DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

5 Melhores Museus de Roma, Itália

Compartilhe:

Roma, na Itália, é um destino turístico repleto de história, arte e cultura. Entre as suas inúmeras atrações, os museus ocupam um lugar de destaque, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar séculos de história e descobrir tesouros artísticos incomparáveis. Neste artigo, vamos destacar os melhores museus de Roma, proporcionando uma visão abrangente das experiências imperdíveis que esses locais oferecem.

Museus do Vaticano

Apesar de não ser exatamente em Roma, os Museus do Vaticano são uma obrigação para qualquer visitante de Roma. Com certeza o melhor museu de Roma, lar de algumas das obras de arte mais famosas do mundo, incluindo os afrescos da Capela Sistina, este museu é uma verdadeira jornada pela história da arte e da religião. Os visitantes podem maravilhar-se com esculturas antigas, tapeçarias preciosas e uma vasta coleção de artefatos históricos enquanto exploram as inúmeras galerias e salões deste vasto complexo.

É um dos melhores museus de Roma e do mundo graças a cerca de 7 quilômetros de obras de arte impossíveis de encontrar em qualquer outro lugar do mundo. Como uma das instituições mais estimadas que o mundo já conheceu, o Vaticano tem um alcance incomparável quando se trata de arte.

Michelangelo, Rafael e Caravaggio encabeçam obras de arte renascentistas encontradas no querido museu de Roma. Além disso, há peças mais recentes de Vincent van Gogh, Salvador Dali e Pablo Picasso.

A obra de arte principal dos Museus do Vaticano em Roma é a mundialmente famosa Capela Sistina, e é por isso que é a última coisa que você vê antes de sair do museu. No interior você encontrará dois magníficos afrescos pintados por Michelangelo no início do século XVI, retratando cenas da Bíblia, incluindo a Segunda Vinda de Cristo.

Recomenda-se uma visita guiada, pois não só o levará de forma eficiente às principais partes dos museus de Roma, como também lhe permitirá percorrer o corredor da Sistina até à Basílica de São Pedro. Se você for sem guia, terá que sair dos museus e fazer fila novamente para entrar na Basílica de São Pedro.

Post relacionado: Guia de Viagem – O que ver e como Visitar os Museus e a Capela Sistina no Vaticano, Itália

Galleria Borghese

Localizada nos jardins da Villa Borghese, a Galleria Borghese é uma verdadeira jóia da arte renascentista e barroca. Fundada pelo cardeal Scipione Borghese no século XVII, esta galeria abriga obras-primas de artistas como Caravaggio, Bernini e Rafael. Além das pinturas e esculturas, os visitantes podem desfrutar da beleza dos próprios jardins da Villa Borghese após explorar as coleções do museu.

Com mais de 20 quartos para desfrutar, esta é uma joia tão grande que, na alta temporada, os ingressos da Galeria Borghese devem ser reservados com meses de antecedência. Se você só tem tempo ou disposição para uma galeria de arte em Roma, escolha esta.

Museu Capitolino

O Museu Capitolino ou Musei Capitolini é definitivamente o pacote completo. O tema do museu é uma história mais antiga. Considerado o museu mais antigo do mundo, o Museu Capitolino está alojado nos palácios Capitolinos, na Colina Capitolina, e oferece uma vasta coleção de arte e antiguidades romanas. Entre os seus destaques estão a estátua icônica de Marco Aurélio, a Loba Capitolina e a famosa escultura do Gladiador Borghese. Além das obras de arte, o museu oferece uma vista panorâmica da cidade de Roma.

O museu está dividido em três edifícios: o Palazzo Senatorio, construído no século XII, reformado pelo próprio Michelangelo, e com vista para o fórum; o Palazzo dei Conservatori, construído no século XVI e também redesenhado por Michelangelo; e o Palazzo Nuovo, que foi construído no século XVII e fica em frente ao Palazzo Conservatori, com um design exterior espelhado.

Michelangelo teve um efeito enorme no apelo exterior deste complexo museológico. Ele não apenas projetou o formato desses museus, mas também as escadas que levam à Piazza Campidoglio, que se chama La Cordonata.  

Museu Nacional Romano

O Museu Nacional Romano é um destino de visita obrigatória para qualquer pessoa interessada na história e arte romana. Este museu fascinante é na verdade composto por quatro locais separados , cada um abrigando coleções únicas e impressionantes:

  • Termas de Diocleziano
  • Cripta de Balbi
  • Palácio Máximo
  • Palácio Altemps

Vamos dar uma olhada em cada um desses lugares:

Termas de Diocleziano

As Termas de Diocleziano são as maiores e mais bem preservadas antigas termas públicas romanas.

Estas ruínas impressionantes mostram as proezas arquitetônicas do Império Romano e oferecem um vislumbre da vida cotidiana dos antigos romanos.

Aqui você pode explorar o frigidário, o tepidário e o caldário – as salas frias, mornas e quentes dos banhos.

Cripta de Balbi

Localizada no centro histórico de Roma, a Crypta Balbi oferece uma viagem única no tempo. O local era originalmente um teatro construído por Lucius Cornelius Balbus em 13 a.C. e, ao longo dos séculos, foi reaproveitado como área residencial, oficina e, eventualmente, museu.

A Cripta Balbi exibe achados arqueológicos do local, ilustrando a fascinante evolução de Roma desde a Antiguidade até a Idade Média.

Palazzo Massimo

Filial do Museu Nacional de Roma, o Palazzo Massimo fica ao lado da Estação Ferroviária Termini. O seu nome vem de Massimiliano Massimo, o padre que encomendou a construção de uma nova escola jesuíta na década de 1880.

Embora a escola já tenha desaparecido há muito tempo, ainda há muito aprendizado acontecendo no museu, inaugurado em 1998. É o lar da Galeria de Pinturas e Mosaicos , que cobre um andar inteiro! Algumas das pinturas já estiveram dentro das casas de imperadores romanos e há mosaicos com mais de 2.000 anos.

Palácio Altemps

O museu abriga coleções particulares de Altemps e outras famílias ricas. Você encontrará muitas estátuas de mármore dentro do museu, as mais impressionantes delas estão na Coleção Ludovisi. O governo italiano recebeu 104 estátuas da família Boncompagni Ludovisi e só este poderia ser um dos melhores museus de Roma.

MAXXI – Museu Nacional de Artes do Século XXI

Para uma mudança no ritmo da arte antiga e clássica de Roma, visite o MAXXI – Museu Nacional de Artes do Século XXI.

Projetado pela aclamada arquiteta Zaha Hadid, o impressionante edifício moderno do museu já é uma obra de arte em si.

MAXXI concentra-se na arte e arquitetura contemporâneas, apresentando uma ampla gama de exposições e instalações de artistas italianos e internacionais. Com seu design inovador e exposições inovadoras, o museu oferece uma nova perspectiva sobre o vibrante cenário artístico de Roma.

Com uma riqueza de museus que abrangem desde a antiguidade até a arte contemporânea, Roma é um paraíso para os amantes da cultura e da história. Os melhores museus destacados neste artigo oferecem uma experiência única e enriquecedora, proporcionando aos visitantes uma compreensão mais profunda da rica herança artística e cultural desta cidade extraordinária. Se você está planejando uma viagem a Roma, não deixe de incluir uma visita a esses museus imperdíveis em seu itinerário.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *