Carinhosamente conhecida como Floripa, a cidade de Florianópolis é um atraente destino cheio de atrações turísticas e um dos maiores resorts litorâneos do sul do Brasil.
Além das gloriosas praias da cidade, os turistas podem esperar enormes dunas de areia, colinas, falésias altas, cachoeiras e dois grandes lagos, juntamente com ruas de paralelepípedos com personalidade e arquitetura colonial em torno da reluzente Praça XV de Novembro. A poucos minutos de distância, informações turísticas estão disponíveis no Centro de Convenções e Visitantes da Rua Jeronimo Coelho, que fica próximo à Cachaçaria da Ilha.
Muitas das atrações turísticas de Florianópolis estão relacionadas diretamente às praias e ao litoral da cidade, ou estão localizadas bem próximas.
Esportes aquáticos como kitesurf, mergulho com snorkel e mergulho são todos possíveis e populares, enquanto para algo um pouco mais inusitado, muitos turistas tentam praticar sandboard nas dunas da Praia da Joaquina.
Principais atrações turísticas de Florianópolis/SC
Barra da Lagoa
A Barra da Lagoa é especialmente popular, pois está localizada na foz de um canal de maré forte, que é atravessado apenas por pedestres. Uma série de atrações residem aqui, com inúmeras padarias e oportunidades infinitas de surf ao redor da Praia de Moçambique. Na verdade, o surfe na Barra da Lagoa é tão bom que a campeã mundial de surfe Jacqueline Silva, nome famoso no surfe feminino brasileiro, escolheu morar aqui.
Também vale a pena visitar os restaurantes que vendem camarões e outros frutos do mar recém pescados.
Lagoa da Conceição
Localizada no centro da ilha, a Lagoa da Conceição é uma grande e bela lagoa, cercada por areia, dunas e montanhas, além de diversos bares e restaurantes. O lago é um local popular para uma variedade de esportes aquáticos, com muitas pessoas vindo aqui no fim de semana para velejar, praticar caiaque e windsurf.
Água Show Park
Com um total de dez piscinas, este parque aquático tem um cenário cênico, rodeado por folhagem tropical, e oferece cerca de 30 toboáguas diferentes, uma caverna do pirata, um rio lento e uma área de praça de alimentação.
Há muitos personagens divertidos decorando os escorregadores e piscinas, incluindo pinguins e pandas de desenhos animados, bruxos, dinossauros, tartarugas gigantes e a boca de um crocodilo. Há também um navio pirata no Água Show Park, localizado em uma piscina rasa e projetado para crianças.
Observação de baleias
Durante o inverno, entre os meses de junho e outubro, um grande número de baleias francas-austral podem ser observadas nadando ao longo do litoral catarinense. Esses enormes mamíferos marinhos podem ter quase 20 metros de comprimento e migrar aqui das águas mais frias da Antártica, para fins de reprodução. As baleias francas austral estão ameaçadas de extinção e, de fato, apenas algumas décadas atrás, estavam quase extintas.
Seu número está aumentando lentamente agora e, nesta época do ano, tanto as baleias quanto seus filhotes recém-nascidos são frequentemente visíveis da costa, onde podem ser vistos nadando. Para uma vista mais próxima, estão disponíveis passeios de observação, operados por agências de turismo locais.
Passeios de Aventura
Uma seleção de operadoras de turismo confiáveis está baseada em Santa Catarina, oferecendo aos visitantes de Florianópolis todos os tipos de passeios de um dia emocionantes, desde asa delta e parapente, até escalada, rio rafting e sandboard.
Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Ademir Rosa
Existem dois teatros principais que se destacam na cidade, cada um com algo completamente diferente. O Teatro Álvaro de Carvalho fica próximo à Catedral Metropolitana e data da década de 1870, apresentando uma grande sala de concertos com capacidade para 470 pessoas.
Perto do litoral e da Praça República da Grécia, o maior e mais moderno Teatro Ademir Rosa está localizado na Avenida Governador Irineu Bornhausen. Construído em 1982 e com capacidade para um público de pouco mais de 950 pessoas, o Ademir Rosa recebe regularmente todos os tipos de musicais, óperas e concertos de música clássica.
Catedral Metropolitana
A catedral da cidade tem uma longa e interessante história e, embora concluída na última parte do século 18, a Catedral Metropolitana na verdade fica no local de uma capela muito mais antiga, construída em 1679.
Recentemente restaurada, a catedral continua a impressionar os visitantes com sua arquitetura histórica, que contrasta muito com alguns edifícios modernos próximos. Vale a pena conferir também o acervo de arte sacra, assim como o órgão de tubos alemão (1924) e os vitrais (1949) paulistas.
Ponte Hercílio Luz
Símbolo da cidade, a Ponte Hercílio Luz foi concluída em 1926, quando se tornou a primeira ponte a ligar o continente a Florianópolis. Após a conclusão, esta ponte suspensa foi classificada entre as 100 maiores de seu tipo no mundo e ainda parece impressionante hoje, com seu vão central se estendendo por cerca de 340 metros.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Uma igreja colonial extremamente bem preservada, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário encontra-se no topo da Escadaria do Rosário, onde ostenta uma sutil arquitetura barroca, com uma fachada simples amarela e branca.
A construção da igreja começou em 1787, embora só em 1830 foi finalmente concluída e começou a ser usada como um local de culto muito atraente. Do alto da escadaria pode-se desfrutar de uma vista deslumbrante da paisagem urbana e, por isso, este local sempre foi apreciado por artistas como Victor Meirelles de Lima, que o pintou no século XIX.
Praça XV de Novembro
A Praça XV de Novembro forma o coração de Florianópolis e está rodeada por alguns belos edifícios e monumentos, como o Museu Histórico de Santa Catarina. Esta praça animada tornou-se um local popular para os habitantes locais se encontrarem e socializarem, especialmente em torno da sua figueira gigante, que dizem ter bem mais de um século. Uma série de caminhadas sombreadas cercam a Praça XV de Novembro, enquanto nas proximidades há uma grande variedade de lojas, cafés e bares.
Museu Histórico de Santa Catarina
De um lado da Praça XV de Novembro está o distinto Museu Histórico de Santa Catarina, conhecido por sua cor rosa e arquitetura imponente, que anteriormente funcionou como o palácio do governador colonial. Hoje, o palácio abriga muitos artefatos interessantes e importantes, tanto nativos quanto coloniais, embora seja provável que a decoração elaborada seja o que chamará a atenção, especialmente o piso de parquete, a escadaria de mármore de Carrara, a janela Art Nouveau e os tetos pintados de cores .
Museu de Antropologia e Etnologia
Uma atração para os aficionados por história, o Museu de Antropologia faz parte do complexo da Universidade Federal de Santa Catarina, estando localizado dentro do Bloco de Humanidades e repleto de artefatos arqueológicos e indígenas, escavados ao longo da costa. Em exposição está um conjunto de ferramentas milenares, junto com talheres, cerâmicas e até esqueletos de índios nativos, todos dispostos em uma ordem cronológica sensata.
Museu de Armas Major Lara Ribas
O Museu da Polícia Militar atende aos interessados em história militar. O museu encontra-se instalado no Forte Santana, junto à Ponte Hercílio Luz. Os destaques incluem uma variedade de armas usadas na Segunda Guerra Mundial para defender a ilha, vários uniformes e memorabilia militar geral.
Ecomuseu do Ribeirão
Repleto de cultura açoriana e artes visuais, o Eco-Museu do Ribeirão da Ilha está localizado em um prédio de destaque. A coleção bastante eclética de exposições varia de móveis antigos e peças folclóricas a relíquias sagradas e artefatos históricos. Ao lado fica um moinho de farinha restaurado, completo com maquinário antigo usado para produzir farinha de mandioca. Há também um restaurante no local, onde você pode jantar enquanto aprecia a vista da praia.
Museu do Homem do Sambaqui
O Museu do Homem do Sambaqui está localizado no centro da cidade, dentro do Colégio Catarinense, e contém uma riqueza de importantes antropologia e exposições arqueológicas, além de mostras com fósseis, pedras, roupas, urnas, esqueletos de antigos habitantes e animais empalhados originários da Ilha de Santa Catarina e do próprio estado.
Fundado em 1964, as exposições do museu agora somam mais de 5.000 itens, sendo que a mais antiga data de 8.000 anos atrás e oferece uma visão real da história da ilha.
Uma resposta
Olá! Que bom que gostaram das nossas dicas de Santa Catarina e do roteiro no blog.