécies de gibão – um tipo de primata), 392 espécies de aves e 200 espécies de répteis e anfíbios. É internacionalmente importante para a conservação de espécies de mamíferos, aves e répteis globalmente ameaçadas e ameaçadas de extinção, entre elas 19 vulneráveis, quatro ameaçadas e uma criticamente ameaçada.
A área contém ecossistemas florestais substanciais e importantes, que podem fornecer um habitat viável para a sobrevivência a longo prazo dessas espécies.
Complexo Florestal Kaeng Krachan
O local está localizado ao longo do lado tailandês da cordilheira de Tenasserim, parte de um cume norte-sul de granito e calcário que desce a Península Malaia. Localizada na encruzilhada entre os reinos faunísticos e florais do Himalaia, Indochina e Sumatra, a propriedade abriga uma rica biodiversidade.
Várias espécies de plantas e animais selvagens endêmicas e globalmente ameaçadas foram relatadas na propriedade, que se sobrepõe a duas Áreas Importantes para Aves e é conhecida por sua rica diversidade de avifauna, incluindo oito espécies de fauna ameaçadas globalmente.
A propriedade abriga o crocodilo siamês criticamente ameaçado (Crocodylus siamensis), o cão selvagem asiático ameaçado (Cuon alpinus), Banteng (Bos javanicus), elefante asiático (Elephas maximus), tartaruga amarela/alongada, e a tartaruga gigante asiática ameaçada (Manouria emys). espécies de aves e mamíferos.
Notavelmente, também é o lar de oito espécies de felinos: o tigre ameaçado (Panthera tigris) e o gato pescador (Prionailurus viverrinus), o leopardo quase ameaçado (Panthera pardus) e o gato dourado asiático (Catopuma temminckii) e o vulnerável leopardo nublado (Neofelis).
Santuários de vida selvagem Thungyai-Huai Kha Khaeng
Estendendo-se por mais de 600.000 hectares ao longo da fronteira com Mianmar, os santuários, que estão relativamente intactos, contêm exemplos de quase todos os tipos de floresta do Sudeste Asiático continental. Eles são o lar de uma variedade muito diversificada de animais, incluindo 77% dos grandes mamíferos (especialmente elefantes e tigres), 50% das grandes aves e 33% dos vertebrados terrestres encontrados nesta região.
Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!